A análise e a mensuração dos dados gerados por empresas são trabalhos que oferecem resultados eficientes. Decisões importantes podem ser tomadas com uma base de informações sólida. Para isso, é preciso ter ferramentas precisas, como o Microsoft Power BI.

Neste post, você vai entender melhor como esse software dá suporte para a análise de dados e quais vantagens ele proporciona para a rotina do trabalho de BI da sua companhia. Confira!

Conheça melhor o Microsoft Power BI

A Microsoft é uma das gigantes de informática. Ao longo da história da tecnologia, ela já ofereceu ao mercado uma série de soluções para o ambiente corporativo. O Microsoft Power BI é mais uma delas, com recursos mais acessíveis para usuários no que diz respeito ao Business Intelligence.

A proposta dessa ferramenta é a análise de dados a partir de diversas fontes. Mesmo gerando um volume tão alto, essa solução consegue transformar tudo em informação mensurável e clara. A partir de então, são gerados relatórios, dashboards e análises profundas sobre as atividades da empresa.

O Microsoft Power BI também disponibiliza essas informações de maneira personalizada. Entre as possibilidades estão gráficos, indicadores e headers relevantes, que podem dar origem a insights objetivos, voltados para a gestão estratégica da empresa.

O reconhecimento de mercado tem sido forte para o Microsoft Power BI. Ele foi apontado como uma das 3 melhores plataformas de self-service BI pela Gartner, por meio do Quadrante Mágico 2018. A indicação é referência no setor e mostra a força dessa ferramenta.

Otimização é o carro-chefe

Todos os dados analisados pelo Microsoft Power BI são apresentados de forma otimizada, passando por uma organização que deixa a leitura das informações mais intuitiva. Você não vai precisar fazer nenhum esforço para entender o que estiver disposto na tela do seu computador, tablet ou celular.

Tudo pode ser personalizado, criando telas específicas para dados de diferentes demandas. Assim, gestores podem oferecer aos seus colaboradores materiais importantes e que podem ser a base de trabalhos cada vez mais bem executados.

Veja as vantagens desse software para a sua empresa

O Microsoft Power BI é uma ferramenta prática e ao mesmo tempo indispensável à estratégia da empresa. A seguir, confira os principais pontos que merecem destaque e que vão fazer você adotar essa ferramenta!

Tabelas e gráficos otimizados

As tabelas fazem parte da realidade de muita gente que trabalha em ambiente corporativo, com o bom e velho Excel. Um layout e uma possibilidade de edição otimizados são boas possibilidades. Você encontra ambos nesse software.

As informações são dispostas de maneira mais organizada e intuitiva, permitindo edições de forma prática. Todos os dados são dinâmicos e atualizam de acordo com a necessidade.

O mesmo pode ser visto nos gráficos — totalmente editáveis — quase como em um modelo de self-service aos usuários. Há diversas opções de representação gráfica das informações.

Possibilidade de acesso remoto

O Microsoft Power BI segue a tendência atual da tecnologia, apresentando recursos responsivos, ou seja, que se adaptam a qualquer ambiente de acesso. Isso quer dizer que você pode acessar as ferramentas muito além do computador do escritório.

Não há hora nem lugar para consultar os dados e os relatórios gerados. Smartphones, tablets e qualquer aparelho com acesso à internet permite abrir o Microsoft Power BI funcionando perfeitamente — algo fundamental dentro de rotinas dinâmicas e agendas apertadas.

Integração com várias fontes de dados

Outro destaque importante desse software é a capacidade de colher dados de diferentes fontes. A leitura dessas informações é integrada, com tudo sendo disponibilizado no ambiente do Microsoft Power BI.

Atualmente, o software se conecta com mais de 60 ferramentas muito comuns ao cotidiano da sua empresa. Você certamente deve usar algumas, como:

  • Excel;
  • Google Analytics;
  • MailChimp;
  • Salesforce;
  • Facebook.

