Cada vez mais usados, os chatbot são recursos para simplificar o atendimento das empresas e melhorar a comunicação com os clientes. Eles funcionam de maneira automatizada, lidando com demandas simples ou complexas, como a solicitação de pedidos para entrega ou suporte técnico.

Você sabia que é possível fazer um chatbot com a plataforma Azure? Neste post, você vai conhecer melhor essa ferramenta e os benefícios de criá-la na nuvem. Continue a leitura e confira!

O que são os chatbots e como eles funcionam?

Como dissemos, os chatbots (ou robôs de conversação) são programas de mensagem que servem para simplificar a comunicação com clientes. Eles podem facilitar o atendimento, aumentar as vendas e a lucratividade de uma empresa. Mas, afinal, como eles fazem tudo isso?

Provavelmente, você já utilizou o chat do Facebook para conversar com alguém, certo? Pois os chatbots permitem que esse tipo de comunicação aconteça entre pessoas e empresas, mesmo que não exista ninguém do outro lado.

Para isso, existem dois tipos básicos dessa ferramenta. Um deles é o que segue regras predeterminadas, ou seja, que responde automaticamente a mensagens específicas, como neste exemplo:

Usuário: Olá, eu gostaria de pedir uma pizza.

Chatbot: Oi! Fazer o seu pedido é muito fácil. Me diga que tamanho e sabor de pizza você quer.

Usuário: Uma pizza de calabresa média, por favor.

Assim, interagindo sob parâmetros específicos, indicados pelo chatbot, é possível dar início a ações, como um pedido de delivery, ou orientações sobre como usar um aparelho de TV novo.

O outro tipo é o que utiliza a inteligência artificial. Nesse caso, as interações podem ser tão complexas quanto espontâneas.

Por que um criar um chatbot na Azure?

Azure Bot Service é o nome da ferramenta Microsoft que as empresas podem utilizar para criar seus chatbots com praticidade e em pouco tempo. É possível criar um chatbot na Azure do zero, mas o mais vantajoso é dispor das APIs já criadas pela Microsoft. Elas permitem que o seu chatbot funcione como qualquer outro serviço na nuvem — o que quer dizer que ele será escalável.

Em outras palavras, criando apenas um código e um número de interações possíveis, você poderá implementar o chatbot da empresa no Facebook, no Telegram, no Slack, no Skype, no Kik e em tantas outras plataformas de conversação automaticamente, sem precisar criar uma nova aplicação para cada uma.

Como o Azure simplifica a criação de chatbots?

Fazer um bot do zero pode ser difícil, mas com o Serviço de bot Azure é possível criar esses assistentes virtuais utilizando as APIs disponibilizadas pela Microsoft, para acelerar o desenvolvimento. Confira, a seguir, como cada um deles torna o seu trabalho mais simples!

QnA Maker

Há perguntas e respostas que explicam o que você vende na sua página? Na Azure você encontra uma ferramenta dedicada a transformar essas perguntas e respostas em um bot! O QnA Maker pega todas as informações de um FAQ e gera conversas que podem ser utilizadas como modelo para que o chatbot realize atendimento.

Bing Speech API

Digitar no celular nem sempre é a tarefa mais agradável. Há inúmeras situações em que o cliente pode estar com as mãos ocupadas e, ainda assim, precisar de consultar a sua empresa. Para isso, a API Bing Speech é de grande ajuda. Ela transforma mensagens de áudio em textos, que podem ser lidos pelos chatbots e respondidos.

Text Analytics API

Um dos principais desafios de inserir bots no atendimento é fazê-los simples demais. Quando os seus atendentes conversam com um cliente, eles não prestam atenção apenas nas palavras, mas também em como elas expressam sentimentos que podem indicar uma forma melhor de prestar o serviço. Um consumidor irritado, por exemplo, se comunica de maneira diferente que um cliente com dúvidas, e isso tem impacto no jeito de atendê-los.

Pois a Text Analytics API realiza este exato trabalho: analisar os tópicos e os sentimentos transmitidos nas interações, aplicando Inteligência Artificial para que o seu bot ofereça suporte similar ao humano.

APIs de integração

Adicionar o seu bot a qualquer plataforma pode dar mais trabalho ainda para os desenvolvedores. Contudo, apostando no Bot Framework é possível desenvolver uma única solução e integrá-la a múltiplos serviços. Websites, e-mails, redes sociais e ferramentas de SMS são algumas das integrações que a Microsoft disponibiliza para o seu bot conversacional.

Bing Web Search API

Com todo o conhecimento disponível na internet, seria um problema criar um bot incapaz de acessar dados de busca e websites para encontrar uma informação, certo? Por isso existe a API de Search do Bing, permite que os robôs de conversação feitos com Azure consultem dados on-line de múltiplas fontes e encontrem a exata resposta que o seu cliente procura.

Quais são os benefícios de ter um chatbot na nuvem?

Ainda que exista uma série de recursos para construir chatbots, a maneira como colocamos esse aplicativo para funcionar faz toda a diferença. Nesse sentido, um chatbot na nuvem é muito mais eficiente do que aqueles que utilizam outras plataformas.

Quanto mais simples for o recurso utilizado para criar o chatbot, menos complexo será o seu desenvolvimento e mais rápido ele poderá ser colocado à disposição do cliente. E é importante lembrar disso porque a nuvem é um dos ambientes mais rápidos entre os disponíveis hoje para se desenvolver e implementar aplicações.

Ferramentas mais inteligentes também são melhores para criar chatbots, pois permitem que eles interajam com informações mais complexas. O uso de machine learning permite que seus bots de conversação entendam melhor as demandas dos consumidores e tomem decisões mais certas, graças ao que aprenderam em chats anteriores.

Por fim, outra vantagem das plataformas em nuvem é a integração menos complexa com os demais recursos utilizados pelo negócio. Afinal, elas se conectam a mais APIs, o que ajuda a tornar o trabalho dos desenvolvedores mais simples.

Viu como é simples e vantajoso criar um chatbot para a sua empresa? Então, não hesite em apostar em plataformas como o Azure, que são mais estáveis e garantem um excelente custo-benefício ao oferecer esse recurso inovador aos seus clientes!

Bom, além do chatbot, há ainda outras tecnologias que lhe colocarão à frente dos concorrentes, como o Business Intelligence. Por isso, se você gostou deste artigo, aproveite para conhecer também os benefícios do BI!