Quais são os 6 principais serviços cognitivos Azure? Veja aqui

Os serviços cognitivos Azure são a melhor forma de incorporar tecnologias de ponta nos seus sistemas. Eles funcionam por APIs, que podem ser rapidamente integradas a um aplicativo enquanto ele é desenvolvido, otimizando sua performance.

Imagine, por exemplo, que a sua organização têm vários trabalhadores em campo e usa um app para que eles possam fazer anotações e acessar os sistemas da empresa. Se essas pessoas tiverem que parar para digitar informações o tempo todo, a produtividade e eficiência delas será menor do que seria se pudessem capturar áudios, vídeos e fotos do que estão fazendo.

Entretanto, esse tipo de dado não-estruturado pode ser difícil de se processar. Com os sistemas cognitivos Azure, essa barreira é quebrada: essa informação vai direto para soluções que geram insights automaticamente.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda melhor quais recursos de computação cognitiva a Microsoft disponibiliza e os benefícios de cada um deles.

1. Visão computacional

A API de visão computacional da Azure é a mais avançada do mercado. Ela ajuda a construir sistemas inteligentes. Sua principal função é distinguir o conteúdo de imagens de forma similar ao que faria o olho humano.

Com esse serviço cognitivo, um software consegue reconhecer faces, identificar áreas de texto em fotografias e gerar descrições a partir delas. Por isso, trata-se de um recurso interessante para tornar uma aplicação acessível mesmo para aqueles com pouca acuidade visual.

Entretanto, essa API é bem mais complexa do que pode parecer: ela consegue identificar emoções nas imagens a partir da análise de expressões faciais. Isso quer dizer que bancos de fotos podem gerar dados precisos para o seu negócio a partir da reação de pessoas a produtos, serviços e interações.

Classificar imagens, reconhecer caligrafias e identificar celebridades e pontos turísticos são algumas das capacidades dessa ferramenta.

2. Indexação de vídeos

Os recursos de visão computacional não estão limitados à análise de imagens estáticas: eles também conseguem identificar palavras-chave e elementos importantes em vídeos.

Ao selecionar um conteúdo para avaliação, o sistema devolve uma descrição breve do que acontece nele, aplicando para isso termos que podem ser facilmente compreendidos por outros softwares.

Isso torna a indexação do conteúdo que uma empresa precisa acessar mais veloz do que seria se fosse executada por humanos. Combinada com o reconhecimento de voz, essa funcionalidade dá uma visão completa do que acontece em um vídeo.

3. Serviços de fala

Os serviços cognitivos Azure possuem muitas ferramentas para lidar com vozes. Independentemente do tipo de mídia utilizado (sejam vídeos ou áudios, gravados ou em streaming), o sistema é capaz de reconhecer, em vários idiomas, o que é dito.

Quando consideramos o uso de dados não-estruturados, podemos perceber o quanto essa API é útil. Ela pode transcrever áudios, acionar funcionalidades em aplicativos de telefone e construir perfis de fala que identificam o vocabulário comumente utilizado pelos seus usuários.

É o texto para fala, porém, que se destaca. Usado para construir aplicações que conversam com os clientes em tempo real, o recurso seleciona, a partir de um banco de dados, mensagens apropriadas para cada situação. Essa função é especialmente interessante para a construção de chatbots melhores.

4. Serviços de busca

Que tal uma aplicação que é capaz de responder às suas perguntas consultando todas as informações da internet que o Bing anexou? Com a Azure, fazer isso é bastante simples.

Ao interagir com um app, o usuário encontra respostas imediatas para termos que não estão incluídos no seu banco de dados, acessando vídeos, fotos e todo tipo de conteúdo disponível em páginas da web.

Serviços de localização também estão incluídos nas funcionalidades dessa API e podem ser acessados rapidamente pela nuvem, aumentando, por exemplo, a produtividade de uma equipe logística.

Buscas personalizadas são outro recurso ao qual sua empresa tem acesso com a API. Utilizando parâmetros relevantes para o usuário, de maneira contextualizada aos problemas que ele enfrenta, o Bing retorna apenas os resultados mais interessantes e oportunos.

Reconhecendo termos, nomes e entidades, a API pode responder a dúvidas precisas como “qual é a altura do Empire State Building?” em poucos segundos.

5. Moderação de conteúdo

Moderar conteúdos é uma das tarefas mais difíceis ao se desenvolver um software. Considerando que boa parte das informações em uma aplicação vêm de textos, imagens e vídeos, acompanhá-las de perto garante que conteúdo ofensivo ou inapropriado não seja compartilhado.

Em um sistema com milhares ou milhões de usuários, fazer esse trabalho manualmente sem dedicar um número enorme de pessoas à tarefa é impossível. O serviço cognitivo de moderação filtra tudo aquilo que é identificado como negativo pelo proprietário da aplicação, como texto abusivo ou imagens que não deveriam ser visualizadas em sistemas corporativos.

6. Análise de textos

A análise linguística dos serviços cognitivos Azure é bastante precisa, permitindo a automatização de várias atividades rotineiras. Se a sua empresa precisa entender, por exemplo, como um cliente fala para construir um perfil mais preciso do público-alvo, a API pode fazê-lo.

Mas não é só isso: ela consegue compreender tipos diferentes de texto e os contextos em que eles aparecem, decifrando o que o usuário quis dizer, mesmo quando ele comete erros de digitação, e identificando o idioma dele, mesmo que isso não seja informado previamente.

A mesma análise que a Microsoft consegue fazer com imagens, reconhecendo nelas emoções, é aplicada a textos. Em um help desk, essa característica vem a calhar, servindo para identificar o tipo de atendimento que deve ser oferecido — se automatizado ou não.

A API é muito útil para identificar termos, nomes e pessoas, como citamos, e fazer buscas instantâneas para trazer respostas mais relevantes ao usuário. Ela é inteligente, reconhecendo gírias, homônimos e nomes de marcas.

O entendimento da linguagem natural é um aspecto importante dessa API, que consegue discernir o que uma palavra quer dizer em determinado contexto e gerar resultados melhores na interação com clientes.

Incorporar soluções em Inteligência Artificial na sua empresa vai ajudar você a obter o máximo da geração de insights. O Microsoft Azure oferece uma das melhores coleções de serviços automatizados e interativos, com APIs prontas para uso e que farão suas aplicações reconhecerem faces, vozes e idiomas com facilidade.

Serviços cognitivos tornam o uso de softwares mais intuitivo e aumentam o engajamento com eles. Assim, a sua empresa consegue garantir que eles serão utilizados frequentemente e oferecerão conteúdo personalizado para cada usuário.

Usar uma suíte pronta fará com que seja fácil trazer uma porção de funcionalidades para um sistema com poucas linhas de código.

Como você viu, os serviços cognitivos Azure podem trazer um monte de benefícios para a sua empresa. Quer continuar aprendendo sobre esses e outros temas de tecnologia?  Fale com um dos nossos especialistas! 

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