Dimensione sua transformação de IA com uma infraestrutura de nuvem poderosa, segura e adaptável

A base dos avanços de IA da Microsoft é sua infraestrutura. Foi projetado e construído desde o início para alimentar alguns dos serviços mais usados e exigentes do mundo. Embora a IA generativa esteja transformando a forma como as empresas operam, estamos nessa jornada há mais de uma década desenvolvendo nossa infraestrutura, projetando nossos sistemas e reimaginando nossa abordagem de software para silício. A otimização de ponta a ponta que forma nossa abordagem de sistemas oferece às organizações a agilidade para implantar IA capaz de transformar suas operações e setores.

De startups ágeis a corporações multinacionais, a infraestrutura da Microsoft oferece mais opções de desempenho, potência e eficiência de custos para que nossos clientes possam continuar inovando. No Microsoft Ignite, está sendo introduzido atualizações significativas em toda a nossa infraestrutura de nuvem e IA, desde avanços em chips e refrigeração líquida até novas integrações de dados e implantações de nuvem mais flexíveis.

Revelando as atualizações de silício mais recentes na infraestrutura do Azure

Como parte de nossa abordagem de sistemas na otimização de cada camada em nossa infraestrutura, continuamos a combinar o melhor da indústria e inovar a partir de nossas próprias perspectivas exclusivas. Além dos aceleradores de IA do Azure Maia e das CPUs (unidades de processamento central) do Azure Cobalt, a Microsoft está expandindo nosso portfólio de silício personalizado para aprimorar ainda mais nossa infraestrutura e oferecer mais eficiência e segurança. O HSM Integrado do Azure (módulo de segurança de hardware) é nosso mais novo chip de segurança interno, que é um módulo de segurança de hardware dedicado que fortalece o gerenciamento de chaves para permitir que as chaves de criptografia e assinatura permaneçam dentro dos limites do HSM, sem comprometer o desempenho ou aumentar a latência. O HSM integrado do Azure será instalado em todos os novos servidores nos datacenters da Microsoft a partir do próximo ano para aumentar a proteção em toda a frota de hardware do Azure para cargas de trabalho confidenciais e de uso geral.

Também estão introduzindo o Azure Boost DPU, a sua primeira DPU interna projetada para cargas de trabalho centradas em dados com alta eficiência e baixo consumo de energia, capaz de absorver vários componentes de um servidor tradicional em um único silício dedicado. Espera-se que os futuros servidores equipados com DPU executem cargas de trabalho de armazenamento em nuvem com três vezes menos energia e quatro vezes mais desempenho em comparação com os servidores existentes.

Também continuam avançando em sua tecnologia de resfriamento para GPUs e aceleradores de IA com nosso rack “sidekick” de resfriamento líquido de última geração (unidade de trocador de calor) que suporta sistemas de IA compostos de silício de líderes do setor, bem como os nossos. A unidade pode ser adaptada em datacenters do Azure para dar suporte ao resfriamento de sistemas de IA em grande escala, como os da NVIDIA, incluindo GB200 em nossa infraestrutura de IA.

Unidade de trocador de calor de refrigeração líquida

Além do resfriamento, estamos otimizando a forma como fornecemos energia com mais eficiência para atender às demandas em evolução de sistemas de IA e hiperescala. Colaboramos com a Meta em um novo design de power rack desagregado, com o objetivo de aumentar a flexibilidade e a escalabilidade à medida que trazemos a infraestrutura de IA para nossa área de cobertura de datacenter existente. Cada rack de energia desagregado contará com energia CC de 400 volts que permite até 35% mais aceleradores de IA em cada rack de servidor, permitindo ajustes dinâmicos de energia para atender às diferentes demandas de cargas de trabalho de IA. Estamos abrindo o código dessas especificações de rack de resfriamento e energia por meio do Open Compute Project para que o setor possa se beneficiar.

