A arte de simplificar o complexo: o superpoder do Microsoft Fabric

A Microsoft Fabric abraçou essa missão integrando vários produtos e serviços necessários para uma solução de análise e IA de ponta a ponta, redefinindo processos existentes para torná-los mais simples e intuitivos. Ela simplificou significativamente a forma como alguém interage com uma solução tão abrangente, criando uma experiência de software como serviço pronta para uso que é fácil de usar com um modelo de uso de capacidade muito mais simples e singular.

A arte de simplificar o complexo envolve destilar ideias, processos e sistemas intrincados em seus elementos essenciais para criar uma experiência unificada acessível a um público mais amplo. Quando feito corretamente, não reduz a capacidade, mas permite a inovação.

No Ignite 2024, a Fabric deu outro passo ousado ao adicionar bancos de dados operacionais ao portfólio da Fabric com banco de dados SQL na Fabric. Adicionar dados operacionais juntamente com os dados analíticos OLAP (Online Analytics Processing) e dados de streaming em tempo real (RTI) da Fabric abre uma série de novos cenários para aplicativos de agentes de IA. Também fornece aos nossos clientes um patrimônio de dados unificado onde políticas consistentes de segurança e governança podem ser aplicadas.

O banco de dados SQL no Fabric aproveita o mecanismo de banco de dados SQL Server de missão crítica comprovado. Ele aplica os princípios básicos do Fabric para tornar a implantação e o gerenciamento de um banco de dados operacional mais simples, mais autônomo, seguro por padrão e otimizado para IA. Por exemplo, a implantação e a configuração de um banco de dados exigem apenas um nome, e o banco de dados fica pronto em segundos. Ele é seguro por padrão com criptografia em repouso e em trânsito habilitada. A segurança de rede também é habilitada via Private Link, e a alta disponibilidade e a redundância de zona são configuradas automaticamente. 

O SQL no Fabric inclui recursos nativos de IA, como suporte para vetor e RAG (Retrieval-augmented Generation). Você também pode fazer chamadas diretamente para os serviços de IA do Azure a partir do banco de dados e conectar seu banco de dados ao Azure AI Foundry , VSCode e GitHub para uma experiência de desenvolvedor integrada. Além disso, você encontrará o Microsoft Copilot integrado a cada carga de trabalho no Fabric, incluindo SQL no Fabric, simplificando tarefas administrativas e de gerenciamento para os bancos de dados. 

Além do banco de dados OLTP (Online Transaction Processing), o Fabric apresenta novos cenários de aplicação de IA de agente ao fornecer acesso a dados de streaming em tempo real de sensores de IoT, juntamente com seu sistema de registro com SQL no Fabric e outros conjuntos de dados armazenados com segurança no OneLake. 

O OneLake está no centro da habilitação de um patrimônio de dados unificado. O OneLake é construído sobre o Azure Data Lake Storage (ADLS) Gen2 e pode suportar qualquer tipo de arquivo, estruturado ou não estruturado. Todos os itens de dados do Fabric, como data warehouses e lakehouses, armazenam seus dados automaticamente no OneLake no formato Delta Parquet. Com a adição do banco de dados SQL no Fabric, agora você também tem acesso aos seus dados SQL espelhados no OneLake e o espelhamento de dados no Fabric é gratuito. 

O Fabric também fornece um ecossistema rico para dar suporte a aplicativos de IA de agente usando seus dados operacionais. Alterações de seus dados podem ser enviadas perfeitamente ao Azure OpenAI para recomendações de negócios usando o Fabric Real-time Intelligence Eventstream, Spark, OneLake e Power BI. 

Essa unificação de dados é incrivelmente poderosa, permitindo melhorias dinâmicas nas respostas rápidas do cliente e ofertas proativas e personalizadas. Do ponto de vista da segurança, o Fabric pode permitir proteção de dados consistente desde quando os dados nascem até insights de negócios via PowerBI. O mesmo vale para a governança de dados. 

Esta é apenas a ponta do iceberg quando se trata do número de novos cenários que o Fabric pode habilitar ao criar um patrimônio de dados unificado. O banco de dados SQL no Fabric é apenas o primeiro Banco de Dados do Azure a ser adicionado ao Fabric, com mais Bancos de Dados do Azure a seguir, então fique ligado.

Comece hoje mesmo

O banco de dados SQL no Fabric é simples, autônomo, seguro e otimizado para IA. Nós o encorajamos fortemente a experimentá-lo hoje mesmo e ver como você pode construir novos aplicativos de IA mais rápido e fácil do que nunca! 

Especialistas em banco de dados na FabCon

  • CVP de Bancos de Dados do Azure : Shireesh Thota, falando no evento 1 .
  • Sessões da equipe de produtos de bancos de dados da Microsoft : Rie Merritt, Bob Ward, Mazuma Zahid, Erin Stellato, Davide Mauri e mais.
  • Sessões de MVPs da comunidade de banco de dados : Joey D’Antoni, John Morehouse, Monica Rathbun, Denny Cherry, Karen Lopez, Anthony Nocentino, Erwin de Kreuk, Warwick Rudd, Kelly Broekstra, Heidi Hasting e Hamish Watson.

Arbit: 25 anos transformando tecnologia em valor

Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas a Arbit, pode ajudá-lo. Há 25 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Fale conosco agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.