Conheça as principais tendências para o futuro da cloud computing

O futuro da cloud computing é bastante estudado por especialistas de diversas áreas do conhecimento. Afinal, em um mundo onde o volume de dados vai crescer dez vezes até 2025, de acordo com a IDC, é preciso pensar em como os serviços de armazenamento e processamento virtualizados vão acompanhar esse movimento.

Sobre isso, vamos refletir ao longo deste post. Continue a leitura e entenda quais são as principais previsões para a computação em nuvem nos próximos anos!

Quais as tendências que você vai ver no futuro da cloud computing?

Confira, a seguir, algumas das principais tendências que são apontadas por especialistas como o futuro da computação em nuvem.

Tudo vai se transformar em serviço

Com o crescimento contínuo da informatização das empresas, é natural que serviços e soluções baseados em nuvem tenham um crescimento semelhante. Se até pouco tempo, os provedores trabalhavam com a venda de espaço de armazenamento, agora, eles passam a ser fornecedores de recursos virtualizados.

O relatório da consultoria IDC aponta que não há sinais de desaceleração da adoção de softwares, plataformas e infraestrutura como um serviço (SaaS, PaaS e IaaS). Pelo contrário, os serviços de nuvem vão representar cada vez mais uma parcela significativa dos investimentos das empresas com tecnologia.

A conveniência trazida pela cloud computing é o que vai acelerar ainda mais a transformação digital em organizações de todos os portes e em todos os segmentos.

A migração será ainda mais fácil

As migrações de nuvem ganharam força inicialmente com empresas menores, que são naturalmente menos complexas e têm menos barreiras à adoção do que suas contrapartes maiores.

Muitos especialistas do setor acreditam que o mercado, agora, está entrando em uma “segunda onda” de adoção de soluções em nuvem, tanto nos modelos públicos quanto nos privados, construídos e hospedados em data centers corporativos.

Uma outra pesquisa da IDC descobriu que a aceitação dos serviços na nuvem está ganhando mais força, particularmente nas empresas de médio e grande porte. Esse movimento, apontam os consultores, está fazendo com que os grandes players da cloud computing aprimorem suas metodologias para fornecer uma migração mais simples, rápida e eficiente.

Haverá o surgimento de novas plataformas

A disputa pelo futuro da cloud computing, que acontece no coração de desenvolvimento das grandes indústrias globais de TI, tem proporcionado o surgimento de novas e mais modernas plataformas.

É o caso do Azure, da Microsoft. Ele fornece uma variedade de serviços em nuvem, incluindo análise, armazenamento e rede. Os usuários podem selecionar e escolher esses serviços para desenvolver e dimensionar novos aplicativos ou executar aplicativos existentes na nuvem pública.

Em julho de 2018, a Microsoft categorizou os serviços de nuvem do Azure em mais de 15 tipos principais de produtos:

  • computação;
  • web;
  • armazenamento de dados;
  • analytics;
  • redes;
  • redes de distribuição de mídia e conteúdo;
  • integração híbrida;
  • gerenciamento de identidade e acesso;
  • Internet das Coisas;
  • desenvolvimento;
  • segurança;
  • inteligência artificial e aprendizado de máquina;
  • contêineres;
  • bancos de dados;
  • devOps;
  • migração;
  • mobile;
  • gerenciamento.

A previsão dos especialistas é de que mais opções em plataformas e serviços entrem no mercado nos próximos anos, o que vai elevar o nível de qualidade e equalizar o valor dos investimentos que as organizações vão realizar em cloud computing.

Existirá um maior avanço da adoção de nuvens híbridas

A nuvem híbrida é uma combinação de duas ou mais infraestruturas de cloud exclusivas, incluindo computação em nuvem local, pública e privada. Nesse modelo, cada entidade permanece independente enquanto está vinculada por meio de uma plataforma de gerenciamento que abrange esses ambientes. Uma nuvem híbrida torna os dados portáteis e permite que os aplicativos alternem entre nuvem pública e privada por meio de uma conexão criptografada.

Segundo um estudo da Gartner, até 2020, cerca de 90% das empresas que investirem em cloud computing vão optar pelo modelo híbrido, especialmente para o gerenciamento de infraestrutura.

Na prática, as empresas vão aproveitar seus sistemas e sua infra legada e agregar soluções de nuvem para potencializar suas capacidades tecnológicas. Isso em um ritmo mais intenso e de maneira mais consciente e estratégica do que elas já fazem hoje.

A aplicação de Inteligência Artificial e Machine Learning será ampliada

Nos próximos anos, a cloud computing também vai impulsionar a adoção de soluções de Inteligência Artificial e a criação de projetos baseados em Machine Learning. Isso porque as capacidades de armazenamento e de criação de serviços serão ampliadas significativamente.

Segundo a Gartner, machine learning pode ser definido como “algoritmos avançados de aprendizagem de máquinas compostos por muitas tecnologias — de aprendizagem profunda a processamento de linguagem natural, passando por redes neurais — utilizadas em aprendizado supervisionado e não supervisionado, que são orientadas pelas lições das informações existentes”.

Já Inteligência Artificial “é uma tecnologia que parece simular o desempenho humano tipicamente aprendendo, chegando a suas próprias conclusões, aparentando entender conteúdo complexo, envolvendo-se em diálogos naturais com pessoas, melhorando o desempenho cognitivo humano”.

Qual a importância de ficar atento ao futuro da cloud computing?

Acompanhar as novidades e as projeções de futuro da cloud computing é fundamental para os líderes de TI e negócios que realmente querem criar diferenciais competitivos para os seus empreendimentos. A velocidade com que surgem as inovações requer capacidade de captação de significados e rápida identificação de oportunidades.

A boa notícia é que não é preciso ser um entendedor profundo das técnicas, dos métodos e dos serviços. O que diferencia um gestor antenado com as tendências tecnológicas daqueles que estão sempre correndo atrás do prejuízo é a capacidade de encontrar bons fornecedores, formar equipes multidisciplinares e, principalmente, promover uma cultura orientada a dados.

Como você viu ao longo deste post, a cloud computing vai transformar praticamente tudo em serviço e vai facilitar a migração dos modelos tradicionais para a adoção de tecnologias inovadoras. Além disso, os especialistas apontam para o surgimento de novas plataformas, para o crescimento dos projetos híbridos e para o avanço da Inteligência Artificial e do Machine Learning.

O que você achou do futuro da cloud computing? Este post ajudou você a refletir sobre o futuro do seu negócio? Para receber mais posts como este diretamente na sua caixa de e-mail, assine agora mesmo a nossa newsletter!