Todo negócio retém informações relacionadas às suas atividades, que ajudam a entender mais sobre os clientes, sobre o mercado e sobre a própria empresa. O SQL Server da Microsoft é um sistema especializado em gerenciar esses registros, funcionando como uma plataforma completa de soluções.

Ele permite controlar a qualidade dos dados, desenvolver relatórios avançados e ainda é capaz de se integrar com diversas fontes. Tudo isso por meio de um sistema voltado a vários níveis de usuários.

Antes de investir nesse software é preciso entender melhor o funcionamento, sua proposta e os benefícios que traz às empresas. Veja a seguir!

Afinal, o que é a plataforma SQL?

Quando surgiu no mercado, o SQL Server da Microsoft era um simples Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Entretanto, seu antigo foco é somente uma das aplicações atuais.

O software é hoje, na versão 2017, uma extensa plataforma com foco na gestão estratégica composta por soluções extremamente úteis e que podem ser usadas na orientação de tomada de decisões.

Integração de dados

O SQL Server 2017 oferece um assistente de captação e integração de dados para gerar soluções estratégicas. Essa funcionalidade importa, copia e capta informações das fontes compatíveis.

Machine learning

A versão atual também traz um suporte ao machine learning, com soluções para configurar o aprendizado de máquina diante de determinados dados. A partir da versão 2017 foi implementada a compatibilidade com as linguagens R e Python. O suporte oferecido nessa versão evoluiu e tem uma série de bancos de dados para aprendizagem.

Inteligência artificial

A aplicação da inteligência artificial no SQL Server proporciona detecção mais certeira de tendências e comportamentos por meio dos dados. Mais insights são gerados e que podem ser aproveitados pelo time de marketing. Desse modo, é possível desenvolver ações e campanhas com altas chances de conversão.

Qual a importância da plataforma SQL para as empresas?

O SQL Server se tornou fundamental graças ao seu desenvolvimento ao longo das versões. Atualmente, é possível fazer análises aprofundadas de dados e gerar relatórios personalizados, que permitem aos departamentos e gestores terem base sólida para direcionar o negócio.

A presença dessa plataforma é hoje, além de uma questão estratégica, uma necessidade para favorecer a produtividade. O sistema é amplo e tem suporte para uma série de tarefas fundamentais na análise de dados e geração de insights.

Desenvolver essas demandas sem uma solução como o SQL Server seria trabalhoso e prejudicaria a obtenção de bons resultados. Esse software reúne todas as funcionalidades em uma só interface, otimizando a operação e a atuação estratégica.

Quais os benefícios de investir nesse recurso?

Ter o SQL Server da Microsoft representa um investimento que vale a pena diante das soluções que oferece às empresas. Motivos não faltam para obter esse software, e você conhece os principais a seguir.

Segurança de dados

Informações de empresas são altamente sigilosas e devem ser preservadas ao uso interno. O SQL Server limita o acesso apenas aos usuários devidamente autorizados pelos perfis de administrador.

Os níveis de operação também são definidos, limitando a possibilidade de alteração nos dados. Todos os registros são criptografados, dificultando acessos indevidos ao banco de informações.

Chances de insights

A análise de dados sempre vai representar a leitura do status do negócio. Informações de clientes são fundamentais e permitem entender comportamentos, hábitos e preferências. Todas essas informações são um terreno fértil para insights que podem definir os rumos do negócio.

O SQL Server permite uma modelagem que facilita a leitura de quem o acessa. Logo, dados mais claros permitem uma avaliação aprofundada, que gera boas ideias para os próximos passos da empresa.

Armazenamento em nuvem

A tecnologia em nuvem é um recurso importante e que aparece nos principais sistemas atuais. Ela oferece segurança e praticidade, pois permite que os dados sejam acessados a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando um login.

Essa tecnologia pode tornar a operação do sistema mais rápida, uma vez que a armazenamento pode ser hibrido.

Amplas possibilidades de análises

Por meio do Analysis Services, o software disponibiliza possibilidades amplas de criação de KPIs e dashboards, de acordo com diversas óticas gerenciais. Assim, diferentes visões são obtidas diante da manipulação de um alto nível de dados.

Relatórios avançados

Por meio da função Reporting Services, relatórios corporativos podem ser desenvolvidos em formatos voltados para a web. Esses documentos buscam registros em diferentes fontes de dados e podem ser finalizados em formatos amplos.

Replicação descomplicada

A replicação copia informações de uma fonte para outra, fazendo a sincronização em seguida. Essa funcionalidade mantém uma atualização das informações e permite que todos os bancos estejam com o mesmo nível de dados.

Controle de qualidade de dados

O Data Quality Services filtra dados relevantes por meio de um conhecimento prévio. Você cria uma base padrão e, a partir dela, obtém um parâmetro para fazer essa seleção de informações. Registros duplicados são eliminados e aqueles que estão fora da base de referência são corrigidos.

Gerenciamento de dados mestres

O Master Data Services é uma funcionalidade que define informações como parâmetro para que relatórios e análises sejam desenvolvidos com base nelas. Essa função cria um banco de dados central, que mantém essas informações seguras e auditáveis, mesmo que passem por alterações.

Diversas versões

O SQL Server tem versões diversas, que atende a usuários de todos os tipos. Desde gigantes multinacionais até pequenas empresas têm acesso a esse sistema, sem que haja uma solução exagerada demais ou limitada.

Essa variação interfere também no custo da solução. As versões oferecidas atualmente são Express, Desenvolvedor, Cloud (IaaS ou PaaS), Standard e Enterprise.

Segurança a nível de linha (RLS)

O RLS é uma importante função que serve para restringir acessos a dados específicos. Dessa maneira, determinadas informações estarão disponíveis apenas para um grupo de pessoas. As configurações de restrição de dados são feitas por meio de filtros.

Integração fácil a aplicações

O SQL Server dá suporte para a integração de dados, com aplicações que são desenvolvidas em outras plataformas, como o Azure. Isso permite a ele lidar com as informações com maior eficiência.

O que o SQL Server 2019 traz de interessante?

A Microsoft já disponibilizou o preview do SQL Server 2019, que apresenta algumas melhorias observadas no seu uso. A própria empresa reforçou que a versão conta com recursos de segurança mais avançados, a fim de proteger melhor os dados da operação.

O sistema também está mais otimizado. Isso representa desempenho superior ao lidar com cargas de dados mais altas. No cotidiano, essa melhoria faz toda diferença nas demandas de trabalho.

PolyBase aprimorado

Agora é possível importar dados sem deixar o ambiente do SQL Server. Esse aprimoramento dispensa a necessidade de copiar arquivos diretamente em bancos como Oracle, Tera Data e Mongo DB.

O SQL Server da Microsoft é uma plataforma de extrema relevância no mercado. Mais do que armazenar, ele se apresenta como uma plataforma completa de registro, gerenciamento e manipulação de dados para obter insights e acompanhar KPIs.

Este post foi útil? Você pode ter acesso a outros conteúdos como este! Assine nossa newsletter e receba tudo diretamente no seu e-mail.