Aprenda como compartilhar dados em tempo real no Microsoft Fabric
No cenário em constante evolução do gerenciamento e colaboração de dados, a demanda por soluções de compartilhamento de dados seguras e contínuas nunca foi tão grande. Existem muitas maneiras tradicionais de compartilhar dados, como por meio de compartilhamentos de arquivos, FTP, e-mail e APIs, mas a maioria desses métodos exige que ambas as partes criem e mantenham um pipeline de dados que mova dados entre equipes e organizações.
Apresentando atalhos de banco de dados no Real-Time Analytics
Um atalho de banco de dados no Real-Time Analytics é uma referência inserida em um banco de dados KQL para um banco de dados de origem no Azure Data Explorer (ADX), permitindo o compartilhamento de dados no local. O comportamento exibido pelo atalho do banco de dados é semelhante ao de um banco de dados seguidor .
Quando um atalho de banco de dados é útil?
Se você for um provedor de dados que hospeda dados no Azure Data Explorer e quiser compartilhar esses dados com consumidores no Microsoft Fabric, poderá criar um atalho de banco de dados. O atalho do banco de dados permite o compartilhamento em tempo real, sem necessidade de construir ou manter um pipeline de dados. Todas as alterações do banco de dados, incluindo esquema e dados, no lado do provedor estão instantaneamente disponíveis no lado do consumidor.
Essa também é uma ótima maneira para os clientes existentes do ADX experimentarem o Microsoft Fabric sem reingerir os dados com apenas alguns cliques.
Cenário
- O provedor de dados compartilha dados com parceiros de negócios
- O consumidor de dados combina dados recebidos de vários parceiros de negócios com seus próprios dados para obter insights.
Como funciona um atalho de banco de dados?
O proprietário da base de dados de origem no Azure Data Explorer, o fornecedor de dados, partilha a base de dados com o criador do atalho no Real-Time Analytics, o consumidor de dados. O proprietário e o criador podem ser a mesma pessoa.
O atalho do banco de dados é anexado no modo somente leitura, possibilitando visualizar e executar consultas nos dados que foram ingeridos no banco de dados de origem do Azure Data Explorer. O atalho do banco de dados sincroniza as alterações no banco de dados de origem.
Tanto o banco de dados ADX de origem quanto o atalho do banco de dados no Real-Time Analytics devem estar na mesma região, mas podem estar em locatários diferentes, permitindo que os ISVs compartilhem dados com seus clientes de maneira integrada.
Etapas para configurar o compartilhamento de dados
Provedor de dados: criando um token de convite
Um consumidor de dados que queira criar um atalho de banco de dados usando tokens de convite deverá obter um token do provedor de dados. Um token é um código que permite que um consumidor de dados crie um atalho para o banco de dados de origem. Você não precisa de um token se criar um atalho de banco de dados usando o método URI de cluster.
Para criar um token de convite, o provedor de dados pode seguir as seguintes etapas:
- Navegue até o portal do Azure .
- Navegue até o banco de dados do Azure Data Explorer que você deseja usar como origem.
- Selecione Compartilhar.
4. Insira o endereço de e-mail do destinatário. Esse endereço deve ser o endereço de e-mail associado à conta de usuário do Fabric na qual você criará posteriormente o atalho do banco de dados. Este endereço de e-mail pode ser seu ou de outra pessoa.
5. Selecione Compartilhar .
6. Selecione Copiar link . Compartilhe-o com o consumidor de dados – a pessoa para quem o token foi criado pode posteriormente colar este link em um navegador para criar o atalho.
Consumidor de dados: criando um atalho para o banco de dados
Depois que um provedor de dados criar um link de convite, use o link para abrir o Real-Time Analytics mostrando a caixa de diálogo Novo atalho de banco de dados e siga estas etapas:
- Digite um nome para o atalho do seu banco de dados.
- Especifique o espaço de trabalho no qual deseja criar o atalho do banco de dados.
- Opcionalmente, modifique a política de cache padrão.
- Verifique se o token de convite está preenchido com o token que você criou e verificou.
5. Selecione Criar .
Depois que o atalho for criado, você será levado à visualização de detalhes do banco de dados do novo atalho do banco de dados.
Agora, você pode começar a consumir o feed de dados em tempo real via KQL Queryset, Power BI, Notebooks etc.
Embora hoje você possa compartilhar dados de um banco de dados do Azure Data Explorer com um banco de dados KQL, em breve você também poderá compartilhar dados de um banco de dados KQL com outros bancos de dados KQL no Microsoft Fabric.
Arbit: Especialista em Transformar Tecnologia em Valor!
Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas a Arbit, pode ajudá-lo. Há mais de 20 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Fale conosco agora mesmo