gestão com suporte de dados é uma realidade no meio corporativo. As informações colocam as empresas em melhor posição na análise de mercado e de suas próprias atividades, e, por isso, uma solução de Business Intelligence (BI) é indispensável para ter acesso a esses registros e usá-los da melhor forma.

Para escolher o melhor sistema, no entanto, é fundamental analisar alguns pontos importantes. É preciso saber o que o seu negócio precisa, para assim encontrar a solução que o atende.

Neste post, você entenderá mais sobre os sistemas de Business Intelligence e verá quais funcionalidades eles englobam. Confira!

A importância de escolher a melhor solução de BI

As empresas têm diferentes necessidades e perspectivas, e, para cada atividade, monitorar determinado tipo de dado tem mais relevância estratégica. Diante disso, é importante, primeiramente, entender o que o seu negócio precisa, pois só assim é possível optar pela melhor solução de Business Intelligence.

Ao buscar um sistema, a empresa quer capturar e centralizar esses dados, para ter um banco de informações sólido e, a partir deles, será possível tomar decisões estratégicas. Desse modo, a solução buscada deve atender a todos os departamentos e atividades operacionais que a companhia engloba.

Decisão junto ao fornecedor

As empresas que oferecem soluções em BI devem prestar auxílio nessa escolha. Ao entender as necessidades do cliente, elas são capazes de fazer o melhor direcionamento. Essa é a melhor forma de propor um sistema amplo e que seja adequado à realidade do negócio que ele vai atender.

O que considerar ao escolher uma solução de BI

As soluções de Business Intelligence precisam estar alinhadas com as dores da empresa. O que o seu negócio mais precisa no momento em relação aos dados? Isso deve ser colocado como o centro da decisão. Todas as alternativas devem ser avaliadas em torno das principais necessidades que a empresa tem.

Diante de tantas soluções no mercado, cabe à empresa definir quais funcionalidades devem ser buscadas. Além disso, algumas características desses sistemas são de grande relevância. Entre elas vale a pena destacar alguns pontos como:

  • captação de dados a partir de várias fontes;
  • implementação prática e uso fácil da solução;
  • possibilidades de personalização de indicadores, gráficos e relatórios;
  • custo-benefício compatível com a realidade do negócio;
  • suporte avançado de análise dos dados coletados.

É preciso considerar, também, o uso desses dados dentro da empresa. A estrutura da solução precisa se adaptar a essa questão para oferecer algo relevante. Alguns negócios precisam que todos os departamentos tenham acesso a essas informações, enquanto outros dão foco à força de vendas.

É preciso definir a amplitude do uso da solução. Só assim a sua empresa terá recursos que realmente atendam ao nível de demanda. É importante destacar também que, quanto mais ampla a configuração da solução, mais ela vai custar.

A etapa de planejamento é fundamental

Todas essas caraterísticas do sistema são definidas na etapa de planejamento da solução. É nesse momento que a estrutura será desenhada, de acordo com os desejos do cliente. Alinhados com eles eles estarão os apontamentos técnicos da empresa responsável por oferecer os serviços.

Esse fornecedor precisa entender as fontes de dados, a modelagem, o tipo que será consumido e, a partir disso, definir como eles serão geridos. Isso é fundamental para proporcionar uma solução de excelência.

O que uma boa solução de Business Intelligence engloba

Plataforma de dados

Antes com foco na gestão de banco de dados, o SQL Server agora é uma plataforma de serviços completa. Ela integra as informações e gera soluções estratégicas, com base no machine learning e com apoio da inteligência artificial. Assim, todas as informações gerenciadas ajudam na tomada de decisões.

Integração de dados

Parte integrante do SQL Server, o Integration Services tem como base de seu trabalho a funcionalidade ETL, que permite a extração de dados de diversas fontes externas. Essa tarefa ajuda o BI a captar informações relevantes para o negócio, a fim de futuramente gerar insights e relatórios.

