O que já sabemos sobre o Microsoft SQL Server 2019?

O SQL Server 2019 foi apresentado no Ignite 2018, evento da Microsoft na Flórida, e vem repleto de novidades para os usuários. Com o novo release, empresas que utilizam a ferramenta poderão administrar melhor os dados estruturados e não-estruturados que administram, utilizando uma única database para fazer isso.

Algumas das expectativas para a versão são o funcionamento direto no Azure ou on-premise, o suporte para clusters de Big Data administrados pelo Kubernetes e a utilização de Machine Learning.

Neste post, vamos mostrar tudo que já sabemos sobre o SQL Server 2019 e como ele poderá facilitar os fluxos de trabalho da sua empresa. Confira!

O que muda com o SQL Server 2019?

No Preview público do SQL Server 2019 é possível ver as principais mudanças feitas pela Microsoft. Otimizações internas garantem uma performance melhor do que a da versão anterior, como a utilização de memória dinâmica em todas as queries.

Ao contrário do disponível na versão 2017 (um ajuste de memória baseado nas estatísticas de execuções anteriores), o upgrade faz com que seja possível processar cerca de 1000 colunas com muita rapidez e utilizando funções agregadas.

O Always Encrypted, solução desenvolvida pela Microsoft para encriptar automaticamente os dados do SQL Server, também é muito útil e está bem diferente daquele utilizado na versão de 2016. Agora ele utiliza uma tecnologia chamada Secure Enclaves que permite que os dados encriptados sejam operados nas funções agregadas. Ele remove a encriptação dos dados temporariamente, mas os valores em si não podem ser visualizados durante os chamados, continuando protegidos.

Quais os benefícios do SQL Server 2019?

Dentre as principais diferenças que o SQL Server 2019 traz para as empresas, não podemos deixar de destacar alguns.

Maior inteligência sobre dados

Com o SQL Server 2019 é possível obter insights de todos os dados da empresa. Conforme a Microsoft abraça o Open Source, as análises de Big Data para os usuários são feitas de maneira mais simples, porque administram os ambientes de dados na versão.

Developers, engenheiros e analistas de dados encontram ali uma única fonte para todos os dados, sejam eles estruturados ou não, e podem utilizar suas ferramentas favoritas para analisá-los ou, ainda, optar pelo SQL Server Machine Learning na hora de fazer análises avançadas.

Maior desempenho

Graças ao processamento inteligente de queries, a performance do SQL Server 2019 é melhor e o suporte à memória persistente faz com que as interações sejam mais responsivas. A infraestrutura leve do software é padrão na nova ferramenta e, por isso, obter estatísticas sobre as suas queries é um processo instantâneo.

Novos recursos de segurança

Os novos recursos de segurança também são um destaque. Já mencionamos o Always Encrypted com os Secure Enclaves, que protegem dados sensíveis sem impedir a execução de funções agregadas. Outra grande mudança proporcionada pelo recurso é a maior proteção contra malwares para os dados encriptados.

Como agora o SQL Data Discovery é nativo da ferramenta, o suporte à auditoria de dados é maior e ajuda a sua empresa a se adequar a GDPR e outras normas de compliance. Isso fará toda a diferença, independentemente da plataforma em que escolha instalar o SQL Server 2019 (Windows, Linux ou Docker).

SQL no Linux

As maiores diferenças em relação a essa atualização dizem respeito ao uso do SQL Server no Linux. Desde 2017 é possível fazer a instalação nessa plataforma, mas as versões utilizadas ali sempre tiveram menos funcionalidades do que as do Windows. Nesse upgrade, embora alguns recursos ainda estejam faltando, a Microsoft fez com que uma porção deles se tornasse acessível às instalações Linux.

A replicação de dados e a utilização do pacote de Machine Learning são alguns desses recursos. Suporte para OpenLDA (que abre caminho para o acesso ao Active Directory do SQL) é outra das grandes mudanças.

Por que o novo SQL Server é melhor que as demais opções no mercado?

Quem tinha dúvidas sobre adotar o SQL Service em detrimento do MySQL pode ficar tranquilo, pois fará a escolha certa ao optar pela ferramenta da Microsoft. Embora o MySQL seja um programa gratuito, ele não oferece opções de suporte como as que a Microsoft oferta.

Embora existam muitos recursos em comum, o controle de dados no MySQL é menor e inserir dados e deletar entradas é bem mais difícil. O SQL Server sempre teve opções de segurança mais robustas do que as do MySQL, porém, a atualização reforça isso e torna a solução ainda mais atraente para a proteção de dados.

As duas opções são as mais populares no mercado, mas a ofertada pela Microsoft é muito mais interessante para as empresas, ainda que tenha um custo de implementação superior.

Como fazer a instalação e o upgrade?

Para fazer a instalação ou o upgrade para SQL Server 2019 basta seguir as orientações da Microsoft, disponibilizadas no site da versão. Escolhendo um tipo de instalação (Windows, Linux, Docker ou Big Data Analytics) o usuário fará o registro na plataforma com todos os seus dados e poderá fazer o download da ferramenta.

Quando ele estiver completo, basta abrir o arquivo (no Windows) e escolher que opção melhor serve a sua empresa, entre Basic e Custom. Caso precise apenas baixar o setup, escolha a opção Download Media para fazer a atualização de outras máquinas escolhidas por você.

Na versão Custom será preciso apenas escolher o local da instalação e seguir as orientações do instalador. Atualizar os diretórios de dados e backup será fácil e, quando tudo isso estiver resolvido, basta abrir o Preview para se conectar com o SQL Server 2019.

O SQL Server permitirá a obtenção de inteligência sobre qualquer tipo de dados, porque integrará todos eles em um único hub. Ele também promete uma performance muito melhor do que a das versões anteriores e opções de segurança avançadas, que ajudará o seu negócio a proteger os dados que possui e a tomar decisões mais rapidamente.

O SQL Server 2019 poderá ser instalado no Windows, Linux e em Containers e já está disponível para pré-visualização no site da Microsoft.

Deu para entender melhor as novidades do Microsoft SQL Server 2019? Precisa de ajuda na migração? Fale conosco!

One thought on “O que já sabemos sobre o Microsoft SQL Server 2019?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.