A rápida evolução da pandemia do coronavírus forçou empresas de diferentes segmentos a repensar seu modelo de trabalho, estabelecendo novos arranjos para estimular o trabalho remoto e assim minimizar o contato com grandes grupos de pessoas.

A crise, no entanto, também trouxe à tona os desafios da tecnologia: sistemas legados e sem conectividade, dados estritamente físicos ou, quando digitais, restritos a sistemas inacessíveis remotamente ou, pior, dados acessíveis de qualquer lugar e sem nenhuma segurança ou política de compartilhamento estabelecida.

Estes sistemas legados precisam de acompanhamento por uma equipe de suporte e sustentação para manter suas funcionalidades ativas.

Novas necessidades do negócio e a incorporação de outras tecnologias podem exigir mudanças nestes sistemas e isso representa um desafio para os profissionais de TI que precisam manter a performance das plataformas e ambientes de dados.

Mesmo sabendo da importância de suprir esta necessidade, nem sempre é possível encontrar mão de obra qualificada para assumir esta função de forma efetiva nas equipes internas de TI das empresas. É por isso que, há algum tempo, a alternativa mais viável e de grande retorno é o serviço de outsourcing, que pode ser desenvolvido remotamente.

Você conta com suporte e sustentação de seus sistemas?

Sustentação de sistemas consiste na gestão corretiva, adaptativa e evolutiva dos sistemas de TI utilizados no dia a dia de trabalho de sua empresa.

Manter esta atividade em funcionamento é incontestável principalmente para evitar os prejuízos, erros, panes e bugs nos sistemas utilizados em seu negócio.

Manutenções corretivas: tem como objetivo ajusta algum eventual problema que o sistema possa ter apresentado. Uma pequena falha, “travas”, bugs, enfim, a lista de possíveis erros e problemas nesses sistemas é diversa. Ou seja, situações que, atrapalham o andamento das atividades, atrasando-as e/ou dificultando-as. O objetivo é o de sanar a ocorrência das falhas, trazendo a ferramenta de volta à normalidade.

Manutenção evolutiva: corresponde a uma série de ações e procedimentos, tais como, atualização de versão, parametrização, customização e desenvolvimentos de novas funcionalidades com o intuito de aprimorar o sistema, mantendo-o sempre aderente às operações da empresa, principalmente, depois que ocorrem alterações nos processos e nas diretrizes do negócio.

Contar com uma empresa especializada em suporte e sustentação de ambientes de BI e WEB garante que seus sistemas e cargas de dados sejam realizadas no dia e em conformidade com o que foi programado. Evitando erros nas análises dos gestores, nas cargas posteriores e até em outras soluções que consumam os dados.

Seu ambiente de dados não pode parar

Agora, mais do que nunca, seu ambiente de TI – seja ele de Business Intelligence, aplicações WEB e/ou Banco de Dados – precisa estar funcionando 100% para que as decisões estratégicas sejam tomadas de forma assertiva.

Um ambiente de dados requer monitoramento para garantir que o processo de carga está acontecendo conforme planejado, dentro do prazo proposto, de modo a não gerar frustração aos usuários que dependem da informação.

É importante que o ambiente seja performático e os custos estejam dentro do melhor custo x benefício para a empresa.

Contar com profissionais para os serviços de suporte e sustentação de sistemas, é essencial para manter a atualização e a boa performance dos sistemas de tecnologia que uma empresa utiliza em seus processos de trabalho.

Como a Arbit pode ajudar?

Atuando a mais de 20 anos no mercado de tecnologia da informação prestando serviços de consultoria e desenvolvimento de soluções de inteligência de dados, a Arbit é uma empresa com visão estratégica, inovadora e ágil, que possuí um portfólio com mais de 450 projetos entregues para empresas de diferentes ramos de atividade no Brasil e no exterior.

Nossa equipe de suporte e sustentação é altamente capacitada e contamos com uma operação 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado exclusivamente a manter o ambiente de dados dos nossos clientes saudáveis, tudo isso de forma remota.

A Arbit é especialista em dados e em todo o ecossistema da informação, nossos serviços gerenciados de suporte e sustentação atende ambientes de dados de ponta a ponta. Seja um ambiente de Data Warehouse, Data Lake, Self Service BI, entre outros.

A Arbit não para e nem os seus negócios, seja qual for seu ambiente de dados nós podemos ajuda-lo, fale agora com nossos consultores!