Administrar uma empresa é um trabalho que precisa ser feito sob bases sólidas. A tomada de decisão estratégica busca direcionar para seus objetivos, mas, para isso, é necessário ter fontes de informações confiáveis.

É justamente isso que o Big Data fornece: dados concretos e realistas. Ele é uma ferramenta de extrema importância para que as empresas entendam suas atividades e saibam qual é o próximo passo a ser tomado.

Conhecer mais sobre o Big Data é imprescindível para tomar decisões importantes, sempre prezando pela gestão estratégica. Este post trará mais detalhes sobre esse assunto. Confira!

Entenda o que é a tomada de decisão estratégica

Líderes e gestores estão a todo tempo diante de momentos cruciais, em que é preciso tomar decisões importantes. Naturalmente, é fundamental que essas escolhas sejam adequadas, favorecendo sempre a empresa. A administração, no entanto, precisa ter sempre um objetivo principal.

A empresa precisa saber para onde vai, e essa definição de metas e objetivos traz sempre resultados positivos, incluindo o desenvolvimento do negócio. A gestão estratégica nada mais é do que tomar decisões com base nessas perspectivas, visando alcançá-las com eficiência.

Nesse modelo de gestão, amplamente praticado, cada tomada de decisão estratégica é de extrema importância. Entretanto, como você faz as escolhas adequadas sem referências e dados que forneçam uma base? O gestor não pode, no jargão popular, “dar um tiro no escuro”.

Decisões que envolvem o futuro e a saúde da empresa devem ser precisas, apoiadas em um histórico concreto. Por isso, é dito que essas escolhas são estratégicas, já que elas são feitas diante de um planejamento que levará até os resultados pretendidos.

A importância de otimizar a tomada de decisões

A tomada de decisão estratégica requer ferramentas que tornem essa escolha mais sólida e confiável. Para seguir o melhor caminho é importante contar com mecanismos que ofereçam clareza na situação atual da empresa.

Bons recursos tornam essas escolhas ainda mais certeiras. Se um gestor tem embasamento confiável, as chances de bons resultados são grandes. Buscar a otimização da leitura da situação do negócio é fundamental.

Conheça o papel do Big Data na gestão estratégica

O Big Data já é uma realidade da tecnologia atual. Ele consiste em análises de grandes volumes de dados, com características bem heterogêneas e, principalmente, de diversas fontes diferentes. Atualmente, toda atividade realizada por uma empresa gera informações.

Se você pode acessar esses dados, consegue entender como estão sendo desempenhados os procedimentos e as ações de um negócio. É possível apontar o que tem dado certo, o que precisa de melhorias e em quais pontos a empresa está tendo prejuízos, por exemplo.

O Big Data capta todos os registros de uma empresa, proveniente de documentos, softwares de trabalho, redes sociais e o que mais for possível. Todas essas informações são entregues aos principais departamentos e são utilizadas visando melhorias.

As informações captadas revelam tendências, mostram resultados e geram insights valiosos para gestores e líderes. Com tudo mais claro, o caminho adequado fica mais visível, favorecendo a tomada de decisão estratégica.

As principais ferramentas de Big Data

O Big Data é a base de trabalho de algumas ferramentas fundamentais à rotina de empresas que trabalham em gestões estratégicas. O Microsoft Power BI e o Analytics são dois dos principais.

Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI é um software que busca informações de todas as fontes de um computador. Ele reúne esses dados em um só ambiente, facilitando muito a visualização desses registros. Sua integração acontece com uma série de ferramentas, potencializando a capacidade de recolher dados relevantes.

O grande diferencial do Microsoft Power BI é sua capacidade de entregar informações de maneira mais pronta ao consumo do usuário. Ele oferece relatórios, gráficos e uma disposição de conteúdos em dashboards totalmente personalizáveis.

Google Analytics

O Google Analytics é mais voltado para a análise de dados provenientes da web. Ele dá acesso a informações de interação dos usuários com redes sociais da empresa, além de resultados de anúncios na rede do Google.

É possível saber o desempenho das campanhas e se o posicionamento da empresa na web é o mais adequado. O usuário tem acesso a diversos dados sobre performance, podendo sempre trabalhar em otimizações.

Veja as vantagens de usar o Big Data na sua empresa

O uso do Big Data é muito importante a uma empresa que busca os melhores resultados. Sua utilidade se dá tanto na obtenção de melhorias como em ajustes fundamentais para corrigir o que não está sendo bem desempenhado.

A seguir, confira as principais vantagens!

Análise de um volume grande de dados

Essa é a função do Big Data, e faz uma grande diferença na maneira como a gestão é feita. Se você tem acesso a mais dados, tem maior consciência do que está acontecendo com seu negócio. Naturalmente, essa melhor percepção da situação atual aumenta as chances de uma gestão competente.

Identificação de oportunidades de receita

Os dados também mostram quais oportunidades podem ser aproveitadas. Eles geram insights positivos e percepções pontuais sobre o que pode dar mais retornos para a empresa. Com base nessa análise, a empresa pode agir com confiança na expansão de suas atividades.

Direcionamento preciso das campanhas de marketing

O Big Data oferece bons retornos de como as campanhas estão atingindo o público-alvo da empresa. Os números são realistas e deixam claro quais ações têm convertido bem e quais não surtem tanto efeito. O departamento de marketing tem muito a ganhar, já que pode trabalhar cada vez mais em cima do que dá certo.

Fidelização de clientes

Se as estratégias de marketing são eficientes, a tendência é atrair mais clientes. O mesmo acontece quando você disponibiliza no mercado serviços e produtos que agradam o consumidor. A continuidade nessas duas frentes tende a atrair mais clientes, mas principalmente, fidelizá-los.

A tomada de decisão estratégica acontece de maneira mais eficiente quando o Big Data está presente na análise de dados da empresa. Só assim é possível ter referências e direcionamentos sólidos, colhendo frutos positivos.

Outros posts como este vão ajudar no cotidiano do seu negócio! Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos diretamente no seu e-mail!