A infraestrutura de IA do Azure se baseia nessa inovação na camada de hardware e silício para impulsionar alguns dos avanços de IA mais inovadores do mundo, desde modelos de fronteira revolucionários até inferências generativas em larga escala. Em outubro, anunciamos o lançamento da série ND H200 V5 Virtual Machine (VM), que utiliza as GPUs H200 da NVIDIA com largura de banda de memória aprimorada. Nossos esforços contínuos de otimização de software nessas VMs significam que o Azure oferece melhorias de desempenho geração após geração. Entre as GPUs NVIDIA H100 e H200, essa taxa de melhoria de desempenho foi o dobro da do setor, demonstrada em todo o benchmarking do setor.

Também temos o prazer de anunciar que a Microsoft está trazendo a plataforma NVIDIA Blackwell para a nuvem. Estamos começando a colocar esses sistemas online em pré-visualização, co-validando e co-otimizando com a NIVIDIA e outros líderes de IA. O Azure ND GB200 v6 será uma nova série de Máquinas Virtuais otimizadas para IA e combina o design em escala de rack NVIDIA GB200 NVL 72 com a rede Quantum InfiniBand de última geração para conectar dezenas de milhares de GPUs Blackwell para fornecer desempenho de supercomputação de IA em escala.

Também estamos compartilhando hoje nossos avanços mais recentes em supercomputação baseada em CPU, a máquina virtual Azure HBv5. Equipado com AMD EPYC personalizadoTM Processadores 9V64H disponíveis apenas no Azure, essas VMs serão até oito vezes mais rápidas do que as alternativas mais recentes de bare-metal e nuvem em uma variedade de cargas de trabalho de HPC e até 35 vezes mais rápidas do que os servidores locais no final de seu ciclo de vida. Essas melhorias de desempenho são possíveis graças a 7 TB/s de largura de banda de memória de alta largura de banda (HBM) e à plataforma de servidor AMD EPYC mais escalável até o momento. Os clientes agora podem se inscrever para a visualização das máquinas virtuais HBv5, que começará em 2025.

Acelerando a inovação da IA por meio da migração e modernização da nuvem

Para aproveitar ao máximo a IA, as organizações precisam integrar os dados que residem em seus aplicativos críticos de negócios. Migrar e modernizar esses aplicativos para a nuvem ajuda a permitir essa integração e abre caminho para uma inovação mais rápida, ao mesmo tempo em que oferece melhor desempenho e escalabilidade. Escolher o Azure significa selecionar uma plataforma que dê suporte nativo a todos os aplicativos e dados corporativos críticos de que você precisa para aproveitar totalmente as tecnologias avançadas, como a IA. Isso inclui suas cargas de trabalho no SAP, VMware e Oracle, bem como software de código aberto e Linux.

Por exemplo, milhares de clientes executam seus aplicativos SAP ERP no Azure e estamos trazendo inovações exclusivas para essas organizações, como a integração entre o Microsoft Copilot e o assistente de IA da SAP, Joule. Empresas como L’OrealHiltiUnilever e Zeiss migraram suas cargas de trabalho SAP críticas para o Azure para que possam inovar mais rapidamente. E desde o lançamento da Solução VMware no Azure, temos trabalhado para dar suporte aos clientes globalmente com expansão geográfica. A Solução VMware no Azure agora está disponível em 33 regiões, com suporte para assinaturas portáteis VMware VCF.

Também estão melhorando continuamente os Database@Azure Oracle para oferecer melhor suporte às cargas de trabalho Oracle de missão crítica de nossos clientes corporativos. Clientes como The Craneware Group e Vodafone adotaram o Oracle Database@Azure para se beneficiar de seu alto desempenho e baixa latência, o que permite que eles se concentrem na simplificação de suas operações e obtenham acesso a recursos avançados de segurança, governança de dados e IA no Microsoft Cloud. Estamos anunciando hoje que o Microsoft Purview dá suporte ao Oracle Database@Azure para recursos abrangentes de governança e conformidade de dados que as organizações podem usar para gerenciar, proteger e rastrear dados em cargas de trabalho Oracle.

