Como conectar o Microsoft Fabric ao Azure DevOps usando uma entidade de serviço

Após o anúncio de disponibilidade geral do suporte a entidades de serviço e entre locatários no Azure DevOps – Integração do Microsoft Fabric Git com o Azure DevOps (ADO) –, este post serve como um guia para conectar espaços de trabalho do Fabric a repositórios do Azure DevOps usando entidades de serviço.

A integração do Fabric com o Git é a base para organizações que implementam pipelines de CI/CD totalmente automatizados, permitindo a movimentação perfeita de ativos entre ambientes de desenvolvimento, teste e produção.

Atualmente, a integração do Fabric com Git oferece suporte a dois provedores Git principais: Azure DevOps e GitHub . Esta postagem no blog aborda o novo recurso de entidade de serviço para o Azure DevOps.

Vamos analisar brevemente como o Microsoft Fabric se integra ao Azure DevOps e como o suporte a entidades de serviço muda tudo.

Azure DevOps: Credenciais Git automáticas – Suporte a entidades de pré-serviço

Por padrão, cada espaço de trabalho do Fabric não está conectado a nenhum repositório Git. Quando um usuário administrador deseja conectar um espaço de trabalho a um repositório do Azure DevOps (ADO), ele deve primeiro fazer login nas configurações do espaço de trabalho. O sistema então identifica a quais organizações do ADO o usuário pode acessar dentro do locatário atual do Fabric, permitindo que ele prossiga com a configuração.

Alternativamente, esse processo de conexão pode ser concluído programaticamente chamando a API Fabric Git Connect e fornecendo o token de identidade do usuário administrador.

Após a conexão inicial ser estabelecida, qualquer usuário adicional com pelo menos permissões de colaborador no mesmo espaço de trabalho não precisa repetir o processo de conexão. Em vez disso, o sistema tenta autenticar o segundo usuário com o repositório ADO configurado. Se o usuário não tiver as permissões necessárias, o painel de controle de origem do Fabric Git Integration exibirá um indicador vermelho. Esse processo de autenticação simplificado, conhecido como ” Credencial Git Automática”, era a única opção disponível antes da introdução do suporte a entidades de serviço no Azure DevOps.

Azure DevOps: Credenciais configuradas – Suporte para entidade de serviço pós-instalação

Com a introdução do suporte a entidades de serviço, os usuários agora têm uma maneira aprimorada de conectar seus espaços de trabalho aos repositórios do Azure DevOps. Em vez de depender exclusivamente da autenticação automática , os usuários podem criar uma nova conexão com a nuvem do Azure DevOps e usá-la para fazer login.

A nova conexão do Azure DevOps oferece suporte a dois métodos de autenticação:

  • OAuth 2.0
  • Principal do serviço

Ambos os métodos incluem suporte para cenários multi-inquilino (entre inquilinos), proporcionando flexibilidade às organizações em diferentes ambientes. Essa nova abordagem de autenticação é chamada de ” Credencial Configurada “.

Conforme mencionado anteriormente, qualquer usuário adicional com pelo menos permissões de Colaborador no mesmo espaço de trabalho não precisa repetir o processo de conexão.

Anteriormente, o sistema tentava autenticar usuários secundários somente por meio de autenticação automática .

Com esta versão, se a autenticação automática falhar, o sistema tentará conectar-se usando qualquer credencial configurada disponível para o usuário. Isso garante uma experiência mais fluida e reduz etapas de configuração redundantes.

Arbit: Especialista em Transformar Tecnologia em Valor!

Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas a Arbit, pode ajudá-lo. Há 26 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Fale conosco agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.