Todo ano, as soluções de Big Data aparecem como sendo uma das principais tendências tecnológicas, e isso não é por acaso.

Ter a melhor ferramenta para extrair valor dessa enorme gama de dados produzidos ininterruptamente por pessoas, objetos, aplicações e qualquer gerador de dados pode ser diferencial para uma empresa se destacar em seu mercado. Uma das ferramentas mais completas para trabalhar os dados de forma estratégica é a plataforma de Big Data Microsoft.

Com essas ferramentas, os gestores poderão fazer análises dos anseios dos clientes, tomar decisões mais embasadas, aumentar a produtividade e a qualidade, entre outras otimizações.

Tudo isso por meio da obtenção de insights com a análise dos dados estruturados, semiestruturados ou não estruturados. O objetivo aqui é potencializar o negócio por meio de análises preditivas, em vez de uma visão de retrospecto.

Quer entender melhor a estrutura da plataforma de Big Data Microsoft e os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa? Continue lendo!

A plataforma de Big Data Microsoft proporciona uma arquitetura de análise avançada?

Sim! Primeiramente, porque você poderá transformar todos os dados produzidos interna e externamente em insights usando as melhores ferramentas de Machine Learning. A empresa poderá implantar modelos de aprendizado de máquina combinando dados em qualquer escala.

A seguir, confira as principais ferramentas do escopo da plataforma de Big Data Microsoft Azure.

Azure Analysis Services

O objetivo da maioria das soluções de Big Data é fornecer insights sobre os dados por meio de análises e relatórios. Para facilitar essa análise, a arquitetura pode incluir uma camada de modelagem de dados, como o modelo de dados tabulares no Azure Analysis Services.

Azure Analysis Services é uma plataforma que oferece modelos de dados de nível empresarial na nuvem. Nela, é possível utilizar recursos de modelagem e mashup avançados com o objetivo de combinar dados de múltiplas fontes.

Além disso, a plataforma propicia a definição de métricas e oferece estruturação e segurança com um modelo de dados semânticos tabulares e confiável. Esse modelo oferece uma maneira mais simplificada para que o usuário consiga acessar uma gama de dados ad hoc com agilidade.

Ele também pode suportar o self-service BI, usando as tecnologias de modelagem e visualização no Microsoft Power BI ou no Microsoft Excel. A análise e o relatório também podem assumir a forma de exploração interativa de dados.

Para exploração de dados em grande escala, você pode usar o Microsoft R Server, autônomo ou com o Spark. Permitindo aproveitar seus conhecimentos em Python ou R.

SQL Data Warehouse

Com a ferramenta SQL Data Warehouse, o gestor poderá produzir insights com base nos dados gerados nesse warehouse em nuvem, proporcionando mais segurança, agilidade e desempenho nas consultas.

A ferramenta atende a empresas de todos os portes, oferecendo a oportunidade de otimização de cargas de trabalho e dimensionamento de recursos de acordo com a demanda, em questão de segundos.

Além disso, a empresa terá armazenamento ilimitado, detecção de ameaças, auditoria integrada e administração automatizada. Tudo isso com garantia de disponibilidade de 99,9% em 40 regiões do Azure no mundo.

Azure Databricks

Quer ter acesso a uma plataforma ágil que permita análise simplificada e facilite o trabalho corporativo? O Azure Databricks é a ferramenta ideal, baseada no Apache Spark.

Com ela, pode-se configurar o ambiente Spark em minutos, dimensionando de maneira simples e rápida. A ferramenta permite que engenheiros e cientistas de dados atuem ao lado de analistas de negócios e haja inovação em projetos compartilhados em um espaço de trabalho interativo.

Power BI

A Microsoft oferece, também, dentro de seu escopo de ferramentas de Big Data, o Power BI. Com essa solução, os gestores terão em mãos um pacote de aplicações de análises de negócios que facilitarão a obtenção de insights para todos os setores da empresa. A ferramenta é multiplataforma, responsiva e oferece múltiplas vantagens, permitindo que o gestor emita relatórios e os publique.

Quais são os principais benefícios da plataforma Big Data Microsoft?

De maneira geral, ferramentas de Big Data colaboram para que as empresas entreguem a melhor experiência para o consumidor e permitem a análise precisa de dados, que colabora para uma gestão analítica.

Veja as vantagens práticas da plataforma Big Data Microsoft:

Integre os dados

Com as ferramentas de armazenamento, integração e análises, a empresa poderá integrar dados de fontes variadas, desde as produzidas por sensores, por meio da internet das coisas, tíquetes de suporte, que indicam a incidência de problemas em determinados setores, e até dados de redes sociais, para monitorar a avaliação da empresa em meio aos consumidores e seu comportamento, para criar produtos direcionados.

Com essa integração e o uso de ferramentas de estruturação, a gestão poderá fazer análises preditivas, em vez das tradicionais reativas.

Conecte-se com os clientes

A nova geração de consumidores está cada vez mais exigente. Eles não querem apenas ser identificados como consumidores, mas como coparticipantes de marca. Mais do que preço, o consumidor da geração millenials busca identificação com os valores da empresa.

Com o Big Data, é possível extrair os dados pertinentes para identificar os anseios de seu público-alvo. Com as ferramentas certas, a empresa poderá até identificar tendências e antecipar a criação de produtos, antes da concorrência, entregando uma experiência de compra personalizada.

Uma boa análise de dados, baseada no histórico de compras e no comportamento, também contribui para que a empresa, quando fizer uma campanha de marketing, ofereça os produtos de acordo com a preferência de cada consumidor, aumentando a possibilidade de conversão.

Obtenha controle mais organizado

Um dos desafios das grandes empresas é reduzir custos, otimizando o desempenho e aumentando a produtividade. A melhor maneira de atingir esse objetivo é por meio de medidas proativas, que podem ser potencializadas com a plataforma Big Data Microsoft.

Com a integração e a estruturação de dados de uma cadeia de fornecimento, é possível avaliar os níveis de inventário, prever as necessidades de reposição e identificar problemas de fornecimento.

Tome decisões mais embasadas

Com a plataforma de Big Data Microsoft, a sua empresa poderá retirar os melhores insights para melhorar a forma como fazer negócios. Com a integração dos dados será possível analisar todos os setores — recursos humanos, logística, produção, qualidade, marketing, vendas etc. Quanto mais organizadas forem essas áreas, maior será a produtividade e menores serão os desperdícios de recursos e tempo.

Esperamos que, após a leitura deste artigo, você tenha entendido os benefícios que a plataforma de Big Data Microsoft oferece. A gestão orientada a dados já deixou se ser uma tendência e se tornou uma necessidade para as empresas que querem se destacar em seu segmento, e você não pode ficar fora dessa.

E aí, quer aprimorar a sua gestão e torná-la mais analítica? Entre em contato conosco e descubra como.