Além disso, a Oracle e a Microsoft planejam fornecer o Oracle Exadata Database Service na infraestrutura Exascale no Oracle Database@Azure para dimensionamento hiperelástico e economia de pagamento por uso. Além disso, expandimos a disponibilidade do Oracle Database@Azure para um total de nove regiões e aprimoramos a integração do Microsoft Fabric com recursos de espelhamento aberto.

Para facilitar a migração e a modernização de seus aplicativos para a nuvem, a partir de hoje, você pode avaliar a preparação do aplicativo para o Azure usando as Migrações para Azure. O novo método de reconhecimento de aplicativos fornece insights técnicos e de negócios para ajudá-lo a migrar todo o aplicativo com todas as dependências como uma só.Simplifique a migração e a modernização do Azure com uma plataforma unificada

Otimizando suas operações com uma nuvem adaptável para o crescimento dos negócios

A abordagem multicloud e híbrida do Azure, ou nuvem adaptável, integra equipes separadas, locais distribuídos e diversos sistemas em um único modelo para operações, segurança, aplicativos e dados. Isso permite que as organizações utilizem tecnologias nativas da nuvem e de IA para operar em ambientes híbridos, multinuvem, borda e IoT. O Azure Arc desempenha um papel importante nessa abordagem, estendendo os serviços do Azure para qualquer infraestrutura e dando suporte às organizações no gerenciamento de suas cargas de trabalho e na operação em diferentes ambientes. O Azure Arc agora tem mais de 39.000 clientes em todos os setores, incluindo La Liga, Coles e Banco Mundial.

Temos o prazer de apresentar o Azure Local, uma nova infraestrutura híbrida conectada à nuvem que oferece provisionada e gerenciada no Azure. O Azure Local reúne os recursos do Azure Stack em uma plataforma unificada. Com a tecnologia do Azure Arc, o Azure Local pode executar contêineres, servidores e a Área de Trabalho Virtual do Azure em hardware validado pela Microsoft da Dell, HPE, Lenovo e muito mais. Isso abre novas possibilidades para atender aos requisitos personalizados de latência, processamento de dados quase em tempo real e conformidade. O Azure Local vem com configurações de segurança padrão aprimoradas para proteger seus dados e opções de configuração flexíveis, como servidores habilitados para GPU para inferência de IA.

Recentemente, anunciamos a disponibilidade geral do Windows Server 2025, com novos recursos que incluem atualizações mais fáceis, segurança avançada e recursos que permitem IA e aprendizado de máquina. Além disso, o Windows Server 2025 está visualizando uma opção de assinatura de patch dinâmico habilitada pelo Azure Arc que permitirá que as organizações instalem atualizações com menos reinicializações, uma grande economia de tempo.

Também estamos anunciando a versão prévia do SQL Server 2025, uma plataforma de banco de dados corporativa pronta para IA que aproveita o Azure Arc para oferecer agilidade na nuvem em qualquer lugar. Esta nova versão continua sua segurança e desempenho líderes do setor e possui IA integrada, simplificando o desenvolvimento de aplicativos de IA e os padrões de geração aumentada (RAG) de recuperação com suporte a vetores seguro, de alto desempenho e fácil de usar. Com o Azure Arc, o SQL Server 2025 oferece recursos de nuvem para ajudar os clientes a gerenciar, proteger e controlar melhor a propriedade do SQL em escala no local e na nuvem.

Transforme-se com a infraestrutura do Azure para alcançar o sucesso na nuvem e na IA

A transformação bem-sucedida com IA começa com uma estratégia de infraestrutura poderosa, segura e adaptável. E à medida que você evolui, precisa de uma plataforma de nuvem que se adapte e seja dimensionada de acordo com suas necessidades. O Azure é essa plataforma, fornecendo o ambiente ideal para integrar seus aplicativos e dados para que você possa começar a inovar com IA. Ao projetar, implantar e gerenciar seu ambiente e cargas de trabalho no Azure, você tem acesso às melhores práticas e diretrizes técnicas líderes do setor para ajudá-lo a acelerar a adoção da IA e atingir suas metas de negócios.

Arbit: 25 anos transformando tecnologia em valor

Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas a Arbit, pode ajudá-lo. Há 25 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Fale conosco agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.