3 principais tendências de adoção da nuvem na migração e modernização de cargas de trabalho

“Mover cargas de trabalho para a nuvem oferece mais flexibilidade para que as organizações alinhem seus investimentos em TI com as necessidades de negócios enquanto se beneficiam das economias de escala da nuvem.

Nos últimos anos, as organizações enfrentaram mudanças sem precedentes, pois tiveram que se adaptar aos desafios macroeconômicos, políticos e sociais. Esses desafios não vão desaparecer – as perspectivas de negócios permanecem incertas com preocupações contínuas, incluindo inflação, interrupções na cadeia de suprimentos e aumento dos preços da energia.

A Microsoft acredita que a melhor maneira de se preparar para essa incerteza é as organizações fazerem mais com menos — menos complexidade e custo, com mais agilidade, resiliência e inovação. Isso significa aplicar recursos digitais para ampliar o que as organizações podem alcançar em meio às restrições atuais.

Mover cargas de trabalho para a nuvem oferece mais flexibilidade para que as organizações alinhem seus investimentos em TI com as necessidades de negócios enquanto se beneficiam das economias de escala da nuvem. Os recursos modernos de infraestrutura e nuvem também podem liberar a força de trabalho de TI de uma organização para se concentrar em cargas de trabalho e aplicativos mais significativos para seus clientes.

Para obter uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados por nossos clientes e seus planos em relação à adoção da nuvem, a Microsoft encomendou uma pesquisa global com mais de 1.200 tomadores de decisão de TI.

O estudo revelou três principais tendências de adoção da nuvem:

1. Os planos de adoção da nuvem permanecem essenciais para as estratégias em climas de negócios incertos

A pesquisa constatou que 62% das organizações têm uma estratégia de migração e modernização em vigor, mostrando a crescente importância da adoção da nuvem na transformação da TI. Seus principais motivadores são reduzir os custos totais dos negócios, preparar a estratégia de negócios para o futuro e impulsionar o crescimento da receita.

A pesquisa também mostrou segurança, continuidade de negócios (BC), recuperação de desastres (DR) e escalabilidade como os principais benefícios desejados das migrações para a nuvem. Dito isso, esperamos que as considerações de retorno sobre o investimento (ROI) permaneçam em mente no curto prazo, à medida que os clientes priorizam as iniciativas de nuvem para implementação, seja otimizando suas cargas de trabalho de nuvem existentes ou movendo cargas de trabalho adicionais.

Essa maior atenção à otimização de custos e à ascensão das equipes de operações financeiras (FinOps) também é refletida no relatório Flexera state of the cloud 2022, onde, pelo sexto ano consecutivo, otimizar o uso existente da nuvem (economia de custos) foi o principal iniciativa, seguida pela migração de mais cargas de trabalho para a nuvem.

As organizações estão considerando planos de adoção de nuvem de forma holística em toda a sua infraestrutura de TI para se preparar melhor para o que vem a seguir.

Das organizações pesquisadas, o número que tem mais da metade de suas cargas de trabalho na nuvem crescerá de 27% para 47% nos próximos 18 meses, com investimentos que abrangem cargas de trabalho essenciais e não essenciais aos negócios.

Além disso, a pesquisa constatou que as organizações com uma estratégia de migração e modernização para a nuvem têm 58% mais chances de serem “somente na nuvem” (todos ou quase todos os aplicativos e cargas de trabalho em execução na nuvem) daqui a três anos.

2. A modernização é um foco fundamental para a transformação digital

82% das organizações pesquisadas disseram que migrar para a nuvem é um passo para a transformação digital.

Migração é levar cargas de trabalho para a nuvem — e modernização é reestruturar aplicativos e cargas de trabalho existentes para aproveitar ao máximo as tecnologias nativas da nuvem, como Platform-as-a-Service (PaaS) ou containers.

Os entrevistados disseram que 74% das cargas de trabalho que já migraram são candidatas à modernização — a modernização das cargas de trabalho ajuda a abrir as portas para a transformação digital, seja acelerando os ciclos de inovação de produtos ou experiências personalizadas do usuário final.

3. Interoperabilidade e integração híbrida e multicloud são esperadas

As organizações continuam adotando a multicloud e estão buscando gerenciamento e interoperabilidade entre nuvens de seus provedores de nuvem. Ressaltando a pesquisa recente sobre nuvem híbrida e multinuvem no início deste ano, os clientes pesquisados desejam manter a flexibilidade de investimento junto com os melhores recursos de nuvem com 71% para continuar implementando uma estratégia híbrida ou multinuvem.

Complexidades de integração de nuvem para nuvem, reestruturação de aplicativos existentes e integração com back-ends legados são algumas das barreiras que podem retardar a adoção da nuvem.

Portanto, não é surpresa que o suporte de uma equipe dedicada de migração e modernização tenha a classificação mais alta na lista de desejos dos clientes pesquisados de fornecedores de nuvem. Suporte pós-migração, acesso a recursos de engenharia e ajuda com habilidades técnicas foram outras áreas importantes que surgiram da pesquisa.

Essas descobertas apresentam implicações significativas para os provedores de nuvem, pois eles definem programas e investimentos para ajudar os clientes em tempos de incerteza.

Como a Arbit e o Microsoft Azure pode ajudar os clientes com migração e modernização para a nuvem de forma eficiente

Estamos em nossa própria jornada de transformação digital desde que a Microsoft começou a migrar cargas de trabalho locais para a nuvem em 2014.

A Microsoft está transformando sua presença de TI usando ferramentas integradas e insights de dados que o Azure fornece para otimizar custos (como Azure Advisor, Azure Cost Management and Billing e Azure Monitor) e reinvestindo na modernização para o crescimento dos negócios. Hoje, mais de 95% de suas cargas de trabalho são executadas na nuvem e, embora o orçamento anual para o Azure permaneça constante desde 2014, a Microsoft cresceu mais de 20%.

Nossa própria jornada e aprendizado informam como podemos capacitar os clientes para melhor atender às suas necessidades tecnológicas atuais e futuras. Nossos clientes escolhem o Azure como sua plataforma preferida para atingir seus objetivos hoje e construir para o futuro amanhã.

E, a Arbit possui um time de especialistas em Azure!

Conte sempre com a Arbit para te ajudar, fale com os especialistas Arbit nós estamos aqui para apoiá-lo ao longo de sua jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.