Cloud Computing — e, como veremos, o Cloud BI — tem revolucionado a forma como as empresas lidam com suas informações, análises e estrutura de dados. Sua principal função é integrar as aplicações hospedadas na nuvem com as aplicações on-premise. Segundo a consultoria IDC, esse mercado movimentará U$ 43 bilhões até 2020.

Com um número maior de aplicações e informações armazenadas na nuvem e a necessidade de integração dessas informações, surgiu o conceito de Cloud BI, que movimentou de mais de US$ 38 Bi no Brasil, só em 2017. Ele se baseia no cruzamento de informações, gerando insights de negócios sem utilizar uma estrutura local de Data Warehouse.

Essa característica dá mais liberdade a gestores de áreas de Analytics e geração de insights. Isso porque tais soluções geram uma visualização mais intuitiva e fácil das informações, sem necessitar da intervenção de equipes de TI internas para a gestão de dados ou ferramentas.

Continue lendo e descubra o poder do Cloud BI para a geração de insights empresariais!

Agilidade na implementação

Um dos maiores entraves para a adoção de estratégias Data Driven nas organizações sempre foi o custo e tempo de montagem de uma infraestrutura de TI.

A necessidade de sistemas robustos para a coleta e análise dos dados — além do tempo de implementação e retorno do investimento dessas soluções — fez com que gestores de diversas áreas não tivessem a real percepção do seu retorno estratégico.

Portanto, um dos principais benefícios da utilização de Cloud BI para a geração de insights empresariais é a diminuição do tempo de implementação desse tipo de solução, bem como uma maior rapidez na verificação do seu impacto na eficiência da empresa.

Com uma rápida instalação de tais sistemas, é possível calcular mais rapidamente o impacto gerado por eles nas tomadas de decisão empresarial, além do seu retorno sobre o investimento efetivo (ROI) para o negócio.

Assim, utilizando como base o planejamento estratégico, torna-se mais viável a adoção de outros modelos de gestão e tecnologias guiadas por dados, que podem trazer mais eficiência e competitividade aos processos, como a Inteligência Artificial, Machine Learning, Análise Cognitiva, Chatbot e Internet das Coisas (IoT).

Acessibilidade aos dados

conceito de “aldeia global“, cunhado pelo filósofo canadense Marshal McLuhan nos anos 60, tornou-se uma realidade com a ascensão da internet e a derrubada das barreiras geográficas, tanto nas relações interculturais, quanto na gestão empresarial.

Hoje, para garantir competitividade às empresas, é necessário que as informações estratégicas referentes ao negócio, como gráficos financeiros, níveis de estoque ou o tempo de entrega de produtos, sejam acessadas em tempo real e remotamente. Isso torna a tomada de decisões mais assertiva e ágil a gestores de diversas áreas.

De acordo com o estudo da consultoria IDC, cerca de 33% das empresas brasileiras já consideram que o uso de soluções Cloud Based — nas quais relatórios, insights, dashboards, dentre outros dados estão disponíveis de forma integrada e acessíveis de qualquer dispositivo conectado à web — é um fator crucial para garantir o sucesso em seus negócios.

Flexibilidade do Cloud BI

Em 2013, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançou o primeiro serviço de computação em nuvem para atender a vários setores do Governo Federal. Entre os serviços incluídos, sistemas de ouvidoria, gestão da saúde, educação e comunicação.

Um dos maiores benefícios destacados na criação do serviço foi sua flexibilidade na integração de diferentes dados e a criação de novas funcionalidades com muito mais agilidade que em servidores locais.

Segundo a Serpro, o tempo de implementação de soluções, que poderia levar até oito semanas com o uso de local servers, diminuiu para cinco minutos, por meio da adoção do Cloud Computing.

De acordo com informações do artigo Business Intelligence And Analytics In The Cloud, 2017, publicado pela revista americana Forbes, a principal razão para pequenas e médias empresas adotarem soluções de Cloud BI e Analytics (cerca de 46%), além de todos os benefícios gerados por soluções de business intelligence tradicionais, é a flexibilidade proporcionada por elas.

Esse percentual é seguido de perto pela redução na manutenção de estruturas de software e hardware, cerca de 43%, e pela diminuição dos custos agregados por esses sistemas, em média 38% dos gestores ouvidos.

Portanto, a adoção do Cloud BI na gestão empresarial confere flexibilidade, agilidade e custo acessível para a adoção de solução de Business Intelligence, além de otimizar o acessos as informações estratégicas para a tomada de decisão pelos diferentes colaboradores da empresa.

Escalabilidade nos negócios

Segundo dados da pesquisa realizada pela consultoria IDG sobre o uso de Cloud Computing e Data Analytics, para cerca de 60% das empresas americanas que usam computação em nuvem, a maior vantagem em adotar essas soluções é a escalabilidade na análise de dados e geração de insights cada vez mais complexos que elas proporcionam.

Isso significa que mesmo que uma empresa decida ampliar seus negócios, modificar seu planejamento estratégico ou criar áreas de atuação, a flexibilidade promovidas por plataformas de Cloud BI acompanham e cooperam para esse desenvolvimento.

Competitividade e eficiência

Segundo o BI and Data Management in the Cloud: Issues and Trends Research Study, publicado em 2017 pelo Business Application Research Center (BARC), em associação com o Eckerson Group, cerca de 25% das empresas americanas já estão implantando soluções Cloud Based em suas organizações. Além disso, outras 28% estão considerando tais sistemas como alternativas para suas áreas de Data Analytics.

Ainda de acordo com o estudo, cerca de 50% das empresas que utilizam computação na nuvem também estão usando essas plataformas para armazenar diferentes tipos de dados e realizar um Data Crossing personalizado.

Pesquisas da consultoria de pesquisa de mercado Vanson Bourne também mostram que empresas que investem em soluções digitais para inteligência de negócios e Analytics, como o Cloud BI, conseguem reduzir seus custos em torno de 62% e aumentar seu nível de produtividade na faixa dos 85%.

Essas são algumas das principais vantagens que uma gestão Data Driven, baseada em Cloud Computing, pode gerar para a sua empresa. Entretanto, é importante ressaltar que, para conseguir extrair os melhores insights desses dados, é necessário escolher uma solução adequada para seu tipo de negócio, além de um fornecedor confiável para tal.

Entendeu como o Cloud BI é importante para analisar os dados e gerar inteligência de negócios para a sua empresa ser mais competitiva? Então entre em contato com a gente agora e conheça nossas soluções!