Por que fazer a integração de dados na empresa?

A frequência diária de consultas a informações torna necessária a otimização do acesso a arquivos e registros em uma empresa. Para isso, a integração de dados é uma tendência que ganha mais força a cada dia. Ela permite uma gestão mais prática, organizada e fácil de todos os arquivos de um negócio.

Algumas ferramentas se fazem fundamentais na integração. Elas reúnem os dados em sistemas inteligentes, o que facilita a atuação diária dos colaboradores de uma empresa. Este post falará um pouco mais do assunto e mostrará as vantagens obtidas com a integração. Confira!

O que é a integração de dados?

As atividades diárias de uma empresa geram informações. Todos esses dados são ou serão importantes em algum momento, especialmente para os gestores. Eles são um registro das demandas e apresentam tendências, comportamentos e, principalmente, resultados das empresas.

Integrar esses dados é fazer com que todos estejam disponíveis no mesmo ambiente, facilitando a operação das informações no dia a dia. Sem esse recurso, ferramentas ultrapassadas são utilizadas, como o caso das planilhas que, apesar de comuns, não oferecem facilidades aos colaboradores.

Ao reunir tudo em um ambiente, não há preocupações como compatibilidade de formatos de dados, perda de informações importantes ou limitação de acessos simultâneos. De uma forma geral, o cotidiano da empresa tende a ficar mais fluído com a integração.

Fundamental à gestão estratégica

A integração de dados tem reflexo direto na gestão estratégica. Esse tipo de administração preza por cumprimento de metas para que a empresa se desenvolva e obtenha os resultados desejados. Contudo, para viabilizar essa gestão, é necessário ter acesso a informações sólidas.

O direcionamento estratégico depende de tomadas de decisões que só podem ser feitas de maneira transparente, sem nenhum tipo de dúvida. Os dados integrados, organizados e de fácil acesso ajudam os gestores a terem embasamento suficiente para definir os rumos do negócio.

Quais ferramentas podem ser utilizadas no processo?

A integração de dados precisa acontecer com suporte de ferramentas fundamentais. São elas que centralizarão todas as informações em somente um ambiente, sem a necessidade de consultar diversos documentos.

As planilhas e os arquivos de diversos formatos são substituídos por plataformas automatizadas que reúnem esses dados, coletam novos registros e os gerenciam. Tudo isso em prol de uma execução de demandas mais prática e, também, da gestão estratégica.

Sistemas ERP

Os sistemas ERP são softwares de gestão de empresas, reunindo diversos setores em um só ambiente. Nessas plataformas, é possível gerenciar estoque, financeiro, recursos humanos, vendas e clientes. Em meio a isso, dados de todos esses departamentos e demandas são integrados.

Todas as atividades da empresa ficam centralizadas, o que é de grande ajuda para a execução de tarefas. A troca de informações é mais prática, e todos os dados ficam em um só lugar, protegidos por tecnologias eficazes.

Plataformas de CRM

As plataformas de CRM já são amplamente utilizadas e, por mais que nem todo mundo perceba, elas são um ótimo exemplo de sistema que usa a integração de dados. Todas as informações do cliente ficam reunidas no CRM, facilitando o contato, a visualização do seu histórico e uma série de outras questões.

Nesse sistema, a equipe de vendas pode, por exemplo, visualizar a última compra do cliente, checar seu contato e enviar um e-mail com uma nova proposta. Todos os dados necessários ficam no mesmo local, facilitando muito a operação diária.

Ferramentas de business intelligence

As ferramentas de business intelligence têm sido um grande suporte à gestão estratégica. Elas fazem um trabalho mais ativo: buscam dados em diversas fontes possíveis, reunindo-os e entregando relatórios e diagnósticos inteligentes.

Planilhas, arquivos, e-mails, softwares de métricas e outros locais servem como origem de tudo que é colhido pela ferramenta. Todos esses dados são integrados em um só ambiente, o que facilita a checagem de informações.

Posteriormente, análises podem ser feitas, dando origem a insights ou servindo como base para decisões estratégicas.

Por que realizar a integração de dados?

Integrar dados traz vantagens significativas para as empresas. Informações organizadas e centralizadas surtem efeitos positivos em diversos pontos. A seguir, entenda melhor os benefícios que justificam adotar esse sistema de gestão de registros.

Facilita o controle dos processos

Controlar os processos da empresa depende diretamente da checagem de uma série de dados. Essa demanda pode ser mais complicada do que deveria, se as informações estão espalhadas por várias fontes. A integração torna a operação mais simples e dá mais confiabilidade ao trabalho.

Antecipa possíveis falhas

Um arquivo de planilha corrompido pode ser um problema muito grande. Se ali há informações de extrema importância, a dor de cabeça será grande. Dados integrados têm menores chances de falhas, especialmente por ficarem hospedados em plataformas seguras e eficientes.

Reduz custos

Um negócio precisa fazer uma gestão eficiente de seus custos. Se o acesso a eles é detalhado e fácil, a tendência é que esses valores sejam controlados com maior precisão. Naturalmente, o resultado é a identificação de despesas altas e o trabalho para a redução desses valores.

Permite acessos simultâneos

Outro grande problema das planilhas são os acessos simultâneos. Se dois colaboradores precisam abri-la ao mesmo tempo, isso pode representar problemas, especialmente na edição dos arquivos. A integração de dados afasta essa possibilidade, tornando-os disponíveis para toda a empresa, sem restrições.

Aumenta a produtividade na empresa

Atividades operacionais mais práticas geram mais tempo livre para trabalhar. Informações integradas são acessadas e consultadas com maior rapidez, gerando mais oportunidades de resolver demandas no dia.

Garante a segurança das informações

As informações que a empresa detém são de extrema importância para as suas atividades. Quando elas estão integradas, as chances de serem corrompidas ou perdidas diminuem consideravelmente. Os sistemas utilizados armazenam os dados em nuvem, que é uma tecnologia altamente segura.

A integração de dados é fundamental para os negócios que desejam ter sucesso. As rotinas operacionais são facilitadas, o que resulta em maior produtividade. Além disso, gestores têm acesso a resultados e tendências com maior facilidade, o que fortalece a tomada de decisões estratégicas.

Foi interessante saber mais sobre este assunto? Agora entenda mais sobre internet das coisas e como ela é aplicada nas empresas!

4 thoughts on “Por que fazer a integração de dados na empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.