Você conhece as diferenças e vantagens do SQL Server on premise, em cloud privada e em cloud pública?

O SQL Server é uma plataforma para bancos de dados relacionais e repleta de ferramentas para integração com dados não estruturados também. Sua estabilidade e performance é notável e o coloca no TOP 3 dos bancos de dados mais comercializados no mundo todo. Além de ser amplamente utilizado, tem uma legião de profissionais dedicados à plataforma que produzem conteúdo educacional em larga escala, trazendo luz à todo e qualquer bug que a plataforma possa apresentar. A forma como você gerencia suas plataformas de dados é essencial. Muitos negócios estão migrando para a nuvem, mas a questão é: É sempre a melhor solução?

SQL Server On Premise

Ao utilizar o SQL Server em seus servidores físicos, alocados em um datacenter tradicional, uma empresa tem a possibilidade de executá-lo em um ambiente totalmente privado e ter controle completo sobre sua infraestrutura. A empresa ganha em poder customizar a infra e ter uma latência otimizada para o seu negócio, criando uma arquitetura de rede bastante específicas. A desvantagem é que há um custo para manter fisicamente essa aparelhagem, com energia elétrica, manutenção, locação de rack e também os profissionais que administram cada camada do ambiente, do hardware ao software. Outra desvantagem é a escalabilidade, bastante prejudicada pelas limitações de hardware que esta modalidade impõe.

Cloud Privada

Na cloud privada você mantém o seu banco de dados sob controle interno de sua empresa e ao mesmo tempo otimiza os custos de manutenção, podendo alocar vários servidores virtuais (devidamente distribuídos e configurados) em menos servidores físicos. É ótima para consolidação de bases de dados para sistemas satélite e também permite um gerenciamento melhor dos recursos que o banco utiliza. A cloud privada também oferece diversas opções de configurações atreladas ao seu banco de dados, seja para uso transacional ou para data warehouse, além de otimizar a escalabilidade.

Cloud Pública

Na cloud pública sua empresa tem uma infinidade de possibilidades, que vão de banco de dados como serviço, possuindo algumas limitações de features que só existem no on-premise, mas que tem uma escalabilidade incrível. É ótima para reduzir custos e escalar apenas quando necessário, em algum momento em que você precisa de mais performance. É otimizada para custos e tem um nível alto de segurança na internet, garantido pelos fornecedores. Como negativo, muitas situações envolvem uma latência maior pois a conexão se dá por internet pública e isso em determinadas situações fica fora do controle dos administradores, tornando o negócio mais dependente de seus vendors para manutenções e customizações.

Híbrido

A cereja do bolo é o ambiente híbrido. Os vendors estão mudando a direção do seu foco pois perceberam que não é possível migrar absolutamente tudo para nuvem. O trabalho deles hoje é integrar cloud pública com privada e on-premise, integrando os ambientes para que os clientes montem sua própria arquitetura utilizando as diferentes e infinitas possibilidades.

Qual escolher?

Ao se deparar com essa bifurcação na sua transformação digital, sua empresa precisa contar com profissionais especializados e com grande experiência de implementação de todas as modalidades. Assim a empresa pode analisar e decidir baseado em seu workload e orçamento qual é a melhor alternativa que se encaixa para suas bases e dados. E, a Arbit é especialista em dados! Fale com nossos especialistas e entenda qual a melhor solução para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.