A maneira mais apropriada de fornecer conteúdo do Power BI a seus usuários nem sempre é aparente. Com o licenciamento do Power BI Pro, a maioria das pessoas visualiza seus relatórios e painéis no Power BI Service, mas nem sempre é o caso. O Power BI Premium e a maioria das camadas do Power BI Embedded oferecem capacidade dedicada no Power BI Service para ajudar em cenários de incorporação adicionais.

Em todos os casos, o Power BI é muito versátil. Você pode ver relatórios incorporados em outros aplicativos da Microsoft ou em seu próprio aplicativo personalizado sem sequer saber que está acessando o Power BI!

E ao tentar navegar em diferentes cenários de incorporação com o Power BI, você fica exposto a diferentes recursos, termos e opções de licença. É um campo confuso e trazer clareza a tudo é difícil.  Mesmo os termos que parecem claros, como interno e externo, não são tão diretos quanto você imagina. 

Terminologia que você encontrará

Existem muitas variáveis que podem ajudá-lo a decidir se você precisa do Power BI Premium ou do Power BI Embedded, e aqui estão alguns termos que você precisará entender:

  • Público

Você pode ter usuários internos ou externos que precisam visualizar seu conteúdo de Power BI. Às vezes, você tem os dois. Às vezes, seus usuários externos podem ser convidados que atuam como usuários internos. É complicado, então continue lendo.

  • Cenário de Acesso

Seu público pode visualizar o conteúdo no aplicativo da web do Power BI Service, incorporado em um aplicativo da Microsoft, como o Microsoft Teams ou SharePoint, ou incorporado em um aplicativo personalizado que você cria (ou uma combinação de qualquer um deles).        

  • Linha de Produtos

O Power BI Embedded (A SKUs): é usado principalmente para incorporar em aplicativos personalizados apenas com usuários externos e onde você não precisa se autenticar com o Azure Active Directory.

O Power BI Premium (P SKUs e A SKUs): permite que você incorpore em aplicativos personalizados, mas também no Microsoft Teams e no SharePoint. Os SKUs do Power BI Premium P são os únicos (sem uma licença pro para usuários) que permitem que você use o aplicativo Power BI Service para usuários em seu locatário AAD, ao mesmo tempo em que o integra em qualquer lugar.   

  • Licenciamento

E você encontrará opções para Power BI Pro ou Power BI Free. A versão Pro concede a você direitos de publicação, além de direitos de visualização. Já a versão Free, dá a você direitos de visualização, mas apenas quando seu conteúdo está hospedado em um espaço de trabalho com capacidade dedicada por meio do Power BI Premium ou Power BI Embedded.

Qual é a diferença entre “Dados de propriedade do usuário” e “Dados de propriedade do aplicativo”?  E sobre “Incorporar para sua organização” e “Incorporar para seus clientes”?

Embora muitas vezes você veja diferentes cenários rotulados como “O usuário possui os dados” e “O aplicativo possui os dados” na documentação, esses termos podem ser confusos.  Os termos estão relacionados principalmente à autenticação, mas o que significa “usuário” e “aplicativo”? 

•          O usuário possui dados: significa que os usuários autenticam através do Azure Active Directory. Você pode ver este cenário também rotulado como Embed para sua Organização.

•          O aplicativo possui dados: significa que seu aplicativo personalizado lida com a autenticação. Você pode ver este cenário também rotulado como Embed para seus clientes.

Mesmo em um cenário “O aplicativo possui dados”, você ainda precisaria de pelo menos uma licença do Power BI Pro para publicar e incorporar conteúdo de um espaço de trabalho no Serviço do Power BI.  A incorporação pode ocorrer com um usuário ou principal de serviço.

Dependendo da estrutura de sua tecnologia, por exemplo, você poderia ter uma aplicação personalizada para usuários internos ou uma combinação de usuários internos e externos que é documentada como “App possui dados” ou” Embed para seus clientes”. Você também pode convidar usuários externos para sua organização como convidados em um cenário “Dados de propriedade do usuário” ou “Incorporar para sua organização”, onde esses usuários externos podem         acessar um aplicativo de serviço ou espaço de trabalho do Power BI. Exceções como essas tornam as necessidades de sua solução individual importantes quando se trata de arquitetura e licenciamento.

