Microsoft anuncia recursos de carregamento sob demanda para modelos grandes no Power BI
No início do ano passado, a Microsoft anunciou o lançamento do Power BI como um superconjunto do Azure Analysis Services .
Do mesmo modo ele apresenta o investimento e visão para o ecossistema do Power BI para atender às necessidades dos clientes que exigem soluções de BI dimensionáveis para petabytes, seguras, fáceis de gerenciar e acessíveis a todos os usuários em toda a empresa.
Ou seja, no centro dessa visão estão todos os modelos que suportam um desempenho extremamente rápido para análises interativas e decisões críticas de negócios, mesmo em grandes volumes de dados.
Ainda assim, a Microsoft decidiu evoluir ainda mais e anunciou os recursos de carregamento sob demanda para garantir ainda maiores conjuntos de dados confiáveis e de alto desempenho.
Dessa maneira com a carga sob demanda, os modelos habilitados para o modo de conjunto de dados grandes são alimentados na memória mais rapidamente, o que pode fornecer um desempenho de relatório significativamente aprimorado.
O que é a carga sob demanda?
Devido à inatividade do usuário, os conjuntos de dados podem ser despejados da memória.
Aliás com o novo recurso, as páginas de dados relevantes são carregadas sob demanda durante a consulta ou atualização subsequente.
Com a finalidade que os conjuntos de dados removidos são então disponibilizados para consultas de forma mais rápida e confiável.
Ademais com base em uma amostra de conjuntos de dados que foi analisada para benchmarking interno, foi descoberto que o carregamento sob demanda pode melhorar significativamente a experiência do usuário downstream — observando uma redução de até 38% nos tempos de carregamento de relatórios!

Inegavelmente essa nova funcionalidade é mais significativa de modelos maiores. Para conjuntos de dados pequenos, os tempos de carregamento geralmente não são um problema.
No entanto, com modelos grandes excedendo 5 GB, podem começar a afetar o desempenho.
Porém com carga sob demanda no Power BI Premium, o desempenho de consulta de seus maiores conjuntos de dados, mesmo quando removidos anteriormente devido à inatividade do usuário, pode ser extremamente rápido!
Monitore com exibições de gerenciamento dinâmico
O carregamento sob demanda apresenta informações adicionais que podem ser usadas para entender o estado de seus modelos.
Para que seja possível acessar essas informações, use um Dynamic Management View (DMV) no SQL Server Management Studio (SSMS).
- No SQL Server Management Studio, conecte-se ao servidor e ao objeto de modelo que deseja consultar.
- Clique com o botão direito do mouse no servidor ou objeto de banco de dados > Nova consulta > MDX .
- Na consulta, digite Select * from SYSTEMRESTRICTSCHEMA ($System.DISCOVER_STORAGE_TABLE_COLUMN_SEGMENTS, [DATABASE_NAME] = ‘<Dataset Name>’) e clique em Execute .
As novas colunas a seguir agora estão incluídas na DMV: IsPageable , IsResident , Temperature , Last Accessed .
Para saber mais sobre os novos estados de segmento de coluna, consulte Descobrir segmentos de coluna da tabela de armazenamento .

Ativado por default
Sobretudo não há alterações necessárias para habilitar a carga sob demanda para sua capacidade.
Ou seja ele por padrão é habilitado automaticamente para todos os conjuntos de dados do Power BI Premium que têm o modo de conjunto de dados grande habilitado.
Arbit: Especialista em dados
Há mais de 20 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Entenda como a Arbit pode ajudar a sua empresa e fale conosco agora mesmo.