Dados nunca foram tão importantes para as empresas. Armazená-los, analisá-los e colocá-los em bom uso são tarefas que a tecnologia nos ajuda a fazer e você, provavelmente, já ouviu ambos os termos: Business Intelligence e Business Analytics. Mas qual é a diferença e como saber se a sua empresa deve optar por BI ou BA? É isso que você vai aprender neste post!

Acompanhe a leitura e saiba também o que esperar de cada tecnologia e o que elas têm em comum. Vamos começar?

O que é Business Intelligence?

O Forrester, instituto de pesquisa de mercado norte-americano, define BI como metodologias, processos, arquiteturas e tecnologias que ajudam as empresas a lidarem com dados. Ao inserir informações nessas ferramentas, conseguimos administrá-las e visualizá-las melhor, criar relatórios, verificar a performance de cada área do negócio e organizar os conhecimentos de que dispomos.

Em geral, os softwares de BI possuem ferramentas que fazem querying (perguntas para validar o que um dado quer dizer) e geram relatórios, contando também com um dashboard que traduz esses dados em gráficos fáceis de se compreender.

Ainda que o termo BI seja bastante amplo, nos negócios ele é utilizado, principalmente, para gerar insights com base em dados históricos. A maioria dos softwares pode ser obtida isoladamente e integrada a sistemas que uma empresa já utiliza (como CRM e ERP).

A principal diferença entre como dados são tratados pelo BI e pelo Business Analytics são painéis interativos que, no Business Intelligence, ajudam o usuário a compreender os dados que possui.

Podemos simplificar as coisas dizendo que os sistemas de BI funcionam de maneira similar a um FAQ para os dados internos. Os usuários fazem perguntas e obtêm respostas que são apresentadas de maneira tão simples que até a pessoa menos acostumada a lidar com eles consegue entendê-los.

Portanto, o BI compartilha o acesso à informação que antes estaria restrita aos departamentos de TI.

O que é Business Analytics?

O Business Analytics é uma forma de levar a inteligência do BI um passo adiante. Ele se aproxima à ciência de dados, aplicando os padrões identificados nas informações que uma empresa utiliza para alimentar o software, na construção de modelos preditivos.

Aplicando Inteligência Artificial, com Machine Learning ou Computação Cognitiva, Business Analytics consegue antecipar o futuro do negócio em aspectos tão complexos quanto a retenção de clientes.

Ele também pode ser aplicado a processos rotineiros, como a detecção de fraudes nas instituições financeiras, com muito mais rapidez que qualquer outra tecnologia.

Examinando dados com ferramentas mais sofisticadas, BA cria o que chamamos de insights profundos e pode apontar, baseado em dados históricos, um roadmap para o futuro.

Os algoritmos do Business Analytics não têm como única tarefa analisar dados com base em regras pré-determinadas. Eles processam dados brutos e são capazes de aplicá-los para entender correlações, relacionamentos, padrões e, assim, gerar previsões que acarretam decisões diferentes e mais precisas.

Quais são as semelhanças entre BI e BA?

Alguns especialistas, como Pat Roche, vice-presidente de engenharia da Magnitude, dizem que BI e BA se diferenciam porque o primeiro é necessário para que os negócios funcionem e o segundo para que eles sejam revolucionados. Mas Business Intelligence e Business Analytics têm muito em comum. Confira, nos tópicos a seguir, o que podemos perceber ao utilizar essas duas tecnologias.

Ferramentas para tomada de decisões

Business Intelligence e Business Analytics são, ambas, ferramentas para melhorar a tomada de decisão. Elas apenas utilizam metodologias diferentes para fazer isso.

Enquanto o BI trabalha com dados do passado, avaliando o que já aconteceu dentro da empresa e quais ações podem ser tomadas para repetir sucessos e evitar fracassos, o BA se concentra no uso de Inteligência Artificial para prever o futuro. Machine Learning é um dos recursos que dão ao Business Analytics o poder de prever o impacto das decisões nos rumos do negócio.

Empresas data-driven

A tendência de se utilizar dados para discernir entre as oportunidades e desafios enfrentados pelos negócios é referenciada pelo termo “direcionado por dados”, do inglês data-driven. São BI, Big Data e Business Analytics os grandes responsáveis por ela.

Estima-se que 90% dos dados que existem em todo o mundo foram produzidos apenas nos últimos dois anos. Eles se tornaram maneiras de dimensionar o sucesso dos negócios e também de guiá-los para o caminho certo.

Para construir uma gestão por dados na sua empresa, BI e BA serão utilizados em conjunto como parte integral do processo.

Qual a principal diferença entre as duas tecnologias?

É mais fácil entender as diferenças entre BI e BA na prática. A principal diferença é o uso da Inteligência Artificial no BA, mas outro fator que diferencia as duas tecnologias são os dados.

Dados complexos e dados simples

Quando falamos de modelagem de dados, podemos ver claramente a diferença entre optar por BI ou BA. Se uma empresa precisa fazer análises complexas de seus dados, como as utilizadas pelos cientistas de dados e estatísticos, ela utiliza Business Analytics.

Então, se a sua empresa precisa correlacionar dados, é o Business Analytics que vai ajudar.

O que e por que

Você sabe a diferença entre “o que” e “por que”, certo? Então, já compreendeu como BI e BA são aplicados dentro das organizações.

Enquanto os softwares de Business Intelligence podem ampliar a visibilidade, permitindo que observemos exatamente o que está acontecendo nos negócios, os algoritmos do Business Analytics nos explicam porquê.

Com BI é fácil saber em que períodos do ano a vendagem dos seus produtos foi maior. Mas é o BA que utilizamos para entender a razão pela qual a demanda aumentou.

Há uma escolha para as empresas. Aplicar BI não significa que elas não poderão utilizar os benefícios do BA. Mas a opção por implementar primeiro uma dessas ferramentas de dados varia de acordo com a necessidade de cada empresa.

São as ferramentas de Business Intelligence que ajudam boa parte delas a darem seus primeiros passos para a utilização de dados na rotina do negócio. Nada impede, porém, que a sua empresa aposte no relacionamento entre BI e BA para sair na frente da competição.

E aí, conseguiu entender a diferença entre BI e BA? Assine nossa newsletter e continue aprendendo sobre tecnologia!