Criação de diversos dashboards em Power BI com intuito de atender as áreas de controladoria. Entre os entregáveis estão relatórios contábeis DRE e Balanço, controle orçamentário, financeiros e analysis what-if.

O principal desafio da controladoria é fornecer subsídios que auxiliem a tomada de decisão da gestão com facilidade e rapidez. Ou seja, a área tem como responsabilidade desenvolver documentos e relatórios com informações referentes à gestão de risco, planejamento, previsibilidade, indicadores, entre outros.

No entanto, em nosso cliente os relatórios eram feitos totalmente no Excel, e as vezes demoravam quase o mês inteiro para serem finalizados. Ou seja, quando terminavam um, estavam iniciando outro. Somando também possíveis erros humanos de digitação.

O desperdício do talento humano que poderia estar interpretando os dados, e criando soluções, estava sendo empregado na construção diária do mesmo gráfico. Veja abaixo a solução para este desafio:

Solução

A solução utiliza o Microsoft Data Factory para buscar dados de inputs manuais e soluções ERPs utilizadas pelo cliente e consolida tudo em uma única base Microsoft Azure na nuvem. Estes dados brutos são trabalhados e as fórmulas relativas a cada métrica são aplicadas para geração de um novo conjunto de dados lapidados.

Os dados então, são importados para a camada semântica do Power BI que apresenta os dados com uma interface bonita, amigável e que pode ser ajustada por cada colaborador. 

Resultado

O principal benefício foi a redução de tempo e mão de obra na geração do relatório. Os números eram atualizados mensalmente, agora são diários. Através disso foi possível a realocação dos profissionais, que passavam todo o tempo montando o relatório, para agora trabalhar com os dados do mesmo. E pode ser notado também a redução de riscos estratégicos em curto, médio e longo prazo; aumento da produtividade, já que o retrabalho é evitado e a diminuição de custos desnecessários. Além de que com o Power BI fica fácil a visualização do cenário geral da organização, possibilitando fazer previsões para o futuro, diminuir a chance de erros e facilitar os processos decisórios.

Esqueça a complexidade, nós cuidamos disso para você!

A Arbit pode desenvolver as melhores soluções para a sua empresa, em uma ferramenta prática, rápida e clara de Business Intelligence, otimizando o tempo da sua equipe e reduzindo riscos. Para saber mais, acesse nosso material exclusivo ou fale agora mesmo com um dos nossos consultores, nós podemos te ajudar!

* Esta solução foi desenvolvida para um dos maiores ativos imobiliários do mercado nacional, que atua fortemente em Real Estate, comprando ou construindo imóveis com objetivo de locação e/ou possível venda futura.