Funções de segurança de gateway adicionais para Power BI

Recentemente a Microsoft anunciou as funções de segurança de gateway adicionais para o Power BI. Essas funções de segurança adicionais permitem mais granularidade na atribuição de funções para o gateway. A nova mudança é que não-administradores do gateway podem ter permissão para criar conexões (fontes de dados) no gateway. Dessa forma, seus administradores de gateway não são mais o gargalo para criar conexões (fontes de dados).

Funções de segurança

Há três funções de segurança para o gateway de dados local. Ao instalar um gateway de dados local, você se torna automaticamente o administrador do gateway. Pode haver vários administradores no gateway.

As três funções de segurança para o gateway de dados local são:

  • Administrador: um administrador pode gerenciar e atualizar o gateway de dados local. Um administrador tem permissão para criar conexões (fontes de dados) no gateway. Um administrador tem permissão para gerenciar (adicionar/excluir) usuários com administrador, criador de conexão e criador de conexão com funções de compartilhamento no gateway. Um administrador também pode gerenciar o acesso a todas as conexões criadas no gateway.
  • Criador de conexão: um criador de conexão tem permissão para criar conexões/fontes de dados no gateway. Um criador de conexão também pode testar se o gateway está online ou offline. Um criador de conexão não pode gerenciar ou atualizar o gateway e não pode adicionar ou remover outras pessoas no gateway.
  • Criador de conexão com compartilhamento: Um criador de conexão com compartilhamento tem permissão para criar conexões/fontes de dados no gateway e testar o status do gateway. Este usuário tem permissão para compartilhar o gateway com outros usuários como criador de conexão, mas não tem permissão para remover um usuário do gateway.

Ao criar uma conexão (fonte de dados) no gateway de dados local, você se torna o proprietário da conexão (fonte de dados). Vários proprietários são permitidos.

As três funções de conexão são:

  • Proprietário: O proprietário da conexão (fonte de dados) tem permissão para ver e atualizar as credenciais. Um proprietário também pode excluir a conexão. Um proprietário pode atribuir outras pessoas à conexão com Proprietário, Usuário ou Usuário com permissões de compartilhamento.
  • Usuário: um usuário tem permissão para usar a conexão (fonte de dados) em relatórios do Power BI e fluxos de dados do Power BI ou no Power Apps. Um usuário não tem permissão para ver ou atualizar credenciais.
  • Usuário com compartilhamento: um usuário com compartilhamento tem permissão para usar a conexão (fonte de dados) em relatórios do Power BI e fluxos de dados do Power BI ou no Power Apps. Um usuário com compartilhamento tem permissão para compartilhar a fonte de dados com outras pessoas com permissão de usuário.

Como gerenciar as funções de gateway e conexão (fonte de dados)

Para gerenciar gateways de dados locais:

  1. Navegue até o  centro de administração do Power Platform .
  2. Navegue até a   guia Gateways de dados locais.
  3. Selecione um cluster de gateway.
  4. Na faixa de opções superior, selecione Gerenciar usuários.

Dependendo da sua função, agora você pode atribuir usuários ao gateway.

Funções de segurança de gateway adicionais para Power BI

Para gerenciar fontes de dados:

  1. Navegue até o  centro de administração do Power Platform .
  2. Selecione uma conexão (fonte de dados).
  3. Na faixa de opções superior, selecione Gerenciar usuários.

Dependendo da sua função, agora você pode atribuir usuários à conexão.

Funções de segurança de gateway adicionais para Power BI

Arbit: Especialista em dados 

Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas A Arbit, pode ajudá-lo. Há mais de 20 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Entenda como a Arbit pode ajudar a sua empresa efale conosco agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.