Power BI Embedded  – A SKUs

O Power BI Embedded é a única família de SKUs usados para incorporação que você compra por meio do Azure em vez do Microsoft 365. Embora muitos dos mesmos recursos sejam desbloqueados do ponto de vista da tecnologia como Power BI Premium, você está limitado à autenticação “O aplicativo possui dados” em aplicativos personalizados e não usam o aplicações da web do Power BI Service ou a capacidade de incorporá-los ao Microsoft Teams ou ao SharePoint. As mensagens típicas da Microsoft sobre SKUs A são para ISVs e clientes externos, e mantemos esse foco no diagrama abaixo. No entanto, existem algumas circunstâncias em que você pode considerar SKUs A para uso interno.

Power BI Premium – EM SKUs

Com A SKUs, você normalmente incorpora em cenários organizacionais, como Microsoft Teams ou SharePoint. Os usuários organizacionais não obtêm acesso ao aplicativo da web do Power BI Service. EM SKUs não é frequentemente considerada em conversas sobre Premium versus Embedded devido a essa limitação. A situação tem que ser perfeita para considerar EM SKUs para incorporação em cenários de “Dados de propriedade do usuário” sem pular para acesso total ao Serviço Power BI com P SKUs.

Power BI Premium – SKUs P

Com P SKUs, você cobre todos os casos de uso. Do ponto de vista do público, seus usuários internos podem usar o aplicativo da web de serviço Power BI em www.powerbi.com, você pode incorporar no Microsoft Teams ou no SharePoint em um cenário “O usuário possui dados” e pode incorporar em um aplicativo personalizado em um Cenário “App possui dados”. Seus usuários externos podem ser convidados para o seu locatário com o Azure B2B para o desenvolvimento de “Dados de propriedade do usuário” ou podem permanecer externos para o desenvolvimento de dados de propriedade do aplicativo.

Resumo de Decisão Rápida

Se você considerar cenários gerais antes de se aprofundar muito em suas próprias nuances, aqui está um breve resumo que pode ajudar na maioria das situações. No entanto, seus requisitos específicos podem afetar o processo de tomada de decisão final. Embora os detalhes de seu uso exato devam ser considerados, a abordagem a seguir atua como orientação geral. 

Público do usuário  Cenário  Seleção SKU 
Somente usuários internos  Ver no serviço Power BI 
Somente usuários internos  Ver no Microsoft Teams ou SharePoint  P  EM 
Somente usuários internos  Ver no aplicativo personalizado  P EM
Somente usuários externos  Ver no aplicativo personalizado  UMA
Mistura de interno e externo  Ver no aplicativo personalizado  P UMA
Mistura de interno e externo  Ver no Microsoft Teams ou SharePoint  P (com usuários externos como convidados por meio do Azure B2B) EM (com usuários externos como convidados por meio do Azure B2B) 
Mistura de interno e externo  Ver no serviço Power BI  P (com usuários externos como convidados por meio do Azure B2B)
Mistura de interno e externo  (Opção A  – SKU único)  Visão interna no serviço Power BI enquanto visão externa no aplicativo personalizado  P
Mistura de interno e externo (Opção  B  –  vários SKUs )  Visão interna no serviço Power BI enquanto visão externa no aplicativo personalizado  P (para interno) A (para externo)

Nós podemos te ajudar!

Há diferentes cenários de incorporação com o Power BI, e você e sua empresa ficam expostos a diferentes recursos, termos e opções de licença. A Arbit tem mais de 20 anos no mercado de BI e somos especialistas no que fazemos. E se você ainda tem alguma dúvida de como incorporar o Power BI Premium ou Power BI Embedded em sua empresa, clique aqui e saiba mais ou fale com um dos nossos especialistas!