Além de várias alterações e melhorias a Microsoft lançou duas edições fundamentais no banco de dados principal, a Standard e a Enterprise. Para escolher entre as edições é necessário considerar inúmeros fatores.

De modo geral a SQL Server Enterprise Edition oferece disponibilidade de datacenter de ponta, com desempenho incrivelmente rápido, virtualização ilimitada e inteligência comercial de ponta a ponta, permitindo altos níveis de serviço para cargas de trabalho críticas e acesso a insights de dados para o usuário final. Já a SQL Server Standard Edition fornece gerenciamento básico de dados e inteligência de negócios para departamentos e organizações menores executarem seus aplicativos, ela suporta ferramentas de desenvolvimento comuns para locais e em nuvem, além de permitir um gerenciamento eficaz de bancos de dados com recursos mínimos de TI.

Limites de escala

Quando se trata de limites de escala, o SQL Server Enterprise Edition fornece memória ilimitada ou até os limites do sistema operacional. No entanto, a edição Standard possui uma variedade de limitações de memória que devem ser consideradas ao projetar aplicativos de banco de dados.

Destaca-se que a edição Standard é limitada a menos de 04 sockets para 24 cores quando se trata do engine de banco de dados, analysis services ou reporting services. Outros componentes também podem estar limitados na versão Standard, portanto, é importante verificar essas limitações. Ambas as edições, Standard e Enterprise, possuem um tamanho máximo de banco de dados relacional de 524 PB.

Alta Disponibilidade, Desempenho, Escalabilidade, Segurança e Gerenciamento do RDBMS

Comparando a alta disponibilidade do RDBMS entre as duas edições, os usuários descobrirão que há muitas sobreposições disponíveis quando se trata de recursos. Há vários recursos que não estão disponíveis na edição Standard, sendo um dos mais importantes a falta de restauração de páginas e arquivos online, indexação online, alteração de schema online, recuperação rápida, backups espelhados (mirrored) e adicione memória e CPU “a quente” – sem necessidade de parar o servidor ou serviço do SQL.

Quase todos os recursos de desempenho e escalabilidade do RDBMS estão disponíveis nas edições Enterprise e Standard, exceto: Resource Governor, partition table parallelism, NUMA aware e large page memory e buffer array allocation e I/O resource governor

Já em relação a segurança a edição Standard do SQL Server reflete fortemente a segurança RDBMS da edição Enterprise, exceto extensible Key management.

E embora existam alguns recursos disponíveis apenas na edição Enterprise, sendo eles: parallel indexed operations, automatic use of indexed view by query optimizer, parallel consistency check e SQL Server Utility Control Point, a edição Standard possui muitos dos mesmos mecanismos de gerenciabilidade do RDBMS.

Replicação

A edição Standard também vem com muitos dos mesmos recursos de replicação da edição Enterprise, com as exceções: Oracle publishing, peer-to-peer transactional replication, e transactional replication updateable subscription.

Ferramentas de Gerenciamento e de Desenvolvimento

As ferramentas de gerenciamento e desenvolvimento disponíveis na edição Enterprise são exatamente as mesmas na edição Standard.

Programabilidade

Quase todos os recursos de programação disponíveis da edição SQL Server Enterprise estão disponíveis na edição Standard, com exceção da advanced R integration e R server (standalone). Isso significa que há uma grande variedade de opções de programação disponíveis, mesmo na edição Standard.

Integration Services

Os serviços de Integration Services básicos estão disponíveis nas duas edições, exceto advanced sources and destinations e advanced tasks and transformations, presentes apenas na Enterprise.

Além disso, há outros recursos de Integration Services que não estão disponíveis na edição Standard, são eles: star join query optimizations, scalable read only analysis services configuration, parallel query processing on partitioned tables and indexes e global batch aggregation

Data Mining

Embora a edição Enterprise do SQL Server ofereça suporte a uma ampla variedade de recursos de data warehouse, a edição Standard suporta apenas algoritmos padrão e ferramentas de Data Mining (Wizards, Editors, Query Builders).

Analysis Services

A edição Standard não oferece suporte a bancos de dados compartilhados escaláveis ​​ou sincronização de bancos de dados, enquanto as instâncias de cluster de failover AlwaysOn oferecem suporte apenas a dois nós.

Master Data Services

Os atributos de Master Data Services não estão disponíveis na edição Standard, tornando a Enterprise uma consideração importante para as organizações que precisam desses recursos.

BI Semantic Model (Multidimensional e Tabular)

A edição Standard do SQL Server suporta muitos dos mesmos recursos do modelo semântico de Business Intelligence (multidimensionais) da edição Enterprise.

Business Intelligence é uma inclusão importante na edição Standard do SQL Server. A edição Standard suporta todos os mesmos modelos de tabela que a edição Enterprise, exceto por Perspectives, Multiple partitions, e DirectQuery storage mode

Power Pivot para SharePoint

A edição Standard do SQL Server não oferece suporte ao Power Pivot para SharePoint, portanto, se essa é uma consideração importante para uma organização, trata-se de um ponto considerável, pois o SharePoint é um poderoso produto da Microsoft em uso amplo.

Spatial and Location Services & Additional Database Services

Todos os recursos e opções para Spatial and Location Services, bem como Additional Database Services, são os mesmos entre as edições SQL Server Enterprise e Standard.

Qual a melhor opção?

Como vimos, obter uma licença da edição Enterprise significa escalabilidade ilimitada, ela possui um custo maior de licenciamento e é direcionada a empresas que necessitam de uma grande variedade de mecanismos. No entanto, a edição Standard oferece muitos dos mesmos recursos com limitações, seu objetivo é oferecer a organizações menores todas as ferramentas necessárias a um custo reduzido e com menor necessidade de equipe de TI.

É necessário considerar entre os dois quando as necessidades exigirem a edição mais avançada. Além disso, também é mais fácil atualizar a edição Standard para a edição Enterprise, considerando o crescimento esperado do banco de dados com a possibilidade de crescimento dos negócios. As organizações que escolherem uma edição Standard acharão mais fácil crescer conforme necessário, migrando para a edição Enterprise quando a necessidade exigir uma alteração.

Para saber mais sobre SQL Server e aplicar inteligência aos seus dados entre em contato com os nossos especialistas.