Fazer uma boa implementação de BI é uma tarefa complexa. Empresas que não contam com a devida orientação ao longo do processo podem se ver rodeadas por dados que não conduzem a nenhuma resposta.

Para que o Business Intelligence realmente facilite a tomada de decisão, o ideal é adotar precauções para que tudo corra bem na integração da tecnologia. Aprenda a fazer isso com as dicas a seguir!

Por que é importante uma boa implementação de BI?

Uma estratégia de Business Intelligence bem estruturada é o ponto de partida para que a tecnologia faça diferença dentro de um negócio. Quando feita de maneira adequada, a implementação do BI traz mais visibilidade para os empreendimentos e simplifica a tomada de decisão.

BI nada mais é que uma tecnologia para analisar as informações que a empresa tem e ajudá-la a entender melhor os problemas que enfrenta. Para que traga retornos, porém, seguir um roteiro de implementação é uma boa ideia.

Ao conhecer melhor a tecnologia, você poderá fazer as escolhas mais adequadas para o negócio, organizar uma estratégia que contempla o que a empresa deseja obter com Business Intelligence e saber que fontes de dados e tipos de armazenamentos serão utilizados para que isso aconteça.

Como garantir que o processo correrá bem?

Fazer a implementação do BI pode mudar como uma organização lida com os desafios que enfrenta. Entretanto, para que isso aconteça é importante não pular as etapas mais importantes do processo. Confira, a seguir, quais são elas.

Aprenda mais sobre Business Intelligence

Uma estratégia de BI de sucesso começa com mais informação. Por isso, leia tanto quanto for possível sobre a tecnologia e entenda o que ela pode fazer pelo negócio.

Quanto mais bem informado estiver, mais apto estará a tomar as decisões certas ao longo do processo e poderá se tornar um grande parceiro do fornecedor responsável pela implementação.

Defina as necessidades da empresa

A parte interessada na implementação deve saber que objetivos pretende alcançar. Por isso, faça uma lista de como Business Intelligence pode ajudar a sua empresa e que pontos são fundamentais para a sua equipe.

Coletar informações sobre aquilo que é mais importante para quem lida com o software no dia a dia ajudará a garantir que o BI torne-se parte da rotina dos colaboradores.

Invista em infraestrutura

Para o BI funcionar é necessária uma infraestrutura. Na maioria das vezes, isso quer dizer que as empresas devem investir em construir um data warehouse, para organizar todas as informações. Bem-feitos, DWs estruturam de maneira compreensiva os dados que o negócio tem e alavancam os resultados do BI.

Limpe os seus dados

Organizar as informações que a sua empresa guarda, para que elas possam ser úteis ao Business Intelligence é um fator que beneficia uma boa implementação. Dados limpos são aqueles que podem ser inseridos no software de BI sem comprometer os resultados.

Não é preciso ter nenhum conhecimento extraordinário para começar essa limpeza. Se há dados em que dois pontos (:) e pontos-vírgula (;) não são utilizados de maneira padronizada isso deve ser resolvido quanto antes.

Caso contrário, os primeiros resultados processados pelo software podem ser pouco relevantes, levando a trabalho extra para que a implementação corra bem.

Escolha KPIs eficientes

Identificar os indicadores de performance-chave utilizados pela sua empresa para garantir que o BI está trazendo resultados é uma etapa que deve ser concluída quanto antes. Eles serão “notas de corte” para avaliar o desempenho do Business Intelligence dentro da organização e orientarão a definição de metas para que o uso das ferramentas seja escalado.

Contrate uma boa equipe

Não podemos deixar de mencionar a importância de escolher o parceiro certo para conduzir o processo. Tanto na hora de optar por um software específico quanto no treinamento da equipe, para que ela possa utilizar a ferramenta com êxito, é preciso contar com um fornecedor especializado para guiá-lo pelo Business Intelligence.

Adotá-lo com a ajuda de uma equipe permitirá escolher uma ferramenta que se adequa à sua empresa, fácil o bastante de se aprender e que consegue acompanhar o crescimento do negócio. Escolha com cuidado o parceiro que fará a implementação do BI, pois ele ficará encarregado de fazer a solução funcionar.

Dê um passo de cada vez

Não se apresse na hora de implementar Business Intelligence. Passos bem calculados tornarão possível a obtenção de feedback sobre a ferramenta ao longo do processo.

Para que os profissionais responsáveis pelo projeto consigam adequá-lo completamente às demandas do seu empreendimento, a implementação terá de ser refinada e isso tomará tempo.

Quem pode me ajudar com a implementação de BI?

Em geral, uma implementação de BI com bons resultados é aquela que é feita por uma empresa com muita experiência na área.

Consultorias especializadas são o melhor investimento que a sua empresa pode fazer para obter uma implementação de BI de qualidade. Especialistas poderão ajudar você não apenas a traçar uma estratégia correspondente aos desejos dos gestores, mas também à realidade do negócio. Além disso, conseguirão ensinar tudo que é preciso para que a solução seja empregada no dia a dia, como um diferencial competitivo.

Desde a adoção do BI ao treinamento dos colaboradores, um consultor pode usar a sua expertise para maximizar as chances de sucesso do projeto. Ao contrário de uma equipe interna de TI, que já tem uma porção de responsabilidades nas mãos, o parceiro se dedicará exclusivamente ao projeto. Ele verá os problemas da sua empresa com outros olhos e apontará caminhos que um time que os enfrenta diariamente não consegue perceber.

A ajuda de uma empresa especializada em BI também garantirá que o seu negócio adotará o software mais apropriado para as suas necessidades e que as tecnologias utilizadas serão as mais recentes do mercado.

Conseguiu entender o que é preciso fazer para que o Business Intelligence tenha impacto positivo em seu empreendimento? Seguindo essas dicas, será muito mais fácil garantir o sucesso de uma estratégia de BI.

Quer conhecer a equipe mais preparada para conduzir esse projeto na sua empresa? Então, entre em contato com a Arbit!