O #arbitano Rafael Cuesta, um dos nossos incríveis especialistas de dados, deu sua opinião de heavy user sobre o SQL Server 2017 X SQL Server 2019. Veja o que nosso especialista tem a falar sobre o assunto:

O SQL Server 2019 chegou com novidades importantíssimas para a transformação digital pela qual as empresas estão passando. Conheça as funcionalidades que vão te mostrar as enormes vantagens de migrar do 2017 para o 2019.

2017

O SQL Server 2017 trouxe excelentes melhorias na época do seu lançamento, onde destaco Automatic Plan Correction, que utiliza o Query Store para corrigir a instabilidade de planos de execução automaticamente. Também trouxe o Adaptive Query Processing, muito útil para operações batch (como as dos índices columnstore – galera do BI, corre aqui!). Há também importantes melhorias na replicação, onde a Microsoft tornou possível proteger um banco de dados distribution remoto em um Availability Group. Mas só no CU6 – aqui vemos a importância de ambientes sempre atualizados. O valor das licenças é praticamente o mesmo para o 2017 e o 2019.

Novas features 2019

A principal novidade do SQL Server 2019 é a feature Big Data Clusters. Ela chega para facilitar a implementação de clusters SQL, Spark e containters HDFS escaláveis rodando em Kubernetes. Os componentes são interligados, agregando valor com dados estruturados ou não-estruturados numa mesma plataforma, sendo acessado com T-SQL e Spark.

O Adaptive Query Processing agora é Intelligent Query Processing, aumentando ainda mais a qualidade dos planos de execução:

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/relational-databases/performance/intelligent-query-processing?view=sql-server-ver15

Accelerated Database Recovery

Esta feature é especial quando tratamos de disponibilidade pois, num caso de recovery da base que muitas vezes nos deixa no escuro quanto ao tempo de finalização para processar rollbacks e commits, agora o tempo foi drasticamente reduzido e sem nenhum efeito colateral! Ele trabalha em 3 fases: Análise, Redo e Undo.

Resumable Index Operations

Agora você pode parar um rebuild no meio de sua execução sem perder o que já foi feito! Você já teve dores de cabeça quando previu uma janela de manutenção menor do que o que o índice precisava? Agora você pode pará-lo, continuar com sua produção retomar o índice na próxima janela.

SQL Server 2019: Aprovado!

Estas são algumas das principais características dos SQL Servers 2017 e 2019, lembrando que tudo que há no 2017 existe no 2019 e ainda melhor. Recomendo totalmente o planejamento e adoção da nova versão com os devidos testes de infra, aplicação e usuários finais.

Precisa de ajuda no upgrade da versão? Fale com a Arbit, nós somos especialistas em dados!