Como a gestão ágil pode ajudar na geração de insight?

Como se faz a geração de insight ágil? Essa questão ganhou protagonismo nos últimos anos graças à popularidade e à geração de resultados que é conquistada pelas empresas que utilizam processos agile. Para entender esse cenário, porém, precisamos compreender exatamente o que ágil significa nesse contexto.

Insight é a geração de uma relação causal, não a simples observações de dados. Atualmente, o processo de geração deles é feito com a ajuda de softwares, mas até pouco tempo as empresas precisavam relacionar as informações manualmente para chegar a uma conclusão.

Neste artigo você vai entender por que, mesmo utilizando ferramentas autônomas, a sua empresa se beneficia de uma geração de insight gerida como um processo ágil. Está pronto?

O que é a gestão ágil nas empresas?

O agile é uma metodologia de desenvolvimento de software que pode ser aplicada em outras áreas do negócio para otimizar a conclusão de tarefas. A maioria dos frameworks ágeis divide os objetivos da equipe em múltiplas etapas, com curtos período conhecidos como “interações”.

A estratégia baseia-se em criar pequenos projetos dentro de um grande planejamento e isola cada uma das atividades necessárias para que ele seja concluído com sucesso. Mas o que ela significa no contexto da geração de insight?

A Agile data é uma abordagem que se baseia nesses mesmos princípios, focada em uma relação business-driven com os insights que um negócio tem. Ela cria usos para as respostas oferecidas por dados e os divide em listas de aplicações possíveis, que devem ser incluídas na rotina das equipes.

Trata-se, basicamente, de usar o mesmo set com objetivos em comum, mas aplicações diferentes em cada área do empreendimento.

Podemos resumir a gestão ágil de insights como uma forma de criar mapas para reduzir custos, aumentar a qualidade dos serviços oferecidos e concluir inúmeros processos utilizando a mesma tecnologia.

Nesse sentido, ela remove a participação pontual dos departamentos de TI (que costumam entrar na equação apenas como fornecedores de dados) e faz com que eles participem de reuniões com todas as equipes para decidir o que essas informações significam para cada departamento e como podem ser vantajosas se usadas por todos eles. Chamamos isso de “joint ownership”, o que funciona mais ou menos como uma guarda compartilhada de insights.

Quais são os princípios da geração de insight ágil?

Quando o assunto é geração de insight, o agile entra como uma maneira de evitar processos que desperdiçam tempo e dinheiro. Ele se propõe a cortar custos e a fazer com que o uso de recursos empresariais seja mais eficiente.

Para isso, trabalha em cima de técnicas que fazem com que a geração de insight numa empresa se transforme em resultados. Nos tópicos a seguir você vai entender por quê.

A gestão ágil conduz à mudança

É muito fácil para uma empresa se perder na geração de insight e acabar transformando-a em um daqueles recursos que são utilizados apenas porque os concorrentes o fazem. Uma gestão ágil vai garantir que esse não seja o caso, pois o ajudará a dispor das informações que obtém para conduzir mudanças.

A metodologia agile é flexível e dividida em etapas. Por isso, ela permite que as organizações consigam idealizar como agirão sobre os insights que obtém nas plataformas que utilizam e as motiva a obter impactos positivos a partir deles.

Ferramentas tornam o processo eficaz

Como mencionamos no tópico anterior, usar a tecnologia pela tecnologia não é uma maneira de se beneficiar dela. Pelo contrário, empresas que se concentram apenas em sistemas e não em soluções tendem a não ver grande diferença na aplicação de suas ferramentas.

Elas devem sempre conduzir a eficiência nos processos de um negócio, fazendo com que eles se tornem menos complexos e mais organizados. Interpretá-las como uma solução que dará cabo a todos os problemas dentro da organização é um erro que as metodologias ágeis ajudarão a corrigir.

O papel de cada departamento é integrado

Um dos principais benefícios da gestão ágil é integrar departamentos. Ela consegue esse feito quebrando os silos que são formados dentro da empresa, com o auxílio da geração de insight.

É comum que cada área do negócio olhe apenas para si e não para o todo da organização. Afinal, todas elas dispõem de processos e recursos que são únicos para a execução das suas tarefas.

Uma gestão ágil da relação causal entre o que a empresa faz e os resultados que obtém fará com que os departamentos entendam que são parte de um todo. Assim, podem aprender a trabalhar juntos.

As equipes se encontram regularmente

Parte importante da gestão ágil é a execução de encontros regulares. Em geral, eles são feitos todos os dias para que os membros do time possam explicar a seus gestores o que têm feito e o quão próximos estão de concluir uma tarefa.

Como o agile é, antes de tudo, uma estratégia para planejar melhor como empresas executam processos, esses encontros diários promovem melhorias no relacionamento entre seus colaboradores para encontrar pontos acionáveis nos insights que acessam.

Pesquisas são feitas ao longo da geração de insight

Outra grande mudança que a gestão ágil traz para as empresas é na maneira como elas conduzem pesquisas. Seguindo a metodologia, é fácil perceber que fazê-las antes ou depois da execução de projetos traz resultados piores.

O ato de pesquisar se torna uma constante ao longo do desenvolvimento de tarefas e as descobertas podem ser aplicadas imediatamente.

Que benefícios essa estratégia de gerenciamento pode trazer?

Muitos dos benefícios adquiridos com a gestão ágil de insights são similares aos que são obtidos com a aplicação de metodologias agile na criação de software.Citamos alguns abaixo.

Facilidade na tomada de decisão

Quando os dados estão bem integrados à cultura e aos procedimentos dos departamentos, eles são mais úteis na tomada de decisão. Os encontros entre equipes servem para que elas entendam bem o que os dados querem dizer e que impacto podem ter em suas rotinas.

Agilização dos processos

Concentrando-se em realizar um conjunto de mudanças predeterminadas a cada período (que pode ser de no mínimo uma e no máximo quatro semanas dentro do agile), os colaboradores perdem menos tempo em processos que não trazem os retornos desejados, já que ganham mais foco em seus objetivos.

Transparência entre departamentos

Transparência é uma das vantagens mais claras da gestão ágil. Ela dá aos membros de uma equipe a oportunidade de se envolverem nos processos de outros departamentos e de entenderem como eles impactam o trabalho que realizam. Assim, fica menos complicado planejar usos para os dados que trazem vantagens reais para os negócios.

Maior engajamento da equipe

Com as reuniões semanais, a equipe se envolve mais diretamente nos projetos que assume. Os insights deixam de ser individualizados e voltados apenas para os problemas imediatos do Marketing ou da equipe de Vendas e passam a funcionar para que essas áreas conquistem uma integração real.

Preços e prazos previsíveis

Como os insights geram metas e objetivos para todos os membros da equipe, eles se concentram nas entregas combinadas e nas mudanças que esses dados podem trazer. Os times ganham datas para implementar mudanças e orçamentos para que possam concluí-las, aumentando a previsibilidade dentro do negócio.

A gestão ágil ajudará a sua empresa a fazer muito mais com geração de insight. Entender melhor como o processo funciona e que tecnologias podem ajudá-lo pelo caminho é o começo de uma gestão voltada para dados muito mais eficiente. Entre em contato com um dos nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.