Modelo de prevenção da quantidade de leitos de UTI pediátrica que são necessárias para o atendimento dos beneficiários por região geográfica (SP, RJ e DF).

O número de internações pediátricas sofre influência de diversos fatores, principalmente mudanças climáticas. Conseguir prever quantos leitos pediátricos serão necessários em cada época do ano é fundamental para as operadoras de planos de saúde. Um dos maiores desafios encontrados   atualmente é conseguir este dimensionamento de leitos de UTI Pediátrica uma vez que não há um padrão nas mudanças climáticas e outros eventos sazonais podem influenciar uma internação pediátrica. Então desenvolvemos uma solução pratica para este desafio, veja abaixo como funciona nossa solução e quais são os resultados que alcançamos:

Solução

A quantidade de leitos utilizados por dia pode não ser uma informação armazenada, sendo assim foi necessário a partir das regras de negócio fornecidas pelo cliente, definir a quantidade de leitos de UTI pediátrica em uso por dia. Após este trabalho de geração da informação, foi aplicado um modelo de séries temporais (machine learning) para prever a quantidade de leitos de UTI Pediátrica necessários por quinzena e região geográfica. Esta solução pode ser aplicada na previsão de outros leitos específicos.

Resultado

Prever a quantidade de leitos de UTI pediátrica necessários para dimensionamento, uma vez que a operadora deve prever periodicamente onde investir e quanto. Decisões estratégicas podem ser tomadas utilizando esta análise. (Re)Negociação de reservas de leitos e planejamento do direcionamento dos casos para hospitais de referência.

Após os resultados obtidos nesse estudo, o trabalho foi estendido para a previsão do volume de internações e custo assistencial por região.

Gostou de conhecer a solução e os benefícios deste caso de sucesso para leitos de UTI? E você precisa de soluções para a sua empresa? Nós podemos te ajudar!  Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra como podemos ajudar você a conquistar todos esses resultados e muito mais!

* Essa solução foi desenvolvida para uma empresa brasileira de assistência médica, fundada em 1978. Possui 6,2 milhões de beneficiários e conta com uma extensa rede médica credenciada no país, que abrange cerca de 30,3 mil prestadores de serviço – entre hospitais, clínicas, consultórios médicos, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem.