O desempenho de backup e restauração do conjunto de dados ficou muito melhor

Em agosto de 2021, a Microsoft anunciou a disponibilidade geral (GA) de backup e restauração para grandes conjuntos de dados e uma área se destacou: desempenho. Afinal, quanto mais rápido você puder fazer backup e restaurar seus conjuntos de dados no Power BI, mais você poderá minimizar o tempo de inatividade em situações críticas e manter seus acordos de nível de serviço (SLAs). 

Obviamente, o melhor desempenho também ajuda nas migrações baseadas em backup e restauração de conjuntos de dados do Azure Analysis Services (AAS) para o Power BI.

Atualmente, a Microsoft acaba de anunciar melhorias significativas de desempenho nas operações de backup e restauração. Nossos testes de benchmark com conjuntos de dados de 1 GB, 5 GB e 10 GB. Estes mostram que os backups agora podem ser concluídos até 22 vezes mais rápido do que antes. É o tempo necessário para operações de restauração também pode ser reduzido em mais de 30%.

Objetivo da melhora da velocidade de backup

Com o objetivo de melhorar a velocidade de backup e restauração de grandes conjuntos de dados, avaliamos várias áreas críticas no mecanismo do Analysis Services. 

Inclusive, o mecanismo do Analysis Services é o principal componente do Power BI que carrega e processa conjuntos de dados e responde a consultas analíticas. É também o componente chave nas operações de backup e restauração. Nossa avaliação mostrou que conjuntos de dados acima de 1 GB ofereciam um potencial de melhoria significativo. Esse potencial foi ainda maior com o aumento do tamanho dos conjuntos de dados. Você pode ver isso no gráfico abaixo mostrando a duração do backup em segundos (DurationSec) por tamanho do conjunto de dados (DB Size).

Outrossim o processo de backup em particular exibiu uma duração não linear à medida que o tamanho do conjunto de dados crescia. Ainda assim com um tamanho de conjunto de dados de 30 GB, finalmente atingimos um limite que nos obrigou a priorizar as alterações na lógica de backup.

O desempenho das operações de restauração também melhorou. Conforme mostrado abaixo, nossas avaliações mostraram uma melhoria de desempenho de 33%, o que é um ganho substancial quando você precisa recuperar um banco de dados com urgência.

Ademais esses aprimoramentos de desempenho de backup e restauração agora estão disponíveis no Power BI sem exigir alterações de configuração ou otimizações em seus conjuntos de dados. Se você perceber que seus backups são concluídos em uma fração do tempo que levava anteriormente, tenha certeza de que seus backups foram concluídos com êxito. Eles simplesmente terminaram mais rápido.

Arbit: Especialista em dados 

Pode não ser parecer fácil gerar valor para seus dados, mas A Arbit, pode ajudá-lo. Há mais de 20 anos atuando com inteligência de dados, a Arbit possui especialistas para implementar as melhores soluções ao seu ambiente de negócios. Entenda como a Arbit pode ajudar a sua empresa efale conosco agora mesmo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.