Suporte a projetos SQL para Warehouse no Microsoft Fabric

A Microsoft anunciou o suporte do Microsoft Fabric Data Warehouse na extensão SQL Database Projects disponível no Azure Data Studio e no Visual Studio Code !

Projetos de banco de dados SQL é uma extensão para projetar, editar e publicar esquemas para bancos de dados SQL a partir de um ambiente controlado por origem. Um projeto SQL é uma representação local de objetos SQL que compõem o esquema de um único banco de dados, como tabelas, procedimentos armazenados ou funções. 

Com esta versão, introduzimos uma nova plataforma de destino suportada na extensão de projetos de banco de dados SQL: Synapse Data Warehouse no Microsoft Fabric.

Por que isso importa?

O suporte a projetos de banco de dados SQL para Fabric Warehouse permite a engenharia analítica T-SQL introduzindo recursos como:

  • Integração de controle de origem – O código do banco de dados é tratado como código real e pode ser armazenado em sistemas de controle de origem como o Git. Use projetos de banco de dados SQL para acompanhar alterações, realizar revisões de código e manter o histórico de versões do código.
  • Teste de banco de dados – Os projetos de banco de dados suportam a adição de “testes unitários” para validar a funcionalidade e integridade dos bancos de dados. Eles podem ser adicionados a projetos de teste novos ou existentes.
  • Validação de esquema – A operação “build” disponível em projetos de banco de dados SQL pode ser usada para compilar e validar o código T-SQL dentro do projeto.

Ao usar projetos de banco de dados SQL, os desenvolvedores podem agilizar seu fluxo de trabalho, colaborar de forma eficaz com os membros da equipe e garantir a integridade e a consistência do trabalho relacionado ao banco de dados.

Com projetos de banco de dados SQL:

  • Uma empresa iniciante que precisa introduzir novas mudanças urgentes ou em tempo real para gerenciar suas estratégias de marketing, distribuição e produtos pode usar projetos SQL para implantar rapidamente atualizações em seus sistemas back-end. Usando projetos SQL, eles podem criar facilmente ambientes de desenvolvimento/teste a partir de seus sistemas de produção para construir, validar, publicar e reverter suas alterações de maneira ágil.
  • Uma organização de saúde que precisa monitorar e governar de perto PII, PCI, PFI e outras classificações de sensibilidade de dados pode usar projetos SQL para rastrear as alterações incrementais introduzidas em cada implantação para aderir aos regulamentos HIPPA. Usando projetos SQL, uma organização pode validar regras de privacidade, transações, segurança e aplicação com o uso de testes unitários ou de integração, ao mesmo tempo em que promove mudanças em seus sistemas back-end de produção.
  • Uma empresa de consultoria que precisa monitorar de perto “quem fez o quê” em seus sistemas de produção pode usar projetos SQL para auditar as alterações feitas por indivíduos ou equipes como parte de sua revisão de controle interno. Usando projetos SQL, eles podem usar os recursos nativos de gerenciamento de controle de origem para regular como as mudanças estão sendo introduzidas em seus sistemas de produtos.

Quais as novidades?

Com esta atualização, na extensão de projetos de banco de dados SQL – disponível dentro do Azure Data Studio ou Visual Studio Code – agora você pode:

  1. Crie um projeto – extraia o conteúdo de um Fabric Warehouse diretamente em um projeto de banco de dados
  2. Nova plataforma de destino – altere a plataforma de destino de um projeto de banco de dados existente para Fabric Warehouse
  3. Publicar um projeto – publique o conteúdo do seu projeto de banco de dados diretamente em um novo Fabric Warehouse

Como posso começar?

  1. Baixe o Azure Data Studio ou o Visual Studio Code .
  2. Navegue até o mercado de extensões e pesquise “Projetos de banco de dados SQL” (v1.3.1). Clique em “instalar”.
  3. Uma guia no painel de navegação esquerdo para “Projetos de banco de dados” aparecerá para começar.
  4. Navegue até a aba “Projetos de Banco de Dados” e clique em “+”.
  5. Crie um novo projeto de banco de dados e selecione “Synapse Data Warehouse in Microsoft Fabric” como sua plataforma de destino.
  6. Comece a desenvolver seus esquemas de warehouse com scripts T-SQL!

Em breve:

  • Suporte de armazém para SQLPackage
  • Orientações de migração de piscinas SQL dedicadas
  • Pipelines de implantação
  • Integração Git

Arbit: Especialista em Transformar Tecnologia em Valor!

Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas a Arbit, pode ajudá-lo. Há mais de 20 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Fale conosco agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.