Anunciando “Horizontal Fusion”, uma otimização de desempenho de consulta no Power BI e Analysis Services
Aprenda a criar mecanismos para insights que mudam os negócios com o Azure Analytics e o Power BI. Clique aqui e saiba mais!
A Microsoft anunciou o lançamento inicial de uma otimização de desempenho de consulta destinada a processar consultas de expressões de análise de dados (DAX) com mais eficiência do que era possível anteriormente, reduzindo o número de consultas de fonte de dados necessárias para gerar os resultados.
Horizontal Fusion
Essa otimização foi chamada de “Horizontal Fusion” para destacar a abordagem de fundir várias consultas de fonte de dados menores em uma consulta de fonte de dados maior. Todavia, menos consultas de fontes de dados significam menos viagens de ida e volta e menos varreduras caras em fontes de dados grandes, o que resulta em ganhos consideráveis de desempenho do DAX, além de demanda de processamento reduzida na fonte de dados. Não apenas as consultas DAX são executadas mais rapidamente com o Horizontal Fusion, especialmente no modo DirectQuery, mas a escalabilidade também aumenta.
Como funciona o Horizontal Fusion?
Inclusive, o diagrama a seguir mostra as características de desempenho de uma consulta DAX de exemplo no modo DirectQuery antes e depois da habilitação do Horizontal Fusion. Sem o Horizontal Fusion, essa consulta DAX resultou em seis consultas de fonte de dados, cada uma executando entre 3 e 4 segundos para um tempo total de resposta da consulta DAX de aproximadamente 23 segundos. Com o Horizontal Fusion, por outro lado, o DirectQuery conseguiu empacotar toda essa carga de trabalho em uma única consulta de fonte de dados, reduzindo o tempo de resposta da consulta DAX para aproximadamente quatro segundos no total. Sem nenhuma modificação na consulta DAX, no conjunto de dados ou no relatório, o DirectQuery conseguiu retornar resultados aproximadamente seis vezes mais rápido do que sem o Horizontal Fusion. Se você notar que seus relatórios do DirectQuery estão sendo executados mais rapidamente agora, pode ser apenas graças à magia do Horizontal Fusion! É claro.

Ademais, como acontece com qualquer recurso de visualização, você precisa habilitar a fusão horizontal no Power BI Desktop explicitamente. Exiba a caixa de diálogo Opções, alterne para a guia Recursos de visualização e marque a caixa de seleção, como na captura de tela a seguir. Talvez compare o desempenho de seus relatórios do DirectQuery com e sem o Horizontal Fusion para ver por si mesmo como seus relatórios serão beneficiados.

A fusão de consultas de dados e evitar viagens de ida e volta desnecessárias é uma abordagem testada e comprovada para aumentar o desempenho da consulta no Power BI. Ainda assim, várias otimizações de desempenho no mecanismo de consulta destinadas a reduzir o número de consultas de fonte de dados por consulta DAX ou MDX, conhecidas como DAX Fusion e MDX Fusion, melhoraram significativamente o desempenho de consulta para clientes DAX e MDX, independentemente do modo de armazenamento de um conjunto de dados. A fusão horizontal agora leva as coisas para o próximo nível.
Onde está disponível?
Observe que o Horizontal Fusion já está disponível no Power BI Premium e será habilitado no Power BI Shared (Pro) nos próximos meses. Ele também será habilitado no Azure Analysis Services e no SQL Server Analysis Services 2022! Recomendamos que você mova todos os seus conjuntos de dados tabulares do Analysis Services para o Power BI quando possível, para que você possa se beneficiar dessas inovações e otimizações de desempenho assim que estiverem disponíveis para fornecer a melhor experiência de relatório aos seus usuários.
A visualização inicial do Horizontal Fusion abrange alguns cenários comuns, mas já estamos trabalhando para ampliar o escopo para abranger ainda mais os padrões de consulta DAX típicos gerados pelos relatórios do Power BI para que o Horizontal Fusion entre em ação com mais frequência para desbloquear ainda mais ganhos de desempenho. Em outras palavras, a fusão horizontal é um esforço contínuo. Portanto, fique atento para ainda mais anúncios nessa área nos próximos meses!
Arbit: Especialista em Power BI!
Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas A Arbit, pode ajudá-lo. Há mais de 20 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Clique aqui para baixar nosso paper sobre Power BI!