Exploração aprofundada da visualização de consultas DAX para a web
A Microsoft anunciou que agora você pode escrever consultas DAX com a visualização de consulta DAX para a Web a partir de modelos semânticos publicados no espaço de trabalho.
No Power BI, fórmulas DAX são usadas para definir diferentes tipos de cálculos, como medidas ou colunas calculadas. Consultas DAX , por outro lado, podem ser usadas para retornar dados do modelo semântico. Consultas DAX são como consultas SQL, pois podem mostrar seus dados por grupo especificado por colunas e agregações. Para consultas DAX, isso inclui as medidas já definidas em seu modelo e você pode definir medidas adicionais com escopo de consulta, se necessário.
Para escrever consultas DAX na exibição de consulta DAX na web, há uma configuração de espaço de trabalho que precisa ser habilitada e há dois pontos de entrada.
- A exibição de consulta DAX na web precisa que o Usuário possa editar modelos de dados no serviço do Power BI (prévia) esteja ativado. Isso é encontrado em Configurações do Workspace > Power BI > Geral. A exibição de consulta DAX permite que alguns caminhos atualizem ou adicionem medidas.
2. Clique em Escrever consultas DAX no botão direito do mouse ou no menu de contexto em um modelo semântico no espaço de trabalho.
3. Clique em Escrever consultas DAX na parte superior para acessar a página de detalhes do modelo semântico.
E agora você pode escrever consultas DAX usando a visualização de consulta DAX na web.
A exibição de consulta DAX já está disponível no Power BI Desktop, e a maioria dos recursos são os mesmos para a Web, com algumas diferenças.
- Consultas DAX são descartadas no fechamento . Consultas DAX no Power BI Desktop são salvas no modelo e um modelo semântico pode ter consultas DAX já salvas no modelo. A exibição de consulta DAX na Web atualmente não exibirá nenhuma consulta DAX salva anteriormente que possa existir no modelo semântico, e consultas criadas na Web não são mantidas depois que você fecha o navegador.
- Escrever consultas DAX requer permissão de gravação no modelo semântico. Os visualizadores do Workspace não poderão gravar consultas DAX usando esta experiência da Web neste marco. Atualizações futuras permitirão que os visualizadores gravem consultas DAX, mas por enquanto eles ainda terão que usar o Power BI Desktop com conexão ao vivo ao modelo semântico.
A visualização de consulta DAX na web pode ser usada em modelos semânticos nos modos de importação, DirectQuery e Direct Lake .
Os clientes do Microsoft Fabric que já aproveitam o novo modo Direct Lake para Power BI agora têm os novos recursos de edição de medidas da exibição de consulta DAX disponíveis por meio desta experiência na Web.
Aqui está um exemplo de uso da visualização de consulta DAX na web para adicionar medidas a um modelo semântico no modo Direct Lake. Este exemplo também funciona com o modelo semântico do Power BI nos modos de importação ou armazenamento DirectQuery.
- Este modelo semântico de demonstração tem um bilhão (1.000.000.000) de pedidos na tabela de fatos Sales, um para cada linha. Eu já tenho uma medida chamada Avg Profit Per Order que eu posso usar as Consultas rápidas no menu de contexto para Definir com referências e avaliar para ver não apenas a fórmula DAX dessas medidas, mas também as medidas referenciadas nessa medida com suas fórmulas DAX.
2. A visualização de consulta DAX converte essas medidas de modelo em medidas com escopo de consulta, e eu não só consigo ver todas as 5 medidas usadas para calcular Avg Profit Per Order , mas também posso fazer alterações. Essas alterações podem ser vistas quando eu Executo a consulta DAX, mas não impactarão as medidas existentes no modelo até que eu esteja pronto para convertê-las de volta em medidas de modelo.
3. Quero criar uma nova medida para mostrar Avg Sales Per Order . Este será o mesmo padrão DAX que Avg Profit Per Order , então quero primeiro copiá-lo e depois modificá-lo para Sales. Posso usar a paleta Command para encontrar o atalho para Copy Line Down para me ajudar com esta tarefa.
4. Agora, só preciso fazer duas atualizações, uma para alterar o nome e a segunda para atualizar [Profit] para [Sales]. Quando termino, posso ver que essa medida ainda não existe no modelo por causa do texto de ação do CodeLens que aparece entre as linhas 6 e 7, solicitando que eu atualize o modelo: adicione uma nova medida.
5. Posso testar essa medida adicional clicando em Executar e vejo que o resultado é o esperado. Também posso aproveitar a oportunidade para melhorar a legibilidade de todas essas medidas com o botão Formatar consulta da faixa de opções. Estou satisfeito com todas as alterações que fiz e agora posso usar o botão Atualizar modelo com alterações (6) para ver que tenho 6 expressões de medida que diferem das expressões do modelo e atualizá-las com um único clique.
6. Após clicar em Atualizar modelo com alterações, posso ver a nova medida no Model Explorer do painel Dados à direita do editor DAX. E posso remover o bloco DEFINE e executar a consulta DAX novamente para ver os resultados ainda.
7. Sem o bloco DEFINE, sempre posso ver a fórmula DAX de qualquer medida sendo usada na consulta passando o cursor sobre ela. Quando há um bloco DEFINE para essa medida, ele mostrará tanto a fórmula DAX do modelo quanto a fórmula DAX da consulta, se forem diferentes, também. Se uma descrição de medida for fornecida, isso também será mostrado.
E o Fabric Copilot para ajudar a escrever e explicar consultas DAX também está disponível na visualização de consulta DAX na web.
Arbit: 25 anos transformando tecnologia em valor
Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas a Arbit, pode ajudá-lo. Há 25 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Fale conosco agora mesmo