Licenciando o SQL Server 2019 em Ambientes Virtualizados e em Contêineres

O MS SQL Server 2019 está sendo cada vez mais implantado em ambientes virtualizados, permitindo a execução simultânea de instâncias do SQL Server em OSEs virtuais separados (ou máquinas virtuais).

Ele também pode ser implementado nas plataformas Linux e Docker, o que permite a implantação em contêineres usando a tecnologia de contêiner Docker.

Licenciando o SQL Server 2019 em um ambiente virtualizado

O SQL Server 2019 oferece direitos, opções e benefícios de virtualização expandidos para fornecer maior flexibilidade. Ao implantar o software SQL Server 2019 em ambientes virtualizados, há a opção de licenciar máquinas virtuais individuais conforme necessário ou licenciar para virtualização máxima em ambientes altamente virtualizados, em nuvem privada ou dinâmicos.

Licenciando máquinas virtuais individuais

Ao consolidar cargas de trabalho existentes e atualizar o hardware, podemos perceber que uma instância do SQL Server usa apenas uma fração do poder de computação do sistema disponível. Ao implantar bancos de dados em ambientes virtuais que exigem apenas uma fração de um servidor físico, é possível obter economias com o licenciamento de máquinas virtuais (VMs) individuais.

Como licenciar máquinas virtuais individuais usando o modelo de licenciamento Por Core

Semelhante ao modelo de licenciamento Por Core em OSEs físicos, todos os núcleos virtuais (v-núcleos) que suportam OSEs virtuais que executam instâncias do SQL Server 2019 devem ser licenciados de acordo.

Para licenciar VMs individuais usando o modelo Por Core, é necessário comprar uma licença principal para cada v-core (ou processador virtual, CPU virtual, encadeamento virtual) alocado à VM, sujeito a um mínimo de licença de quatro núcleos por VM. Para fins de licenciamento, um v-core é mapeado para um encadeamento de hardware.

Vale ressaltar que licenciar VMs individuais é a única opção de licenciamento disponível para usuários do SQL Server 2019 Standard Edition que executam o software em um ambiente virtualizado no modelo Per Core. Para usuários com ambientes altamente virtualizados que desejam mover VMs dinamicamente entre servidores para realocar recursos conforme necessário, a Microsoft permite o License Mobility como um benefício exclusivo da SA disponível para todas as edições do SQL Server

Licenças adicionais são necessárias quando:

  • Um único thread de hardware suporta vários núcleos virtuais. (É necessária uma licença principal para cada v-core.)
  • Vários threads de hardware oferecem suporte a um único núcleo virtual simultaneamente. (Uma licença principal permite que um único v-core seja suportado por um único encadeamento de hardware.)

Como licenciar máquinas virtuais individuais usando o modelo de licenciamento Server + CAL

Para licenciar VMs individuais usando o modelo Server + CAL obtém-se uma licença de servidor para cada VM executando o software SQL Server, independentemente do número de processadores virtuais alocados à VM.

Por exemplo, para implantar o Standard Edition em execução em seis VMs, cada uma alocada com quatro vcores, é necessário atribuir seis licenças de servidor do SQL Server 2019 Standard a esse servidor. Com isso, cada usuário ou dispositivo que acessa o software SQL Server 2019, seja uma implantação virtual ou física, requer uma CAL do SQL Server 2019.

Licenciamento para virtualização máxima

Com o SQL Server 2019 Enterprise Edition, quem licenciou todos os cores físicos no servidor podem executar um número ilimitado de instâncias do software em vários OSEs (físicos e / ou virtuais) iguais ao número de licenças principais atribuídas ao servidor. Por exemplo, um servidor de quatro processadores com quatro núcleos por processador, totalmente licenciado com 16 licenças principais, pode executar o software SQL Server em até 16 VMs, independente do número de núcleos virtuais alocados para cada VM.

Quem licenciou todos os cores físicos no servidor e desejam executar o software SQL Server 2019 em mais VMs do que o permitido, podem atribuir licenças principais adicionais ao servidor licenciado. Cada licença principal adicional permite a implantação do software SQL Server em uma VM adicional. Portanto, no exemplo anterior, se você deseja executar o SQL Server Enterprise Edition em 18 VMs simplesmente adquirirá e atribuirá 18 licenças principais a esse servidor.

Com a adição da cobertura do Software Assurance (SA) em todas as licenças principais do Enterprise Edition (para um servidor totalmente licenciado), os direitos de uso são expandidos para permitir que qualquer número de instâncias do software seja executado em qualquer número de OSEs (físicos ou virtuais ) Esse valioso benefício de SA permite que os a implantação de um número ilimitado de VMs para lidar com cargas de trabalho dinâmicas e utilizar totalmente a capacidade de computação de hardware.

Importante: Este benefício termina quando a cobertura do SA expira.

O licenciamento para virtualização máxima pode ser uma solução ideal quando:

  • Implantando cenários de nuvem privada do SQL Server com alta densidade de VM
  • Hyper-threading está sendo usado
  • Usando o provisionamento dinâmico e o provisionamento de recursos da VM

Licenciando o SQL Server 2019 em contêineres

Os contêineres fornecem virtualização no nível do sistema operacional que permite que vários aplicativos isolados sejam executados em um único sistema.

