As tomadas de decisão fazem parte da rotina de cargos estratégicos. Nesse cenário, é essencial ter suporte da tecnologia para que cada passo seja ainda mais preciso em busca do desenvolvimento da empresa e do alcance de metas. Em uma solução de Business Intelligence o software de BI é uma das principais ferramentas para obter essa precisão.

Isso porque ele é capaz de integrar diferentes fontes de dados e transformá-las em informações relevantes para auxiliar no processo de tomada de decisão. Diante dessa base de informações, fica mais fácil ser preciso na atuação. Neste post, você vai entender mais sobre o software de BI e saber como essas soluções podem ajudar você. Confira!

O que são ferramentas de BI?

Business Intelligence é usar da coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para tomar melhores decisões e saber se os investimentos feitos estão trazendo bons resultados.

Como a explicação acima deixa claro, BI não é apenas uma ferramenta, como muitos pensam. Apesar de depender de softwares robustos para entregar todo o valor que se espera, o Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) vai muito além disso.

Os líderes e gestores devem ter em mente que BI é um conjunto de processos e ferramentas que tem por objetivo entregar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

Com um trabalho analítico, esses dados podem ser consolidados para oferecer indicadores importantes. Por meio desses números, líderes e gestores são capazes de detectar tendências e oportunidades para definir os rumos do negócio.

Cada departamento operacional, gerencial e estratégico, pode utilizar esses dados da forma que for mais conveniente a seus objetivos. Por isso, é importante que haja fácil acesso a essas informações, pois é isso que garante que todos recebam informações relevantes. Assim, cada setor pode consultá-las e produzir seus próprios indicadores e relatórios.

A importância do BI na era digital

Na era digital, qualquer atividade realizada deixa rastros informativos. As ferramentas de BI servem justamente para dar acesso a esses dados e permitir avaliar o que eles representam. Com esse trabalho, é possível entender o desempenho da empresa, identificar as fontes de renda e apontar o que pode ser melhorado.

Quais são os benefícios das soluções de BI?

O uso do software de BI traz benefícios reais ao cotidiano das companhias: do apoio às tomadas de decisões estratégicas à redução de custos. Afinal, os dados coletados permitem avaliar o desempenho histórico, o que serve como base de informações para a gestão a longo prazo.

Além disso, é possível mensurar o que tem tido um bom desempenho para, assim, fortalecer estratégias que dão certo. A seguir, confira os principais benefícios das soluções de BI.

Agilidade nas tomadas de decisão

Dados organizados representam otimização de tempo. O software de BI permite ter um acesso mais ágil às informações importantes para as tomadas de decisão. Isso representa inúmeras vantagens, já que, nos negócios, quanto mais rápido um movimento é feito, mais resultados positivos são colhidos.

Redução de custos

É possível obter um levantamento detalhado dos custos das atividades da empresa. Essa avaliação ajuda a entender como o capital é investido, especialmente em processos, produtos, serviços e clientes.

Soluções de Business Intelligence ajudam a identificar, por exemplo, quais serviços são ineficientes e representam despesas excessivas. O mesmo pode ser feito com clientes que demandam muitos esforços, mas não oferecem lucros compatíveis. Essa observação aprofundada ajuda a cortar custos e investir de forma inteligente.

Obtenção de novas receitas

A análise de dados do mercado ajuda a identificar novas possibilidades de obtenção de receitas. Os dados externos são fundamentais nesse trabalho, pois mostram quais atividades podem ser exploradas com mais ímpeto. Assim, a expansão da atuação do negócio é facilitada.

Identificação de tendências

Dados externos oferecem, ainda, uma visão sobre as tendências. É possível saber, por exemplo, o que o consumidor compra, como ele paga e o que busca nos produtos: tudo isso por meio dos dados recolhidos pelo software de BI.

As tendências ajudam a direcionar os esforços da empresa, com as adequações necessárias. A proposta é estar cada vez mais próximo do que o consumidor quer e, assim, manter a competitividade perante o mercado e aumentar o faturamento.

Atuação preditiva

A análise de determinados fatores ajuda a ter uma perspectiva sobre o futuro da empresa. O desempenho atual, o faturamento e as tendências de mercado e de consumo são os principais pontos a serem avaliados. Isso é um trabalho preditivo.

A avaliação do histórico de atividades e do momento atual oferecem insights para o presente. Dessa forma, a companhia pode ter uma gestão que atua de forma preventiva, identifica movimentos futuros e se prepara para eles.

Auxílio na estratégia empresarial

O principal benefício do software de BI é seu suporte à gestão estratégica. O grande volume de relatórios, métricas e indicadores dá suporte a uma administração mais precisa, em que cada passo é embasado em informações.

Assim, cresce consideravelmente a possibilidade de acerto nas decisões tomadas e no rumo definido para o negócio. Dessa forma, a intuição é substituída por dados concretos e precisos.

Como escolher uma solução de BI?

As soluções de BI e analytics permitem captar, organizar e analisar os dados. A escolha da ferramenta adequada é parte importante desse processo e, para acertar, alguns aspectos devem ser avaliados. A seguir, veja quais critérios considerar!

Avalie os objetivos do projeto

Defina antecipadamente o que pretende com o software de BI. O projeto deve reger a escolha da solução, não o contrário. Fica mais fácil decidir a ferramenta certa quando se sabe o que precisa, além de quais resultados quer atingir.

Comece com um escopo menor de projeto

O processo de adaptação pode demorar, então vale começar com um projeto que tenha um escopo menor e esteja muito bem definido. Busque um software que ofereça somente o que você precisa, caso contrário, a usabilidade dos colaboradores pode ser prejudicada.

Conte com o apoio de especialistas

É fundamental que tenha o apoio de especialistas na construção de soluções de BI. Isso é importante para determinar a melhor arquitetura, processos e as ferramentas necessárias para o sucesso do projeto.

Opte por uma ferramenta que se integre com várias fontes

Uma solução de BI eficiente precisa captar dados de diversas fontes. Isso interfere na qualidade e na profundidade dos registros. A limitação impede a análise adequada e resulta em relatórios e indicadores deficientes.

Avalie o custo-benefício

O software escolhido precisa caber no bolso da empresa. Há diferentes opções no mercado, com custos distintos, sempre associados à amplitude de funcionalidades. Saiba exatamente o que precisa e escolha uma solução que atenda a essas necessidades e tenha custo compatível com a realidade da companhia.

Opte por uma solução de fácil operação

Quanto mais fácil a operação da ferramenta, melhor será a adaptação dos colaboradores. Se isso acontece rapidamente, o negócio pode desfrutar da análise de dados mais cedo, o que é decisivo na gestão estratégica do empreendimento.

Dados de qualidade, uma equipe competente e boas práticas de testes e análise são essenciais para a organização. A chave do sucesso é uni-los a um software de BI eficiente.

Quer conhecer soluções adequadas para a gestão estratégica da sua empresa? Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você!