O SQL Server 2019 é oferecido em duas edições comerciais principais, sendo elas: Enterprise Edition e Standard Edition. A Enterprise é ideal para aplicativos que exigem desempenho essencial em memória, segurança e alta disponibilidade, já a edição Standard oferece recursos de banco de dados completos para aplicativos de nível intermediário e data marts.

A Microsoft continua a investir fortemente no desenvolvimento do SQL Server, mas conforme seus recursos evoluem, também evolui a complexidade de seu licenciamento.

SQL Server e Software Assurance (SA)

O Software Assurance (SA) for Volume Licensing é uma solução que ajuda a aumentar a produtividade de TI. Iincluindo suporte 24×7, o AS oferece serviços de planejamento de implantação, treinamento técnico e de usuário, e as últimas versões de software e tecnologias exclusivas, são combinados em um programa econômico.

Para o SQL Server, o uso desses benefícios pode ajudar na melhoria da produtividade e ajudar a TI a implantar e gerenciar o SQL Server. À medida que a capacidade de hardware e as necessidades de licenciamento se expandem, é possível aproveitar o benefício de adicionar licenças incrementais sem se preocupar com a versão do software licenciado.

As licenças de software e os direitos de uso são específicos da versão e, como tal, as licenças para diferentes versões do software não podem ser combinadas ao licenciar um único ambiente de sistema operacional. Como benefício de ter acesso à versão mais recente do software SQL Server, licenciados do SA sob o modelo de licenciamento core (por exemplo) podem combinar facilmente as licenças core da versão atual com as licenças core da versão futura, sem a necessidade de rastrear ou reatribuir licenças cobertas, baseado apenas na versão do software.

SQL Server 2019 Licensing

As licenças de software do SQL Server 2019 são vendidas por meio de canais de vendas com varejistas on-line que oferecem Full Package Product (FPP) do software SQL Server, OEMs (Original Equipment Manufacturers) que oferecem licenças pré-instaladas com seus sistemas de hardware, além de LSPs (Licensing Solutions Partners) e Enterprise Software Advisors (ESAs), oferecendo o software SQL Server através dos programas Microsoft Volume Licensing para organizações de clientes finais.

Para clientes com até cinco usuários, a Microsoft oferece programas de licenciamento para ajudar a reduzir a sobrecarga administrativa e os custos de gerenciamento de software, além de permitir o licenciamento contínuo de produtos com um desconto considerável.

As várias opções de licenciamento permitem a escolha do melhor programa de acordo com as necessidades operacionais e de gerenciamento.

  • Os programas abrangentes que oferecem Software Assurance como um benefício fixo incluem o Open Value (OV), o Open Value Subscription (OVS), o Enterprise Agreement (EA), o Enterprise Subscription Agreement (EAS) e o Server and Cloud Enrollment (SCE).
  • Os programas transacionais incluem o Open e o Contrato de produtos e serviços da Microsoft (MPSA).
  • As assinaturas do SQL Server também são oferecidas pelo Cloud Server Provider (canal CSP)

O Server and Cloud Enrollment (SCE) é um registro sob o Microsoft Enterprise Agreement que permite a padronização de uma ou mais das principais tecnologias de servidor e nuvem da Microsoft.  

A MS também oferece programas que podem atender às necessidades específicas de empresas parceiras da Microsoft para fornecer software e serviços adicionais, como o Programa de Licenciamento de Direitos Autorais da Microsoft Independent Software Vendor (ISV) e o SPLA (Microsoft Services Provider License Agreement).

Ambiente de Produção

Um ambiente de produção é definido como um ambiente que é acessado pelos usuários finais de um aplicativo (como um site da Internet) e usado para mais do que coletar feedback ou teste de aceitação desse aplicativo. Outros cenários que constituem ambientes de produção incluem:

  • Ambientes que se conectam a um banco de dados de produção
  • Ambientes que suportam recuperação de desastre ou backup para um ambiente de produção
  • Ambientes usados ​​para produção pelo menos uma parte do tempo, como um servidor que é rotacionado para produção durante períodos de pico de atividade

Licenciando o SQL Server para uso em não produção

Neste caso é obrigratório o  licenciamento de todos os produtos de software da Microsoft que instalam, configuram e usam, incluindo todas as instâncias físicas e virtuais. Como tal, licenciar um ambiente de desenvolvimento e teste pode ser caro e desafiador de gerenciar, à medida que novos servidores são configurados e outros são destruídos. A Microsoft oferece várias opções econômicas para licenciar o software SQL Server 2019 para uso em ambientes de não produção.

SQL Server Developer Edition

O SQL Server 2019 Developer Edition é uma versão completa do software SQL Server – incluindo todos os recursos e funcionalidades do Enterprise Edition – licenciada apenas para fins de desenvolvimento, teste e demonstração. O SQL Server Developer Edition não pode ser usado em um ambiente de produção. Quaisquer dados de teste usados ​​para fins de design, desenvolvimento ou teste devem ser removidos antes da implantação do software para uso em produção.

É possível instalar e executar o software SQL Server Developer Edition em qualquer número de dispositivos. Isso é significativo porque permite a execução do software em vários dispositivos (para fins de teste, por exemplo) sem precisar licenciar cada sistema de servidor que não seja de produção.

A partir de 1º de abril de 2016, o SQL Server Developer Edition tornou-se um produto gratuito, disponível no programa Microsoft Dev Essentials ou como download de software no site do SQL Server.

Como Escolher

Com o SQL Server 2019, a Microsoft oferece uma variedade de opções de licenciamento alinhadas com a forma como os clientes normalmente adquirem workloads específicos.

O modelo de licenciamento Server + CAL oferece a opção de licenciar usuários e/ou dispositivos e, em seguida, ter acesso de baixo custo a implantações incrementais do SQL Server. Para quem não pode contar usuários ou exigir recursos premium de banco de dados, a Microsoft licencia o SQL Server em um modelo de licenciamento baseado em núcleo. O licenciamento baseado em núcleo oferece uma medida mais precisa do poder de computação e uma métrica de licenciamento mais consistente, independentemente das soluções serem implantadas em servidores locais físicos ou em ambientes virtuais ou na nuvem.

Quer saber mais sobre os modelos de licenciamento  Server + CAL e baseado em Núcleo? Leia o nosso post sobre formas de licenciamento do SQL Server 2019.

Leia também o nosso post sobre as diferenças entre as edições Standard e Enterprise. Ou se preferir, entre em contato conosco e entenda como podemos te ajudar!