Os contêineres facilitam a ativação:

  • Cenários de implantação rápida
  • Separação de serviços de aplicativos através de implantações de microsserviços
  • Rápida expansão e redução de serviços de aplicativos

Os contêineres diferem das máquinas virtuais, pois fornecem virtualização no nível do sistema operacional e todos os contêineres executados em um host físico compartilham o sistema operacional. Isso fornece isolamento de aplicativo, mas não isolamento de nível do próprio sistema operacional. No entanto, os contêineres consomem menos recursos, exigem muito menos sobrecarga para serem executados, podem ser iniciados e dimensionados rapidamente e fornecem um alto grau de portabilidade.

As máquinas virtuais fornecem virtualização no nível de hardware, com cada máquina virtual tendo seu próprio ambiente de sistema operacional, memória virtual e núcleos virtuais. Isso fornece isolamento total de outras máquinas virtuais e permite configurações exclusivas para o sistema operacional em cada máquina virtual.

Para o licenciamento, um ambiente de sistema operacional é definido como todo ou parte de uma instância de sistema operacional ou todo ou parte de uma instância de sistema operacional virtual que permite a identidade separada da máquina. Contêineres e máquinas virtuais são estruturados de maneira diferente, mas são considerados iguais da perspectiva do licenciamento.

Licenciando contêineres individuais

Como licenciar contêineres individuais usando o modelo de licenciamento Por Núcleo

Semelhante ao modelo de licenciamento Por Núcleo em OSEs físicos, todos os núcleos virtuais (v-núcleos) que suportam contêineres executando instâncias do SQL Server 2019, devem ser licenciados de acordo.

Para licenciar contêineres individuais usando o modelo Por Core, é necessário comprar uma licença principal para cada vcore (ou processador virtual, CPU virtual, encadeamento virtual) alocado para o contêiner, sujeito a um mínimo de licença de quatro núcleos por contêiner. Para fins de licenciamento, um v-core é mapeado para um encadeamento de hardware. Salienta-se que licenciar contêineres individuais é a única opção de licenciamento disponível para usuário do SQL Server 2019 Standard Edition que executam o software em contêineres no modelo Por Core.

Em ambientes de contêineres de alta densidade com movimentação dinâmica de contêineres entre servidores para realocar recursos conforme necessário, a Microsoft permite o License Mobility como um benefício exclusivo da SA disponível para todas as edições do SQL Server.

Para licenciar contêineres individuais implantados usando nested virtualization, ou seja, dentro de uma VM, os clientes devem comprar uma licença principal para cada v-core (ou processador virtual, CPU virtual, encadeamento virtual) alocado ao contêiner, sujeito a uma licença de quatro cores no mínimo por contêiner.

Como licenciar contêineres individuais usando o modelo de licenciamento Server + CAL

Para licenciar contêineres individuais usando o modelo Server + CAL, é necessário adquirir uma licença de servidor para cada contêiner executando o SQL Server, independentemente do número de processadores virtuais alocados ao contêiner.

Por exemplo, para implantar o Standard Edition em execução em seis contêineres, cada um alocado com quatro v-núcleos, precisaria atribuir seis licenças de servidor do SQL Server 2019 Standard a esse servidor.

Importante: Cada usuário ou dispositivo que acessa o SQL Server 2019, independentemente de uma implantação virtual ou física, requer uma CAL do SQL Server 2019.

Licenciamento Contêineres para densidade máxima

Com o SQL Server 2019 Enterprise Edition, quem licenciou todos os cores físicos no servidor pode executar um número de contêineres igual ao número de licenças principais atribuídas ao servidor. Por exemplo, um servidor de quatro processadores com quatro núcleos por processador – totalmente licenciado com 16 licenças principais – pode executar o software SQL Server em até 16 contêineres, independentemente do número de núcleos virtuais alocados a cada contêiner.

  • Quem licenciou todos os núcleos físicos no servidor e desejam executar o software SQL Server 2019 em mais contêineres do que o permitido, pode atribuir licenças principais adicionais ao servidor licenciado.
  • Cada licença principal adicional permite a implantação do software SQL Server em um contêiner adicional, portanto, no exemplo anterior, um cliente que deseja executar o SQL Server Enterprise Edition em 18 contêineres simplesmente adquirirá e atribuirá 18 licenças principais a esse servidor.

Com a adição da cobertura do Software Assurance (SA) em todas as licenças principais da Enterprise Edition (para um servidor totalmente licenciado), os direitos de uso são expandidos para permitir a execução de qualquer número de contêineres no servidor licenciado. Esse valioso benefício de SA permite a implantação de um número ilimitado de contêineres para lidar com cargas de trabalho dinâmicas e utilizar totalmente a capacidade de computação de hardware.

Importante: Este benefício termina quando a cobertura do SA expira.

O licenciamento para a densidade máxima de contêineres pode ser uma solução ideal quando:

  • Implantando cenários de nuvem privada do SQL Server com alta densidade de contêiner
  • Hyper-threading está sendo usado
  • Usando provisionamento dinâmico e cancelamento de provisionamento de recursos de contêiner

Agora que você já sabe um pouco mais sobre do licenciamento do SQL Server 2019 entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a otimizar o seu ambiente de dados.

Veja também o nosso post sobre opções adicionais de licenciamento do SQL Server.

One thought on “Licenciando o SQL Server 2019 em Ambientes Virtualizados e em Contêineres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.