Além dessas ferramentas, bancos de dados maiores também entram em pauta. Ferramentas como o SQL Server, Oracle, SAP e Hadoop também trabalham em conjunto com o Microsoft Power BI, centralizando tudo em um único ambiente. Assim, a atuação é facilitada, com uma leitura otimizada e geração de relatórios.

Operação facilitada

Não há mistério no uso do Microsoft Power BI. Seus comandos de uso são simplificados e permitem que qualquer usuário gere dashboards e relatórios. A integração com os bancos de dados é automática, além de sua interface ser intuitiva.

Os painéis são personalizáveis em vários níveis. Assim, é possível trabalhar com os dados que mais importam. Cada colaborador monta o seu próprio dashboard como preferir. Esses ambientes mostram em tempo real as atualizações, com informações sendo renovadas conforme novos dados são gerados.

KPIs específicos também podem ser observados. O usuário gera novos monitoramentos, assim pode acompanhar o desempenho de métricas específicas no seu dashboard.

Compartilhamento fácil

O compartilhamento facilitado é um recurso muito útil no cotidiano. Ele permite que colaboradores troquem informações entre si de maneira prática e rápida. Assim, diferentes KPIs e informações podem ser repassados.

As diferentes visões dos dados podem ser trocadas, tendo em vista que os dashboards são personalizados. Essa possibilidade gera uma participação mais ativa de todos os colaboradores, mesmo com monitoramentos diferentes.

Armazenamento em nuvem

A tecnologia em nuvem já é uma realidade no ambiente corporativo. Ela permite que softwares sejam rodados de maneira rápida e leve, além de ter uma capacidade escalável de armazenamento.

O Microsoft Power BI é todo em nuvem, o que facilita também o acesso dos relatórios gerados de qualquer lugar, já que os dados não ficam salvos em nenhuma máquina. A nuvem também oferece recursos de segurança precisos, protegendo informações de vazamento, perdas e ataques.

Saiba como a implementação deve ser feita

A implementação do Microsoft Power BI não é complexa, mas deve ser feita da maneira certa. O TI da empresa atua na configuração da captação dos dados, para que tudo seja devidamente coletado.

Dispensar essa equipe de profissionais pode gerar problemas. O resultado será um software que não funciona adequadamente, gerando insatisfação. Por mais que a instalação seja simples, é preciso contar com a ajuda de pessoas especializadas.

Os profissionais de TI trabalharão na implementação, otimizando a maneira como os dados serão absorvidos pela ferramenta. Isso garante que a solução apresentará informações precisas, extraídas de forma completa das bases de dados.

Tudo fica mais prático a partir daí. Se você já usa outras soluções da Microsoft na sua empresa, elas se integrarão ao Microsoft Power BI automaticamente, que já poderá começar a colher dados.

A migração simples é um dos diferenciais principais, já que a força de trabalho não é perdida durante o tempo. Entretanto, é difícil definir em quanto tempo ela é concluída, já que esse período varia para cada empresa.

Entenda como ele funciona também para empresas menores

A análise de dados é uma demanda comum a qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. O uso dessas informações é fundamental para a gestão estratégica e as pretensões da companhia a longo prazo. Por isso, o Microsoft Power BI é recomendado para companhias de qualquer porte.

Uma prova disso é o seu custo. Você certamente estava pensando que uma ferramenta tão eficiente como essa custaria um pouco mais, certo? Acontece que há diferentes níveis de solução. Sendo assim, se você precisa de menos recursos, certamente o custo ficará mais baixo para a sua empresa.

Em relação ao seus concorrentes diretos, seu custo-benefício é excelente, tornando a ferramenta altamente competitiva no mercado.

Viu como o Microsoft Power BI pode ser uma solução importante para a sua empresa? Você consegue ótimos resultados na análise de dados, buscando das melhores fontes, em altos volumes.

Quer ter acesso a mais conteúdos relevantes? Curta nossas páginas no Facebook e LinkedIn para não perder nenhuma atualização!