A Microsoft disponibiliza várias edições do SQL Server, oferecendo diferentes funcionalidades aos usuários com base em suas necessidades. Os requisitos de instalação variam de acordo com as necessidades do seu aplicativo.

As diferentes edições do SQL Server acomodam os requisitos exclusivos de desempenho, tempo de execução e preço das organizações e indivíduos. Os componentes do SQL Server que você instala também dependem de seus requisitos específicos.

Vale ressaltar que a edição de avaliação do SQL Server (Evaluation Edition) está disponível por um período de avaliação de 180 dias.

Conheça as versões do SQL Server disponíveis

Standard

SQL Server Standard Edition fornece gerenciamento básico de dados e Business Intelligence  para departamentos e pequenas organizações executarem seus aplicativos bem como suporta ferramentas de desenvolvimento comuns para locais e também na nuvem – permitindo um gerenciamento eficaz de bancos de dados com recursos mínimos de TI.

Enterprise

A oferta premium, SQL Server Enterprise Edition, oferece recursos abrangentes de datacenter de ponta com desempenho incrivelmente rápido, virtualização ilimitada* e business intelligence de ponta a ponta – permitindo altos níveis de serviço para cargas de trabalho críticas e acesso do usuário final a insights de dados.

*A virtualização ilimitada está disponível em Enterprise Edition para clientes com Software Assurance.

Web

O SQL Server Web edition é uma opção de baixo custo total de propriedade para Web hosters e VAPs para fornecer recursos de escalabilidade, acessibilidade e capacidade de gerenciamento para propriedades da Web de pequena a grande escala.

Developer

O SQL Server Developer Edition permite que os desenvolvedores criem qualquer tipo de aplicativo sobre o SQL Server. Ele inclui toda a funcionalidade da edição Enterprise, mas está licenciado para uso como um sistema de desenvolvimento e teste, não como um servidor de produção. O SQL Server Developer é a escolha ideal para quem cria e testa aplicativos.

Express editions

O Express edition é o banco de dados gratuito de nível básico e é ideal para aprender e criar aplicativos baseados em dados de desktops e pequenos servidores. É a melhor escolha para fornecedores de software independentes, desenvolvedores e entusiastas que desenvolvem aplicativos em clientes. Se você precisar de recursos mais avançados do banco de dados, o SQL Server Express poderá ser facilmente atualizado para outras versões mais avançadas do SQL Server. O SQL Server Express LocalDB é uma versão leve do Express que possui todos os recursos de programação, é executada no modo de usuário e possui uma instalação rápida, com configuração zero e uma pequena lista de pré-requisitos.

Qual escolher?

Se você está apenas começando a trabalhar com o  SQL Server, deve iniciar pelo Developer Edition. Totalmente sem custo e fará tudo o que precisa.

Daí em diante, de acordo com suas necessidades e local, migre para outras edições. Migrar de Edições mais simples, por exemplo, de Developer para Standard ou Enterprise, não é tão complicado. Porém, caso precise realizar um downgrade de versão, apesar de ser possível, nem sempre é indicado.

Verifique as necessidades de sua empresa e evite começar pela versão maior. Lembre-se de realizar um Capacity Planning, e tome a decisão mais bem informada para necessidades imediatas e de longo prazo. E se precisar de ajuda nesse processo, a Arbit é especialista em dados! Entre em contato conosco.