O Power BI Premium fornece o conjunto mais rico de recursos para soluções de BI, tanto self-service quanto corporativo. O Azure Analysis Services também é uma opção para essas soluções. Então, se você está pensando em implementar uma solução de BI corporativa, qual é a sua?

Definindo cada um

Vamos começar com algumas definições primeiramente. O Power BI Premium é um serviço SaaS que permite reunir conjuntos de dados e compartilhar relatórios e dashboards com qualquer pessoa em sua organização, e isso sem exigir que os destinatários sejam licenciados individualmente na ferramenta. O Power BI Premium fornece hardware e capacidade dedicados hospedados pela Microsoft para desempenho confiável e consistente. Essa capacidade pode ser ampliada ou reduzida conforme as necessidades da sua empresa. Além dos conjuntos de dados, o Power BI Premium inclui várias outras cargas de trabalho, entre elas os fluxos de dados, relatórios paginados e IA. O Analysis Services é o mecanismo que alimenta a carga de trabalho dos conjuntos de dados.

Os modelos tabulares do Analysis Services podem ser criados e implantados no Azure Analysis Services. Com o Azure Analysis Services, quase todos os modelos de tabela podem ser movidos para o Azure com poucas alterações, isso se houver alguma. Existem várias opções de implantação e níveis de serviço em cada opção que você pode personalizar para atender aos seus requisitos. Em menos de um minuto, você pode configurar a camada de serviço necessária no Portal do Azure.

O Power BI Premium é o foco do BI corporativo, sendo ele o principal foco de investimentos futuros. Com o tempo, o Power BI Premium fornecerá um superconjunto dos recursos quando comparado ao Azure Analysis Services.

A direção clara para o futuro é o Power BI Premium.

Recursos

Com algumas exceções, o Power BI Premium fornece um superconjunto dos recursos disponíveis no Azure Analysis Services. Com o tempo, essas exceções serão eliminadas, tornando o Power BI Premium uma opção claramente superior.

A tabela abaixo lista onde existem diferenças significativas entre as duas soluções:

  Power BI Premium Azure Analysis Services
Visualização ilimitado do conteúdo do Power BI Sim Não
Relatórios Paginados Sim Não
Fluxos de dados Sim Não
Carga de trabalho de IA Sim Não
Gerenciamento de memória multi-modelo Sim Não
Tabelas pré-agregadas Sim Não
Modelos compostos Sim Não
Atualização incremental automatizada Sim Não
Grandes conjuntos de dados Sim (preview) Sim
Suporte a aplicativos de terceiros Sim* Sim
Tenha sua própria chave (para criptografia) Sim (preview) Não
Scale out Ainda não Sim
Traduções de metadados Ainda não Sim
Segurança no nível do objeto Ainda não Sim
Perspectivas Ainda não Sim

*XMLA  apenas operações. O suporte para operações de XMLA está chegando no início de 2020.

Exibição ilimitada do conteúdo do Relatório do Power BI

É a capacidade de compartilhar um dashboard com todos da organização. Na ausência desse recurso, cada usuário deve possuir uma licença para visualizar o dashboard.

Relatório paginado

É o formato padrão no SQL Server Reporting Services e está disponível no Power BI Premium.

Fluxos de dados

Fornecem recursos de preparação de dados de self-service para o Big Data no Power BI.

Carga de trabalho de AI

Permite usar serviços cognitivos e o aprendizado de máquina automatizado no Power BI.

Gerenciamento da memória dos vários modelos

O tamanho total dos modelos no Azure Analysis Services não pode exceder o armazenamento disponível na configuração escolhida. No Power BI Premium, os modelos são carregados na memória conforme necessário e despejados quando não estão em uso, proporcionando assim um uso mais eficiente dos recursos.

Tabelas pré-agregadas

São tabelas que contêm informações de outras tabelas. Dependendo do tamanho da tabela base, as consultas que podem ser resolvidas usando as pré-agregadas, tornando o desempenho muito mais rápido.

Modelos compostos

São conjuntos de dados individuais que suportam tabelas com consulta direta, importada, ou ambos – tudo em um único conjunto de dados.

Atualização incremental automatizada

Permite que os conjuntos de dados sejam atualizados apenas com dados alterados, em vez de atualizar todo o conjunto de dados.

Grande conjuntos de dados

É a capacidade de hospedar conjuntos de dados do tamanho da memória disponível. No Power BI Premium, o limite era de 10 GB, mas esse limite foi removido (esse recurso está em preview).

Suporte a aplicativos de terceiros

Significa que aplicativos diferentes do Power BI podem ser usados para consultar e gerenciar conjuntos de dados com XML/A endpoint.

Scale out

Permite a distribuição de consultas do cliente entre réplicas de consultas, reduzindo o tempo de resposta para cargas de trabalho de alta simultaneidade. A expansão ainda não está disponível no Power BI Premium, mas está planejada para o final de 2020.

Tenha a sua própria chave

Permite que você controle as chaves de criptografia dos dados do Power BI em repouso. Está disponível no preview.

Traduções de metadados

Oferecem a capacidade de suportar muitos idiomas diferentes de nomes de modelos, tabelas e colunas que são incluídos automaticamente em dashboard com base na localização/idioma do cliente.

Segurança no nível do objeto

Fornece segurança no nível de tabela e coluna em modelos de tabular.

Perspectivas

Definem subconjuntos visíveis de um modelo que fornecem pontos de vista focados, específicos de negócios ou específicos de aplicativos.

Custo

O Power BI Premium é, como o nome sugere, a oferta premium de BI corporativo e de self-service. O Power BI Premium é licenciado por capacidade e você paga pela capacidade necessária. Qualquer usuário pode consumir o conteúdo do Power BI – apenas os autores necessitam de uma licença individual do Power BI.

O Azure Analysis Services está disponível nas camadas de serviço Desenvolvedor, Básica e Padrão. Dentro de cada camada, existem vários tipos de instância com diferentes opções de processamento e memória, dependendo da carga de trabalho de processamento de dados e consultas. Você pode pausar e reiniciar o Azure Analysis Services e nenhum custo é acumulado quando não está em execução. Mas fique atento, qualquer licença do Power BI deve ser adquirida separadamente.

Como decidir qual o melhor?

Existem duas principais conclusões sobre esse conteúdo. Primeiro, ainda existem recurso que atendem melhor no Azure Analysis Services do que no Power BI Premium. Se, hoje em dia, você possui alto volume de dados ou escala de consultas, o Azure Analysis Services pode ser a solução indicada. No entanto, esses recursos em breve serão equalizados ou excedidos no Power BI Premium.

Segundo, o Power BI Premium é a plataforma corporativa para aplicativos modernos de BI na nuvem. O Analysis Services é o mecanismo que alimenta essa plataforma. Embora o Power BI Premium tenha (e continuará a ter) recursos adicionais para desempenho, escala e gerenciamento, a plataforma por si só pode satisfazer suas necessidades.

Ambos são excelentes e a escolha entre as duas opções depende dos requisitos de negócios. Na escolha da melhor solução de Business Intelligence, é fundamental contar com uma empresa especializada e que seja referência. Nesse caso, a Arbit tem a expertise e a experiência necessária. Com uma gama de profissionais altamente capacitados e certificados, somos parceiros Gold da Microsoft, e possuímos amplo conhecimento em diversas áreas de BI. Por isso somos qualificados para detectar o volume de dados da sua empresa, entender suas demandas e dessa forma propor a melhor solução. Fale com um de nossos consultores!