Microsoft – Eleito líder absoluto em plataforma de Analytics e BI pela Gartner 2021
A Microsoft é líder no Quadrante mágico da Gartner. Ela tem enorme alcance de mercado por meio do Microsoft Office e um roteiro de produtos abrangente e visionários.
A definição de autoatendimento está mudando à medida que os recursos aumentados permeiam as plataformas. E ao mesmo tempo, os ecossistemas de nuvem e o alinhamento com as ferramentas de produtividade tornaram-se os principais fatores de seleção. O Quadrante mágico ajuda os líderes de dados e analistas a planejar uma análise e um roteiro de BI.
Quadrante mágico para Plataforma de Analytics e Business Intelligence – 2021

Microsoft: Líder absoluto!
Em primeiro lugar, a Microsoft oferece preparação de dados, descoberta de dados com base visual, painéis interativos e análises aumentadas no Power BI. E isso está disponível como uma opção SaaS em execução na nuvem do Azure ou como uma opção local no Power BI Report Server. Além disso o Power BI Desktop pode ser usado como uma ferramenta de análise pessoal independente e gratuita. A instalação do Power BI Desktop é necessária quando usuários avançados estão criando mashups de dados complexos envolvendo fontes de dados locais.
A Microsoft lança uma atualização semanal para seu serviço Power BI baseado em nuvem, que ganhou centenas de recursos em 2020. Adições notáveis incluem análises mais aumentadas na forma de experiências infundidas de IA incluindo narrativas inteligentes (NLG) e recursos de detecção de anomalias para visuais prontos para uso.
Conheça as potencialidades dos produtos Microsoft segundo a Gartner:
Alinhamento com o Office 365 e equipes
A inclusão do Power BI no Office 365 E5 SKU forneceu um enorme canal para a disseminação da plataforma, tornando-a “auto-propagada” em muitas organizações. A crescente integração do Power BI no Microsoft Teams, com suas dezenas de milhões de usuários ativos diários, aumentará ainda mais o alcance do Power BI no mundo do trabalho remoto.
O Power BI agora é frequentemente a opção que as organizações têm em mente ao usar o serviço de consulta do cliente da Gartner para perguntar sobre a seleção da plataforma ABI – “por que não o Power BI?” é efetivamente a pergunta que a maioria está fazendo.
Combinação preço / potência
A influência do Power BI reduziu drasticamente o preço das ferramentas no mercado de plataformas ABI desde seu lançamento. Neste caso, porém, o preço baixo não significa funcionalidade limitada. O serviço de nuvem Power BI é extremamente rico em seus recursos, que incluem um conjunto ampliado de análises aumentadas e recursos de ML automatizados. Serviços movidos a IA, como texto, sentimento e análise de imagem, estão disponíveis no Power BI Premium e se baseiam nos recursos do Azure.
Escopo da ambição do produto
A Microsoft continua a investir em um amplo conjunto de recursos visionários e a integrá-los ao Power BI. Agora, afirma ter 80.000 clientes usando serviços de IA em implantações de Power BI. Ele continua a incentivar o uso em escala, por exemplo, aplicando a otimização automática orientada por ML de visualizações materializadas no Azure Synapse (e em breve outras fontes de dados, incluindo Snowflake e Redshift) para ajustar automaticamente o desempenho da consulta.
Mas… fique atento!
Lacunas funcionais na versão local
em comparação com o serviço de nuvem Power BI, a oferta local da Microsoft tem lacunas funcionais significativas, incluindo em relação a painéis, análise de streaming, conteúdo pré-construído, pergunta e resposta em linguagem natural, aumento (o que a Microsoft chama de Quick Insights) e alertas. No entanto, nenhuma dessas funções tem suporte no Power BI Report Server, sua oferta local.
Somente Azure
A Microsoft não oferece aos clientes a flexibilidade de escolher uma oferta de IaaS em nuvem. Seu serviço Power BI é executado apenas no Azure. No entanto, os clientes que utilizam o Azure podem tirar proveito do alcance global oferecido pela plataforma de nuvem da Microsoft. E o Power BI Premium permite que os clientes habilitem recursos de multigeografia em seu locatário do Power BI e eles podem implantar sua capacidade em um dos 42 data centers disponíveis globalmente.
Promoção de conteúdo e processo de publicação
A maneira como o Power BI lida com a promoção e publicação de conteúdo pode levar a uma sobrecarga administrativa significativa para os clientes. O fato de haver uma relação um-para-um entre aplicativos publicados do Power BI e espaços de trabalho (ambiente de “desenvolvimento” colaborativo do Power BI). Isso significa que as organizações podem enfrentar uma situação em que estão gerenciando manualmente centenas de espaços de trabalho.
A correção retroativa desse problema é uma tarefa complexa. Como controlar o uso de autoatendimento é talvez a pergunta mais comum feita sobre o Power BI por usuários do serviço de consulta do Gartner. Mas a equipe do Power BI está, no entanto, investindo em recursos de governança para ajudar os clientes a gerenciar melhor seus ambientes do Power BI.
É aqui onde todos querem estar!
Fazer parte deste relatório da Gartner é uma grande conquista, apenas as 24 melhores empresas aparecem no gráfico. O Quadrante mágico possibilita aos compradores uma visão mais ampla sobre os produtos disponíveis no mercado.
A Arbit tem uma parceria sólida com a Microsoft líder no Magic Quadrant. Com mais de 20 anos no mercado de BI e Analytics, somos especialistas certificados em de Power BI, e parceiros Gold Microsoft! Clique aqui e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas, ou baixe esse conteúdo gratuito e entenda como a Arbit pode te ajudar!
Pingback: Conheça as tendências do mercado de Analytics e Business Intelligence