Visualização de dados

O Power BI é uma das mais relevantes ferramentas de gestão de dados atualmente. Na integração com as técnicas e execuções de BI, esse sistema dá suporte na otimização da visualização de dados. Todo trabalho pode ser feito em dashboards personalizáveis, que mostram indicadores e informações relevantes à atuação da empresa.

As tecnologias que podem ser agregadas às soluções de BI

No mercado, ainda há dúvidas sobre o que de fato o BI cuida. Essa atividade se resume à coleta de dados, gerenciamento deles e disponibilização em bancos. A partir disso, é possível usá-los de diferentes formas, como nas atividades de análise ou na aplicação em ferramentas inteligentes.

Desse modo, as soluções de Business Intelligence pode agregar várias outras tecnologias. Assim, todos os dados coletados e geridos pelo BI podem ser aplicados em outras tecnologias e no uso em sistemas.

A seguir, conheça melhor as principais possibilidades.

Analytics

Ainda há muita confusão sobre o conceito de Analytics dentro de BI, contudo é simples: trata-se dos trabalhos de análise diante dos dados que são captados, gerenciados e armazenados pelo Business Intelligence. O Analytics tem uma função de leitura, extraindo desses dados diferentes percepções e insights estratégicos.

A parte analítica é de grande importância para avaliar os números e entender o desempenho da empresa. O Analytics também é fundamental para desenvolver relatórios, que são a base relevante para o trabalho de gestor e, com esse trabalho é possível fazer previsões e ter um material concreto para a tomada de decisões.

Machine Learning

Machine Learning é um campo que utiliza algoritmos de aprendizados para fazer com que os sistemas realizem atividades por meio de dados. Isso possibilita que, durante uma análise, um sistema perceba padrões em meio ao alto volume de informações.

Por exemplo, o uso é muito comum em empresas que querem entender tendências de consumo. Um sistema com base de Machine Learning consegue apontar comportamentos de compra ou navegação na internet, e então gerar ofertas mais adequadas para aquele perfil de público.

Inteligência artificial (IA)

inteligência artificial é uma área da tecnologia que desenvolve sistemas capazes de reproduzir a maneira humana de raciocinar. A IA é responsável por fazer, por exemplo, os chatbots processarem as informações recebidas para oferecer respostas coerentes.

A inteligência artificial também pode ser aplicada no trabalho com dados. Por meio dela, os sistemas estão capacitados a detectar tendências, repetições e alimentar resultados de indicadores preestabelecidos. Toda informação pode ser analisada por meio de um mecanismo que reproduz a forma de raciocínio humana.

Big Data

Big Data são os dados em larga escala que, atualmente, podem ser visto em sistemas, softwares e qualquer atividade digital que gera um número muito grande de informações. Esses resultados podem ser de importância estratégica apenas se utilizados da forma certa.

O Big Data tem essa relevância quando é utilizado por softwares capazes de captar todos esses dados e organizá-los da melhor forma. Trata-se de informações heterogêneas, estruturadas ou não, e de fontes distintas que, quando geridas adequadamente, podem proporcionar ótimos insights.

O suporte de uma empresa especializada na escolha da melhor solução

Na escolha da melhor solução de Business Intelligence, é fundamental contar com uma empresa especializada e que seja referência. Nesse caso, a Arbit tem a expertise e a experiência necessária. A empresa faz 20 anos em 2019, com uma gama de clientes relevantes, composta por profissionais capacitados.

A Arbit também é parceira gold da Microsoft e tem amplo conhecimento em diversas áreas de BI. Ela é qualificada para detectar o volume de dados da sua empresa, entender as demandas e, dessa forma, propor o melhor sistema.

Para qualquer empresa que deseje uma gestão estratégica e com foco em resultados, a solução de Business Intelligence é indispensável.

Entre em contato conosco e saiba como a Arbit pode ajudar o seu negócio!