O que há de novo no SQL Server 2022 Analysis Services CTP 2.0

Primeiramente, CTP 2.0 público do SQL Server 2022 já está disponível! Essa visualização pública inclui os seguintes aprimoramentos para a tabela do Analysis Services.

  • Suporte do Power BI para modelos tabulares do SQL Server 2022 Analysis Services como uma conexão DirectQuery para modelos compostos
  • Desempenho de consulta MDX aprimorado
  • Governança de recursos aprimorada
  • A intercalação de consulta agora inclui viés de consulta curto com cancelamento rápido

Suporte do Power BI para modelos tabulares do SQL Server 2022 Analysis Services como uma conexão DirectQuery para modelos compostos

Agora você pode criar modelos compostos no Power BI Desktop conectando-se aos modelos tabulares do SQL Server 2022 Analysis Services !

Todavia, quando você atualiza ou implanta seus modelos tabulares no SQL Server 2022 Analysis Services, essa conexão DirectQuery fica disponível no Power BI Desktop a partir da versão de maio de 2022. Os usuários corporativos podem combinar o modelo SSAS 2022, ou mesmo tabelas individuais dentro do modelo, com outras tabelas importadas ou DirectQuery para atender às suas necessidades de relatórios. Em outras palavras, a conexão com o modelo tabular SSAS 2022 funciona como a experiência do modelo composto existente usando DirectQuery para outros conjuntos de dados do Power BI ou Azure Analysis Services no Power BI Desktop.

Ademais, esse recurso transformador agora permite que sua organização desenvolva suas soluções tabulares SSAS 2022 locais existentes com o Power BI Desktop imediatamente para criar combinações reutilizáveis ​​e atualizáveis ​​de fontes de dados para necessidades de geração de relatórios ad hoc e contínuas. Lembre-se de que, para que um conjunto de dados de modelo composto publicado seja atualizado no serviço do Power BI, é necessário um Power BI Gateway de modo padrão para facilitar a conexão com cada modelo tabular do SSAS 2022.

Desempenho de consulta MDX aprimorado

Os usuários corporativos que utilizam modelos tabulares SSAS 2022 em clientes MDX (Multidimensional Expressions), como o Microsoft Excel, agora podem desfrutar de um desempenho de consulta aprimorado. Com uma atualização do mecanismo tabular do Analysis Services no SQL Server 2022, anteriormente disponível apenas e no Azure Analysis Services, a melhoria de desempenho alivia parte da carga de otimização para medidas usadas em uma tabela dinâmica.

Anunciando desempenho de consulta MDX aprimorado no Power BI | Blog do Microsoft Power BI | O Microsoft Power BI tem mais detalhes sobre esse recurso.

Governança de recursos aprimorada

Garanta a governança de recursos para seus usuários. No SSAS 2019, a configuração de limite de memória de consulta só se aplica a spools de memória em que os resultados de consulta DAX intermediários são criados durante o processamento da consulta. Agora, no SSAS 2022, também se aplica a consultas MDX (Multidimensional Expressions).

Governança de recursos aprimorada para Azure Analysis Services | Atualizações do Azure | Propriedades de memória do Microsoft Azure e Analysis Services | O Microsoft Docs tem informações mais detalhadas sobre a governança de recursos, bem como outras propriedades de memória do Analysis Services.

A intercalação de consulta agora inclui viés de consulta curto com cancelamento rápido

Modelos tabulares SSAS 2022 em alta demanda por seus usuários? Sem problemas. Em cenários de alta simultaneidade com modelos de importação, a nova configuração padrão para intercalação de consulta de viés de consulta curta com cancelamento rápido pode efetivamente aliviar os gargalos e devolver os dados aos usuários de negócios mais rapidamente. Pense nisso como uma pista de ultrapassagem, onde consultas e cancelamentos mais rápidos não ficam mais presos atrás de consultas mais lentas. As consultas que usam menos CPU do mecanismo de armazenamento são executadas antes de consultas com mais CPU em vez de na ordem em que foram consultadas. Esse é o mesmo comportamento padrão disponível no Azure Analysis Services e no Power BI.

Próximos passos

Arbit: Especialista em dados 

Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas A Arbit, pode ajudá-lo. Há mais de 20 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Fale conosco agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.