Construindo modelos analíticos para SAP SuccessFactors KPI

Antecipadamente, com a experiência unificada do SAP Datasphere para integração de dados, catálogo de dados, modelagem semântica, data warehousing, federação de dados e virtualização de dados , os profissionais agora podem distribuir dados de negócios de missão crítica em todo o cenário de dados de sua organização com facilidade e com contexto e lógica de negócios preservados.

Ainda mais, ao apresentar o SAP Datasphere Analytic Model , o SAP Datasphere melhora a camada semântica de negócios para fornecer recursos multidimensionais avançados . Contudo, agregações complexas, dependências de tempo, visualizações de dados, hierarquias de negócios, KPIs de negócios e muito mais estão incluídos nesta experiência de modelagem. Assim como, a base para o consumo de dados no SAP Analytics Cloud são os  modelos analíticos que harmonizam dados de várias fontes e aceleram o acesso a dados de negócios relevantes e contextuais para percepções e decisões mais rápidas.

Além disso, os modelos analíticos são a base para a preparação de dados para consumo no SAP Analytics Cloud . Você pode criar e desenvolver modelos multidimensionais usando-os para fornecer dados para necessidades analíticas e responder a várias questões de negócios. Conjuntos de dados analíticos , que podem incluir dimensões , textos e hierarquias , são as fontes dos modelos analíticos .

Comparação com conjunto de dados analíticos

modelo analítico é atualmente o objeto para construir histórias no SAP Analytics Cloud . Os conjuntos de dados analíticos existentes são substituídos pelo modelo analítico . Apesar do fato de que os conjuntos de dados analíticos ainda estarão disponíveis, agora você deve usar o modelo analítico .

Você pode limitar o conteúdo do seu objeto para exibir as informações que deseja revelar, a fim de reduzir cálculos desnecessários e aumentar a eficiência. Além disso, oferece métricas limitadas e calculadas, bem como visualizações analíticas .

Os conjuntos de dados analíticos ainda estarão acessíveis, embora novos recursos sejam desenvolvidos apenas para o modelo analítico . Além dos conjuntos de dados analíticos , os modelos analíticos são fáceis de construir.

Pré-requisito

Você precisa ter:

  1. Configuração de conta global SAP BTP e para o ambiente SAP Datasphere Cloud Foundry autorizado, siga o excelente blog  Como criar uma instância de serviço SAP Datasphere na plataforma SAP BTP?
  2.  Uma instância SAP SuccessFactors.

Vamos prosseguir passo a passo

Antes de começarmos, certifique-se de ter seguido e concluído as etapas mencionadas em minha primeira postagem no blog ( Conectando SAP SuccessFactors e SAP Datasphere ), que o ajudará a conectar  SAP SuccessFactors  e  SAP Datasphere. Siga a segunda postagem do blog ( Traga os dados do SAP SuccessFactors para o SAP Datasphere ) para importar as tabelas do SAP SuccessFactors e replicar  seus dados no SAP Datasphere .

Siga também a terceira postagem do blog ( Modelagem de dados do SAP SuccessFactors no SAP Datasphere) para criar um  conjunto de dados analíticos  que contenha informações sobre um KPI simples ou uma métrica para  análise de talentos .

Criando um modelo analítico

Na navegação lateral, escolha  Data Builder, selecione um espaço se você não tiver selecionado o espaço anteriormente.

Escolha Novo modelo analítico  para abrir o editor.

Arraste uma tabela ou exibição do  painel Repositório  e solte-a na tela.

Selecione as propriedades que deseja copiar da fonte . Você ainda pode assumir propriedades em seu modelo analítico posteriormente.

A origem de seu modelo analítico pode conter associações a dimensões, textos e hierarquias. As dimensões contêm atributos que podem ser usados ​​para analisar e categorizar medidas definidas em outras entidades. Os atributos são usados ​​como dimensões no modelo analítico.

Quando você assume as dimensões associadas de sua origem, o tipo de objeto também é assumido. Assim, você pode construir facilmente um modelo multidimensional em um esquema em estrela com a fonte do fato no centro e as dimensões como associações diretas.

Clique na Dimensão Associada V_PerPersonal

Ao clicar em uma dimensão na tela , você pode selecionar as dimensões associadas da dimensão no painel de propriedades à direita.

Adicione e desmarque dimensões e atributos associados.

