Entenda os motivos de realizar um bom monitoramento em seu SQL Server

Uma das principais funções de um especialista de banco de dados numa empresa é zelar pela integridade de um Banco de Dados, correto?
Pois bem, uma das formas de cumprir com esta tarefa é monitorar e/ou desenvolver técnicas de monitoramento de toda a estrutura de Banco de Dados da empresa em que ele está alocado, seja ambiente de produção (utilizado pelas apps finais) ou de testes.

Monitorar significa acompanhar o desempenho dos processos de Banco de Dados e consultas à informações que uma empresa oferece. Acompanhar na estrutura dos servidores os crescimentos dos arquivos de dados e evitar que causem problemas maiores ou que façam as aplicações pararem.

Qual a importância?

Sem um monitoramento adequado e um controle de depuração, as informações no Banco de Dados de uma empresa pode ir se acumulando com o passar do tempo e poderá atingir o limite de configuração de hardware do servidor em que estão alocados. Caso isso aconteça, alguns setores ou até mesmo toda uma empresa pode parar.
É possível também que, sem um planejamento de prevenção contra perda e sem um monitoramento deste sistema, uma empresa pode perder seu histórico de informações e ser prejudicada administrativamente por conta disso.

Técnicas e Scripts

Existem muitas formas e técnicas para um monitoramento e acompanhamento de performance em Banco de Dados. Porém, antes de informar ao cliente como iremos monitorar, é preciso primeiro entender a regra de negócios de um cliente.

Por exemplo: há empresas que precisam manter 1 ano de informação em seu Banco de Dados, qualquer informação com idade superior a este período deve ser guardada e preservada em outro ambiente. Neste caso, cabe ao especialista em banco de dados desenvolver uma técnica em um conjunto de processos que mantenha este período. Após algumas reuniões com a área de negócios, pode-se propor um processo automático diário que transfira informações de mais de 1 ano para um outro Banco de Dados histórico e remova do Banco de Dados principal e, monitorar este processo. Caso o mesmo falhe, corrigir de imediato para evitar que a utilização dos recursos de hardware do servidor chegue ao limite máximo.

Há empresas que prefiram apenas um processo de backup simples dos Bancos de Dados e que estes arquivos sejam guardados em outra infraestrutura (seja esta terceirizada ou não) para que, caso seja solicitada uma informação antiga para fornecer a algum cliente, o especialista em banco de dados deverá providenciá-la. Pois ele é responsável pelo monitoramento e por este controle.

É de responsabilidade do especialista em banco de dados monitorar o desempenho de performance dos processos que as aplicações de uma empresa fazem em um banco de dados.

Entenda melhor o monitoramento

Suponhamos que, em uma empresa, alguns funcionários do setor financeiro reclamam que um determinado software que eles utilizam está muito lento e que precisam logo concluir suas tarefas porque estão em fechamento de mês.

Caso esta aplicação seja de consulta à Banco de Dados, faz parte do dever de um especialista em banco de dados monitorar a performance dos processos no mesmo. Neste caso, isso pode ser feito com scripts que mostram informações das consultas. Se há algum bloqueio ou se alguma tarefa de um usuário específico está gerando um longo relatório e interferindo em outros processos. Há técnicas específicas e ferramentas precisas para tal fim.

Como a Arbit pode te ajudar?

Nossa equipe é especialista e qualificada para desenvolver técnicas de monitoramento para manter em perfeito funcionamento as aplicações de nossos clientes. Desenvolvendo processos automáticos de backups, scripts e relatórios para acompanhamento de tamanho, performance de Banco de Dados. Evitando que uma empresa tenha perda de informações e travamentos em suas aplicações.

Atuamos de forma preventiva e preditiva para garantir uma excelente estabilidade nos ambientes de infraestrutura e Banco de Dados de nossos clientes, fornecendo crescimento e capacidade suficiente para um perfeito atendimento às demandas de suas áreas de negócios. Fale agora com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.