Para editar as propriedades de uma dimensão: Clique na dimensão da tela para mostrar suas propriedades no painel lateral. Você pode fazer as seguintes alterações aqui:

  • Você pode alterar o alias deste item no painel de propriedades. O alias é o nome mostrado na história no  SAP Analytics Cloud .
  • Você pode adicionar ou desmarcar as dimensões associadas .
  • Você pode adicionar ou desmarcar atributos .

Ao clicar em sua fonte de fatos na tela, você pode selecionar dimensões e atributos associados no painel de propriedades à direita. Os atributos também são tratados como dimensões no modelo analítico .

Escolha Salvar e implantar.

Visualização de dados

O   recurso  de visualização de dados dos modelos analíticos  permite que você monitore continuamente os resultados da modelagem e veja exatamente como os usuários do  SAP Analytics Cloud  visualizarão seu modelo.

Ele inclui os seguintes recursos:

  • Escolha  dimensões  e  medidas relevantes  com flexibilidade e organize-as em colunas ou linhas.
  • Aplique diferentes tipos de filtros a quaisquer  Dimensões  ou  Medidas.
  • Altere a ID e/ou a descrição, a formatação do número e o comportamento de exibição.
  • Visualizar  sem implantar primeiro

A  visualização de dados ajuda você a determinar se seus dados estão corretos.

Altere a alternância no canto superior direito de  Modelo  para  Visualização  para o ambiente  de Visualização de dados  .

Na visualização de dados , você pode navegar pelas várias dimensões e visualizar os dados agregados . Isso significa que você pode ver como os dados ficarão em uma história do SAP Analytics Cloud .

Você pode detalhar por linhas e colunas clicando nos ícones dos diferentes objetos .

Filtros de configuração

Outra ferramenta eficaz para examinar os resultados dos dados é a filtragem . Como resultado, existem várias maneiras de criar filtros por Medidas ou Dimensões .

Por exemplo, a  dimensão do nome do modelo de formulário  representa a  revisão de desempenho  em  anos diferentes . Nosso objetivo é filtrá-lo para um determinado ano, por exemplo,  2016 Performance Review,  que nos dá o número de classificações para 2016.

Se você deseja definir filtros, escolha Adicionar filtro e selecione Medidas ou Dimensões. Clique na dimensão para, por exemplo, Nome do modelo de formulário.

No nosso caso, vamos filtrá-lo para o campo Nome do modelo de formulário, por exemplo, selecionaremos Revisão de desempenho de 2016. também temos o recurso de seleção múltipla disponível. 

Todavia, o filtro afeta a visibilidade da visualização de dados. O filtro foi aplicado com sucesso e o resultado é o esperado. No nosso caso, é Número de classificações para avaliação de desempenho de 2016 .

Usando o Painel do Construtor

O  Painel do Construtor é exibido no lado direito do aplicativo. Você pode mostrá-lo ou ocultá-lo escolhendo  o Painel Designer do Construtor de Consultas .

Ao escolher  Objetos Disponíveis , você obtém uma lista de todas as dimensões e medidas disponíveis no modelo analítico . Aqui você pode selecionar dimensões e medidas e atribuí-las diretamente às linhas ou colunas da tabela clicando em  Coluna  ou  Linha .

Você também pode arrastar e soltar dimensões do  painel Objetos disponíveis  no  painel Construtor .

Alguns recursos do painel do construtor que facilitam o trabalho durante a construção são:

  • Você pode procurar por itens .
  • Você pode alterar a exibição dos itens entre ID e Descrição, bem como sua ordem de classificação, clicando em  Mais .
  • Você pode redimensionar a largura do painel lateral esquerdo para Objetos disponíveis. Dessa forma, você pode exibir nomes de dimensões longos .

Em  Linhas e Colunas , você vê todas as medidas e dimensões exibidas na tabela.

Não é mais necessário construir uma história SAC para a visualização de dados analíticos . Portanto, agora use o Query Builder Designer Panel para verificar os dados analíticos antes de começar a criar o SAC Story.

Para Métricas de desempenho do funcionário com base na unidade de negócios, escolha a linha Nome da unidade de negócios em Dimensões em Objetos disponíveis.

Da mesma forma, você pode selecionar a respectiva linha de departamento ou local para as métricas de desempenho do funcionário com base no departamento ou no local.

Vamos tornar as métricas de desempenho do funcionário mais complexas para capturar dados com base na unidade de negócios por região por departamento juntos.

Arbit: Especialista em SAP!

Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas a Arbit, pode ajudá-lo. Há mais de 20 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Fale conosco agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.